Calendário MEC 2019

Como será o cronograma da educação brasileira no próximo ano? A saber, as notícias a respeito desse tema já começaram a ser divulgadas e você já pode ficar por dentro do novo calendário MEC 2019.

Com a eleição do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), provavelmente haverá modificações em estruturas de ensino, que serão previamente anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Algumas novidades já são esperadas, como por exemplo a reforma do Ensino Médio e mudanças nos sistemas de avaliações em diversos níveis de ensino.

Fachada do Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Fachada do Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Professores da rede pública e/ou privada, funcionários da educação, concurseiros da área e aqueles que esperam aprovação / convocação, devem conhecer detalhes das novas diretrizes para a educação do Brasil.

Estando a par das notícias atualizadas, é possível se organizar quanto à agenda do ano de 2019, cumprir com todas as obrigações legais e com as responsabilidades da função.

A seguir você poderá conferir as principais novidades do Calendário MEC 2019.

Calendário MEC 2019

Calendário MEC 2019

Calendário MEC 2019

Os ensinos infantil, fundamental, médio, superior e livre passarão por algumas mudanças em 2019.

Ainda não há a confirmação de todas as novas propostas, pois provavelmente só serão anunciadas quando for realizada totalmente a transição do futuro governo federal.

Selecionamos as informações que já foram disseminadas sobre o calendário MEC 2019. Conheça a seguir.

Calendário MEC 2019 para Educação Infantil

Ministro da Educação anuncia mudanças no sistema de avaliação

Em 2019, a educação infantil será avaliada por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa mudança foi anunciada pelo atual ministro da Educação, Rossieli Soares.

Antes, o Saeb não incluía a educação infantil em sua análise. Agora, o sistema passa a avaliar todas as etapas do ensino básico.

Segundo o ministro, não são os alunos da educação infantil que farão testes, afinal, são muito pequenos para tal. Portanto, a avaliação será aplicada por meio de questionários a dirigentes, diretores e professores.

Do mesmo modo, haverá “coleta de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo Escolar”.

Para Soares, as transformações no Saeb foram realizadas seguindo os prazos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental.

Sendo assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) correu contra o tempo para revisar suas matrizes.

Calendário MEC 2019

Calendário MEC 2019 para Educação Fundamental I

Conforme anunciado pelo MEC em 2017, a partir dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), os estudantes do segundo ano do ensino fundamental I vão ser avaliados agora como nova etapa de referência para a alfabetização e letramento.

Isso mostra que o governo deseja descobrir se as crianças na faixa etária de 7 anos de idade já estão devidamente alfabetizadas, ou seja, quando elas estiverem no 2º do ensino fundamental.

“Teremos em 2019, pela primeira vez, a aplicação da prova da alfabetização ao final do segundo ano, pegando mais de 70% das crianças com oito anos”, explicou Rossieli Soares.

ANA, Prova Brasil e outras deixam de existir em 2019

A saber, as siglas ANA, Prova Brasil, entre outras, deixarão de existir. Todas elas, no entanto, serão reagrupadas no Saeb, seguindo todas as suas normativas.

O Saeb será aplicado em anos ímpares, com os resultados divulgados nos anos pares conseguintes.

As matérias avaliadas serão português e matemática para crianças até o oitavo ano. Já ciências da natureza, bem como ciências humanas serão pedidas na prova a partir do nono ano.

Calendário MEC 2019

Testes do Saeb online

O MEC quer aplicar, como projeto piloto, testes do Saeb por meio eletrônico já em 2019.

A intenção do governo federal, com isso, é que alguns alunos façam a prova nos dois formatos: por escrito e digital. As avaliações do Saeb são facultativas para as escolas particulares, mas o esperado é ampliar e contar com uma participação cada vez maior das instituições privadas.

Calendário MEC 2019 da CAPES

Em outubro de 2018, a Diretoria de Avaliação da CAPES publicou o calendário de atividades para o ano de 2019. No cronograma estão informadas as datas dos eventos relacionados a esta avaliação, que é aplicada nos cursos de pós-graduação stricto sensu do país (mestrados e doutorados).

O intuito é manter a qualidade dos cursos de pós-graduação oferecidos nas instituições públicas ou privadas do Brasil.

Sendo assim, a principal atividade da avaliação de 2019 será o Seminário de Meio Termo, que acontece entre os dias 5 e 30 de agosto.

O calendário também propõe o envio de dados dos cursos em atividade no país. Os coordenadores de programa devem inserir as informações até 22 de fevereiro de 2019. E logo após, obter a chancela dos pró-reitores.

Para universidades e faculdades que desejam propor a abertura de novos cursos referentes, o MEC abrirá o período entre 29 de julho e 27 de setembro.

Agora para aquelas que querem solicitar mudança de área ou modalidade deve fazer isso entre 2 e 27 de setembro.

Veja outras informações do calendário 2019 da CAPES.

Calendário MEC 2019

Calendário da Escola Regular 2019

Todos os níveis de ensino (pré-escolar, ensino fundamental I e II e ensino médio), quando se trata de educação pública, têm o início dentro do mesmo período.

A maioria das instituições, salvo algumas exceções de acordo com a região, começarão o ano letivo no final de janeiro 2019. O término desse primeiro semestre ocorre entre o fim de junho e começo de julho, quando há o recesso previsto por lei de 15 a 20 dias.

O segundo semestre, por sua vez, começa no início de agosto e acaba no início de dezembro. Às vezes, pode-se terminar no final de novembro, a depender da determinação das prefeituras, bem como dos governos estaduais.

Calendário Enceja 2019

O Ministério da Educação (MEC) apresentou o calendário da edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que foi aplicado no mês de agosto.

O Encceja Exterior, a saber, ocorreu em setembro.

O Encceja foi criado e é realizado anualmente pelo Inep para avaliar competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos em diversos âmbitos sociais.

O objetivo desta avaliação abrange a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio para aqueles que não tiveram oportunidade de terminar os estudos regulares.

Para mais informações sobre o calendário de 2019 é indicado acessar o site oficial da avaliação: enccejanacional.inep.gov.br/encceja

Calendário MEC 2019

Calendário MEC 2019

Calendário MEC para o ENEM 2019

O MEC ainda não divulgou o calendário oficial para o ENEM 2019, afinal, o processo do exame aplicado em 2018 terminará somente em janeiro de 2019.

Somente aí que teremos uma certeza da realização das provas no próximo ano.

No entanto, se basearmos pelo calendário MEC do ENEM de 2018, podemos pressupor as seguintes diretrizes:

  • Março – Publicação do Edital
  • Abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição; Resultados das solicitações de isenção; Recursos relacionados às solicitações de isenção
  • Maio – Período de inscrição; Pagamento da taxa de inscrição; Alteração de dados cadastrais; Atendimentos e envio de laudo médico; Atendimento por Nome Social
  • Junho – Divulgação dos locais de prova
  • Outubro/Novembro – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias / Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.
  • Novembro – Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões
  • Janeiro 2020 – Divulgação dos Resultados Individuais
  • Março 2020 – Divulgação dos Resultados dos Treineiros; Divulgação dos Espelhos de Redação

Bom, são essas as informações que temos até o momento sobre o calendário MEC 2019.

Esperamos que tenha tirado suas dúvidas. Para mais informações, entre no site oficial do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br

Até uma próxima!

 


Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Calendário MEC 2019"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.