Sintomas e Tratamento do HPV

Na série Girls da HBO, a personagem principal Hannah descobre estar infectada pelo HPV e procura seu ex-namorado Elijah para descobrir a origem do vírus, sem sucesso. Ao contar à sua amiga Jessa sobre o vírus, Hannah aprende que “todas as mulheres aventureiras tem”, ou seja, é mais comum do que imaginava, mas a preocupação agora são os sintomas e tratamento do HPV.

Segundo especialistas cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas podem contrair o vírus do HPV em algum momento da vida.  No Brasil, este índice cai para 25%, sendo que no máximo 10% dessas mulheres são diagnosticadas com HPV de alto risco, que pode resultar em câncer de colo do útero.

Sintomas e Riscos do HPV

A pessoa infectada pelo vírus HPV pode não apresentar sintomas, por isso é importante fazer o exame preventivo de Papanicolau a cada seis meses e caso seja diagnosticada com a doença, precisa iniciar o tratamento, diminuindo as chances do papiloma vírus evoluir para uma lesão de alto risco, ou até mesmo o câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau, necessário para o diagnóstico, e o tratamento estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde do SUS.

Os sintomas do HPV podem se apresentar como verrugas genitais, infecções na pele ou mucosas e infecção na laringe ou esôfago. Para se prevenir contra a doença o preservativo é a melhor escolha, inclusive para casais estáveis, apesar de existir o contágio através do contato de pele.

Tratamento Para HPV

Sintomas e Tratamento do HPV Tratamento HPV na Gravidez

A vacina contra HPV já esta disponível para quem deseja toma la, a melhor opção é você conversar com o seu médico ginecologista para se informar mais sobre a doença e a vacina. É sempre bom nos prevenir desses riscos e prevenir também os nossos filhos.
Se você tem dúvidas e receio de que esteja com o vírus procure um médico o quanto antes, mesmo que seja constrangedor, o tratamento para HPV é simples, ele geralmente é feito com medicamentos, mas em casos mais graves é recomendada a cirurgia.
Nenhum tratamento consiste em eliminar o vírus, tratamento como esse ainda não foi descoberto, mas ele é importante para evitar que a lesão se transforme em um câncer de colo de útero, para evitar o contágio para outras pessoas e para eliminar as lesões.
O HPV pode ter cura, mas ela ocorre com o próprio organismo trabalhando para liquidar o vírus do organismo, em algumas pessoas é mais difícil a doença ser eliminada completamente.

HPV na Gravidez

No caso do tratamento para HPV na gravidez ele deve iniciar já nas primeiras semanas de gestação, e o seu médico vai indicar as medicações certas e necessárias.
Quando há verrugas genitais, o parto mais indicado é a cesariana, para evitar o contato do bebê com o vírus.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Sintomas e Tratamento do HPV"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*