A técnica chamada tie dye, que tem como o objetivo amarrar e tingir objetos para deixá-los coloridos. Saiba como fazer tie dye a técnica que ganhou grande destaque nos últimos tempos. Agora a moda é aplicar a técnica em roupas e caprichar na combinação das cores. Por isso, confira como fazer tie dye em sua casa e mudar o estilo dos seus looks.
Certamente, a técnica de customização nunca deixou de ser utilizada. Então, até mesmo grandes nomes da moda já apareceram com peças com características tie-dye nos últimos anos, ainda mais nas coleções de verão. Mas, com o isolamento social e a onda do “faça você mesmo”, a customização tie-dye se tornou uma opção divertida para botar a criatividade pra fora e produzir peças únicas.
Toda vez, que pensamos no tie-dye temos aquela imagem das t-shirts totalmente coloridas, com cores vibrantes. Entretanto, a estampa vem se mostrando uma tendência bastante variadas, com versões mais discretas para agradar a todos os gostos.
Origem da Técnica Tie Dye
Já que a técnica tie-dye tenha sido divulgado na década de 70 com o movimento hippie norte-americano. A técnica de tingimento de tecido é bem anitga em alguns países asiáticos e no continente africano. Informações mostram que entre os séculos 6 e 7 o método de amarrar e tingir foi desenvolvido, a fim de introduzir uma combinação de cores aos tecidos.
No japão chamavam a técnica de “shibori”. Já na Índia o nome usado era “bandhani”. Todos com as finalidades semelhantes ao tie-dye, também encontradas em alguns países da África. Sendo assim, é bom destacar que cada pais apresentava a técnica de maneira única, com formas particulares de amarrar o tecido e com diferentes pigmentos utilizados.
Então, termo tie-dye como conhecemos, que em tradução literal do inglês significa, “amarrar e tingir” atribuiu a técnica somente nas décadas de 1960 e 1970. Quando se difundiu no ocidente, e também nos Estados Unidos, com a comunidade hippie que adotou a estampa como uma das formas de se identificar.
Como Fazer Tie Dye – Personalize suas Camisetas em Casa
Foto: Reproduçãi Harper’s Bazaar Uol
A estampa desigual, e na época primordialmente artesanal. Se tornou o símbolo de liberdade e das revoluções sociais, representando o contexto cultural, e hoje nos mostra como a moda também se tornou uma questão política. Além disso, o ele ficou relacionado a extravagância, com o ápice do uso de drogas naturais e sintéticas no período.
Tie Dye
Quando havia festividades hippies era possível encontrar este tipo de estampas em todas as peças: camisetas, calças, bolsas, cangas e até acessórios. Ao conseguir conquistar o gosto de cantores do movimento de contracultura, como John Sebastian, Janis Joplin e Joe Cocker o tie-dye passou a ter influência em outros países
Há muito tempo a técnica tie-dye ficou ligado somente ao movimento hippie. Então só nos anos 1990 foi anexa pela indústria da moda, quando retornou para as ruas com a influência dos Clubbers, termo util para as pessoas que costumavam frequentar danceterias famosas na época. A extravagância da estampa, com muitas cores em uma única peça, tinha tudo a ver com o estilo de vida desse grupo que resgatou a estampa.
Como vimos, o movimento hippie foi o principal impulsor da estampa pelo mundo, e a condição da época pode nos revelar um pouco sobre o retorno massivo da técnica de tingimento.
O Tie dye na Quarentena
Certos pontos nos mostram que a voltou com força total, devido ao isolamento social. Sendo assim, o movimento “faça você mesmo”, ou até mesmo o tédio e reflexões da quarentena que nos levam a ressignificar muitas coisas, até mesmo as roupas.
Primeiramente, também podemos destacar o maior interesse por produtos personalizados e exclusivo. E como a experiência de tingir a sua própria roupa, ou ter uma peça customizada por um artista, agrega valor a mesma.
Além disso, temos o elemento de ligação do tie-dye com a alegria e leveza do movimento hippie, sentimentos que procuramos em momentos de incertezas como esse de pandemia. Então, Talvez esses sejam alguns dos motivos para o tie-dye virar tendência novamente, seja nas roupas, acessórios, unhas, maquiagens e até itens de decoração
Como Fazer Tie Dye – Personalize suas Camisetas em Casa
Veja técnica com agua sanitária
Materiais que Serão Necessários
– Uma camiseta branca (você pode escolher outra cor e outra peça de roupa que preferir);
– 1 copo descartável;
– Elástico comum;
– Tinta para tecido de sua preferência.
Passo a Passo
Pegue sua camiseta branca e molhe um pouco até que fique úmida (nem seca e nem encharcada);
Depois, enrole sua camiseta de acordo com o formato que quer seu desenho. Por exemplo, em efeito espiral.
Pegue a tinta para tecido com a cor de sua preferência e dissolva ela na água;
Misture bem, para a tinta ficar bem líquida;
Despeje a tinta como quiser, fazendo as combinações que desejar pela camiseta. Agora é o momento de colorir;
Vale lembrar, que não é para deixar nenhuma parte em branco;
Quando terminar, coloque em uma sacola plástica e deixe secar no sol;
E pronto, quando secar bem, basta vestir e aproveitar sua camiseta colorida!
No site Catraca livre você também encontra dicas de como fazer a técnica em casa.