Alimentos Que Fazem Mal a Seu Animal – Alimentos Para Cães e Gatos

É quase uma tradição ter um animalzinho de estimação, na grande maioria das vezes um gato ou cachorro, e quem nunca viu um destes bichinhos, no meio daquele churrasco, com olhar de quem está desesperadamente pedindo um pedacinho de carne. Mas é preciso saber dizer não, pois os alimentos que fazem mal a seu animal geralmente são ótimos para o corpo humano, mas o organismo destes animais não foi adaptado para receber certos alimentos, que em muitos casos pode contribuir para doenças crônicas ou até mesmo causar a morte do seu pet.

Alimentos que Fazem Mal a Seu Animal - Alimentos Proibidos Para Cães e Gatos

Alimentos que Fazem Mal a Seu Animal – Alimentos Proibidos Para Cães e Gatos

O maior erro é alimentar um bicho doméstico com restos de comida: você terá um animal obeso e com uma infinidade de problemas de saúde, principalmente gástricos. O problema se dá pela falta de enzimas necessárias para a digestão, e é possível notar isso com facilidade nas fezes do animal, sendo um sinal mais característicos a diarreia, isso por serem alimentos que fazem mal a seu animal de estimação.
Por isso é muito importante ficar de olho nas crianças pequenas, elas costumam dividir tudo o que comem com seus bichinhos, porém muitos alimentos são venenosos para cães ou gatos.

Alimentos Proibidos Para Cachorros

  • Chocolate: Provavelmente você já ouviu falar em algum lugar que o chocolate é proibido, isso porque ele alucinógeno e venenoso. Ele contém teobromina, que é tóxica para o animal. Se você suspeitar que o seu animal ingeriu um grande quantidade de chocolate levo imediatamente ao veterinário, pois ele corre o risco de morrer por overdose do alimento.
  • Café: Ele contém Xantinas, componente que pode prejudicar o sistema nervoso e urinário. Além de ser um estimulante cardíaco perigoso.
  • Cebola: Ela contém Tiosulfato que pode fazer com que o cão desenvolva anemia, porém se parar de ingerir o alimento ele se recupera totalmente.
  • Noz Macadâmia: O grão contém uma toxina ainda desconhecida que pode afetar gravemente os músculos, chegando a causar paralisia em alguns animais. Além de afetar o sistema digestivo e o sistema nervoso.
  • Pão ou Massa de Bolo Crua: Na verdade alimentos que contenham fermento na massa durante o processo de preparo pode causar dor ou ruptura intestinal.
  • Comidas Gordurosas: Em geral elas afetam o sistema digestivo causando desarranjo gastrointestinal, em alguns casos agravando para uma pancreatite. A doença pode ser fatal e é sempre causada por alimentos gordurosos como queijo e leite.
  • Bebidas Alcoólicas: A bebida que contem álcool pode causar sérios problemas de intoxicação e ser fatal para o seu animal. Geralmente os sintomas de cães que ingerem a bebida são desorientação, depressão, urinar em excesso, excitação, respiração lenta, ataque cardíaco e por fim ser letal.

Então se você der uma festa em casa certifique se de que todos os copos e garrafas com resto de bebidas sejam retiradas de per to seu animal.

Alimentos que Fazem Mal a Seu Animal - Alimentos Proibidos Para Cães e Gatos-1

Alimentos Proibidos Para Gatos

  • Alho e Cebola: Alimentos temperados com esses dois componentes não devem ser oferecidos a eles, pois assim como nos cães eles causam anemia por conter dissulfeto de alipropila e alicina, que desintegram os glóbulos vermelhos dos felinos.
  • Osso: Esse alimento pode causar lesões nas mucosas do trato gastrointestinal e causar até perfurações. Isso ocorre por ele ser um alimentos mineral que eleva a concentração de cálcio na urina.
  • Gordura Animal: A gordura animal é extremamente calórica, e pode agravar o quadro de obesidade, o que acontece com muitos gatos de estimação.
  • Uva: Apesar de não ter sido descoberta ainda o componente que faz mal aos bichanos, a fruta causa lesão renal aguda, sendo um dos alimentos mais perigosos para eles.
  • Azeitona: Num geral o alimento não causa mal aos gatos, porém é extremamente perigoso para os animais hipertensos e portadores de doença crônica renal.
  • Leite: até completar 45 dias de vida os gatos podem ser alimentados com leite, mas depois desse período de idade eles perdem a Lactase, enzima que digere a Lactose do leite. Em animais adultos o alimento pode causar diarreia e vômito, e por ter grande quantidade de cálcio pode causar o desenvolvimento de pedras nos rins.
  • Pães: Os pães num geral favorecem a obesidade do animal. Isso porque o carboidrato presente nesses alimentos favorece a energia do ser humano, mas a energia dos gatos é dada por meio de um processo chamado neoglicogênese, que é a formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína.
  • Café: Em animais hipertensos o café pode faz a aceleração do metabolismo, e assim causar taquicardia nos gatos. Basicamente o café causa nos felinos o mesmo que causa em humanos, estimulando o sistema nervoso central.

Bom, agora que você conhece os alimentos que fazem mal ao seu animal é só tomar cuidado para não oferecer nenhum deles ao seu bichinho de estimação, ou reeducar velhos hábitos, assim você terá um longe período de tempo ao lado do seu melhor amigo. Qualquer dúvida consulte o veterinário, ele saberá indicar e explicar exatamente o que é melhor para o seu animal.

 

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Alimentos Que Fazem Mal a Seu Animal – Alimentos Para Cães e Gatos"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*