Como Eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos

A caspa é um problema dermatológico que atinge tanto os homens como as mulheres, e incomoda bastante quem a tem. Conhecida também como Dermatite Seborreica, atinge uma boa parte da população entre 20 e 50 anos. Mas, como eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos Essa é uma dúvida muito frequente, então vamos contar aqui as curiosidades e os tratamentos para acabar com esse mal que incomoda muita gente.

O que é Dermatite Seborreica?

Como Eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos

A caspa é causada pelo excesso de trabalho das glândulas sebáceas e no couro cabeludo, causando a descamação da pele do couro cabeludo. Na maioria dos casos a Dermatite aparece no inverno, pois é uma proteção do organismo para suportar e proteger o couro cabeludo do frio. As glândulas fazem uma secreção que acaba queimando a pele, que por consequência descama a pele formando aquelas cascas de pele morta. Essa descamação geralmente vem acompanhada de coceira e vermelhidão.

Apesar de ser uma descamação em excesso da pele as causas da caspa podem variar muito. A caspa pode ser causada por predisposição genética, estresse, desequilíbrio hormonal, clima ou alimentação rica em gorduras e carboidratos.

A caspa pode aparecer tanto nos homens quanto nas mulheres, porém, na maioria dos casos as “vitimas” são os homens. Isso ocorre pois os homens tem mais números de glândulas sebáceas. Além de maior produção de testosterona que afeta direto o acumulo e produção de sebo no couro cabeludo.

Porém, não é por esses fatores que as mulheres estão livres do problema. Na grande maior parte dos casos em mulheres, a caspa causada por estresse é o mais comum, isso porque o hôrmonio adrenocorticotrófico do córtex adrenal ou ACTH, aumenta em grande escala a produção das glândulas sebáceas, que são mais estimuladas.

Outro fator que pode ocasionar a caspa é em mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico. Como Eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos podem variar de mulher para mulher, por isso é sempre bom conversar com o seu médico ginecologista sobre esse assunto.

Mitos e Verdades Sobre a Caspa

Lavar o Cabelo com Aguá Quente pode causar caspa?

Como a caspa é causada por produção em excesso das glândulas sebáceas a água quente externa não agrava o problema. Em alguns casos pode até aliviar na hora, pois ela tem um efeito anti inflamatório.

Lavar o cabelo todos os dias piora o aparecimento da caspa?

Lavar os cabelos normalmente todos os dias não agrava o quadro, já que as pessoas tem necessidades diferentes em questão da quantidade de vezes por semana a ser lavado o cabelo, seja por estilo de vida, ou mesmo por terem cabelo oleoso. Porém o ato de esfregar fortemente o couro cabeludo pode sim agravar o quadro.

Caspa pega e/ou é contagiosa?

Definitivamente não. Por ser um problema dermatológico a caspa não é contagiosa.

A caspa pode resultar em queda de cabelo?

A caspa pode sim causar um aumento significativo da queda dos fios de cabelo. Isso acontece por que ocorre uma inflamação no folículo piloso.

Como curar a caspa?

Na maioria dos casos é possível ter o controle desse problema, que pode variar o quadro de aumento e diminuição da descamação do couro cabeludo. Levando em conta um tratamento frequente indicado por um médico dermatologista.

 

Não é indicado em nenhum casa, por mais simples que seja, a auto medicação, isso pode agravar o problema. Mesmo que você tenha um amigo ou parente que tem o mesmo problema que você, o indicado é sempre procurar um especialista, afinal, as causas são diferentes e o organismo também, dessa maneira os tratamentos para caspa podem variar de pessoa para pessoa.
Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto do nosso artigo Como Eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos, deixe um comentário no post.

 

 

 

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como Eliminar a Caspa? Causas e Tratamentos"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*