Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV

Como a maioria das pessoas já sabe a vacinação contra HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações de o ano de 2014, mas só para meninas de 9 a 13 anos, que protege principalmente contra o câncer de colo de útero. Porém nessa última terça feira (11/01/2017) o Ministério da Saúde anunciou que o programa de Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV será estendida para os meninos de 12 a 13 anos.

Vacina Contra HPV em Meninos - Campanha de Vacinação Contra HPV

A partir de janeiro de 2017 os meninos também poderão receber as doses da vacina. A faixa etária para receber a Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV vai ser gradualmente ampliada até o ano de 2020. O esquema de vacinação é composto por duas doses com intervalo de seis meses.

De acordo com estudos feitos em outros países e de acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão dos meninos nesse programa de vacina contra HPV contribui em grande número a diminuição dos casos de câncer de colo de útero e vulva das mulheres, já que incluindo os meninos a circulação do vírus na população fica menor, que acaba beneficiando diretamente o público feminino.
Além das meninas os meninos também serão beneficiados pois a vacina protege contra os câncer de pênis, ânus, garganta e verrugas genitais que são comuns nos casos de HPV.

Outra mudança na campanha de vacinação 2017 contra HPV é que as meninas que chegaram aos 14 anos sem as doses da vacina também poderão tomar.

Além disso, a vacina para HPV será direcionada a homens que vivem com o vírus HIV entre 9 e 26 anos. Na antiga regra somente as mulheres com HIV nessa mesma faixa etária podiam se vacinar. Já para esse grupo de beneficiados o esquema vacinal é de três doses com seis meses de intervalo.

Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV

O HPV é um vírus altamente contagioso, e quase sempre sua transmissão acontece pelo contato sexual. Esse vírus pode causar vários tipos de câncer, como o de colo de útero e de pênis, além das verrugas genitais, que são frequentes nos casos da doença.

A Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV que é distribuída a população pelos Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, que significa que protege contra quatro tipos diferentes de HPV, sendo eles: o 6, o 11, o 16 e o 18.
Dois deles, o o 6 e o 11, estão relacionados com 90% dos casos de aparecimento de verrugas genitais. Já os outros dois o 16 e o 18, estão relacionados com 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Caso ainda haja dúvidas sobre Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV, procure um Posto de Saúde mais próximo ou o seu médico ginecologista, pediatra ou Clinico Geral de confiança.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Vacina Contra HPV em Meninos – Campanha de Vacinação Contra HPV"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*