Como remover manchas de roupas

Manchas nas roupas são o pesadelo de qualquer um, tanto quanto as de COLCHÕES. Não basta ter o melhor sabão em pó ou o melhor removedor de manchas, algumas simplesmente são persistentes e se recusam a sair.

Ver cair vinho, café, molho de tomate ou talvez até um pingo de esmalte vermelho numa blusa ou calça branca novinha, realmente não tem preço. Correr pra torneira mais próxima pode acabar sendo uma perda de tempo.

Mas, nem tudo está perdido. Manchas são difíceis de se remover, mas, não impossíveis. Antes de qualquer coisa, você precisa entender um pouco sobre cada tecido.

O que eu preciso saber antes de tentar tirar as manchas?

Primeiro que nem todo o tecido é igual. Não se pressiona essa tecla só por causa do conforto ou da aparência, mas, pelo jeito de lidar com cada peça.

Os truques pra tirar manchas variam de tecido a tecido em relação à resistência, por exemplo. Tecidos mais resistentes como o algodão aguentam tentativas diversas, mas, a lã, por exemplo, facilmente desfia (rompe suas fibras) e a mancha demora a sair.

Por isso, você não precisa ser especialista, mas no mínimo é necessário que você entenda algumas características de cada tecido:


  • Algodão: é resistente e aguenta vários tipos de técnicas diferentes, independente da cor.
  • Tecido sintético: por ser durável, aguenta esfregões e detergentes podem ser utilizados aqui. Basta manter longe da água sanitária.
  • : o ideal é que peças com esse tecido sejam lavadas com sabão para roupas delicadas ou um detergente específico.
  • Seda: por ser muito delicada, é importante que a peça fique de molho pra mancha não se espalhar e que os produtos utilizados sejam especificamente para tecidos delicados.

Como remover manchas de suor ou desodorante

Água com bicarbonato de sódio

Dissolva 5 colheres de sopa em 1 litro de água, deixe a peça de molho por pelo menos 30 minutos e lave-a normalmente.

Pra mancha recente ou antiga?

Se a mancha for recente, dilua 3 colheres de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna. Deixe de molho 10 minutos e lave normalmente.

Se achar interessante e a peça não for de lã ou seda, uma opção é mergulhar a mancha em água oxigenada. Mas, cuidado, se colorida pode desbotar. Você pode testar mergulhando um pedaço menor, mas, se a peça for importante, melhor desistir da ideia.

Mas, se mancha for antiga, basta misturar e fazer uma basta com meio limão e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Deixe agir por 45 minutos, depois passe para um molho com sabão por 1h e 30 minutos e lave normalmente.

Simplesmente sabão

Essa dica funciona apenas para manchas recentes ou aquelas “crostas” que se formam com o uso do desodorante.

Umedeça a peça, dê preferência a sabões líquidos e concentrados, aplique na mancha e faça movimentos circulares. Depois disso, lave normalmente.

Como tirar manchas de corantes?

Café, vinho e refrigerantes costumam ser os vilões, mas, outras bebidas coradas ou sorvetes podem acabar manchando roupas e dificultando nossas vidas.

Por isso, se a mancha é recente e ainda estiver úmida, lave bem com água quase fervendo. Mas, se estiver em um lugar de difícil acesso, esfregar um cubo de gelo até a mancha sumir pode reduzir ou até dar cabo no estrago.

Se você esperou a mancha secar, também não é o fim do mundo. Umedeça a peça com água morna e deixa uma colher de café de bicarbonato de sódio em cima de toda a mancha.

Mas, se o que te manchou foi:

  • Café: cubo de gelo;
  • Café com leite: passe água oxigenada e lave em seguida;
  • Vinho: se for na hora, use papel toalha pra remover o excesso e depois lave com água e sabão. Outra opção é usar sal e deixar sobre a mancha por 5 minutos. Ainda, dá pra usar vinho branco pra neutralizar o tinto, mas, isso não ajuda a remover, só suavizar.
  • Caneta: remova com álcool até que ela dilua por completo no tecido.

Uma nota importante é: se você é da área da saúde e já revelou alguma radiografia, deve ter se deparado com manchas de fixador. Caso saiba sobre isso, não se desespere. Ao chegar em casa, umedeça a mancha com hipoclorito de sódio (o da unidade de saúde, mesmo) e jogue sal por cima. Deixe descansando 45 minutos e lave normalmente.

Manchas de ferrugem são impossíveis?

Não, nada disso. Mas, acontece de não saírem depois da primeira lavagem por estarem guardadas por muito tempo ou serem estendidas por acidente em um suporte mais velho.

Botões e zíperes também podem ser chamados de culpados e, muitas vezes, a mancha se propaga e inviabiliza o uso da peça.

Se a mancha for recente, aplique uma mistura de suco de meio limão com 1 colher de café de sal. Leve ao sol e, antes que seque enxágue. Deixe de molho no sabão e lave normalmente.

Mas, se for antiga, sinto dizer: pode ser necessário procurar por um removedor específico pra esse tipo de mancha ou simplesmente abandonar a peça.

Não encontrou aqui o tipo de mancha que está procurando, veja mais no site: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/truques-para-tirar-onze-tipos-de-manchas-das-roupas/

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como remover manchas de roupas"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.