Data Enem 2021 – Saiba mais Aqui

Primeiramente, todos os estudantes devem estar esperando pela data Enem 2021. Com isso, Para que possam se preparar e estudar para garantir uma nota boa na prova.

Primordialmente o Enem teve sua criação em 1998, com a finalidade de avaliar a performance escolar dos estudantes ao término da educação básica. Sendo assim, no ano de 2009, o exame melhorou seus critérios e começou a ser gasto como mecanismo de acesso à educação superior. Certamente, em 2020, os participantes começara a poder escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas sendo aplicadas em computadores, e em locais de prova definidos pelo Inep.

Contudo, tais notas do Enem podem ser util para se ingressar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Afinal, essas notas também são aceitas em varias instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem solicitar o financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em conclusão, os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Data Enem 2021 – Saiba Mais aqui

Portanto, toda pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio. Ou seja, pode fazer a inscrição para o Enem para ter acesso à educação superior. Porém, aos estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como para ter ideia de seus resultados no como uma auto avaliação de conhecimentos.

Sobretudo, o Enem é aplicado em dois dias. Desde já, “A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade”. Sendo assim também existe uma aplicação para pessoas que estão privadas de liberdade.

Os estudantes fazem provas de quatro áreas de conhecimentos gerais, tais como, linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Que ao todo somam 180 questões. Os estudantes também são avaliados por uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema que esteja acontecendo no momento.

Data Enem 2021 - Saiba mais Aqui
Foto Reprodução: FDR

Data Enem 2021 – Inscrição e Prova

Tendo duas versões a impressa e a digital o Enem será aplicado em duas datas sendo dia 21 e 28 de novembro para as duas. A taxa de inscrição tem o valor de 85,00 para quem não for isento e devem ser feita de 30 de junho a 14 de julho. Por fim, o edital já foi publicado, e as duas versões terão as mesmas questões. Com isso o INEP ganha tempo na criação do caderno de questões.

Inscrição:

Documentos: Para fazer a inscrição , o estudante coloca seu número de CPF, data de nascimento e preenche seus dados pessoais e Também terá que escolher se prefere prestar prova de Inglês ou Espanhol como Língua Estrangeira.

Então, o estudante vai precisar também de uma cópia digitalizada (frente e verso) de um documento oficial que tenha foto (CNH, RG, passaporte, por exemplo).

Foto: A inscrição pede uma foto atual, nítida, e individual do participante. A foto deve ser da cabeça aos ombros e o participante não pode estar de acessórios como chapéus ou óculos escuros.

Muitos alunos ficam inseguros com suas fotos e acabam deixando esse ponto para a última hora ou esquecendo dele, sendo que ajuda muitos jovens de escolas públicas no acesso a cursos superiores.

Então, é essencial não deixar isso para última hora, nem ao menos esquecer para não correr o risco de não conseguir concluir o cadastro.

Criar cadastro: O estudante vai precisar criar um cadastro e senha para a Página do Participante do Enem, no site sso.acesso.gov.br. É com esse cadastro que o inscrito vai poder acompanhar sua inscrição, local de prova etc. E também fazer eventuais alterações de dados cadastrais e além de checar os resultados do exame quando chegar a hora.

Cronograma do enem

  1. Data das Inscrições: 30/6 a 14/7
  2. Pagamento da taxa da inscrição: até 19/7
  3. Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
  4. Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
  5. Provas: 21 e 28/11

Inscrições Aqui

Data Enem 2021 – Enem digital

Primeiramente o estudante deverá escolher, na sua inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a digital.

Com tudo, serão 101.100 vagas no Enem digital. Então, é super importante enfatizar que ele será aplicado nos locais de prova e não existe a opção de fazer o exame em casa.

Sendo assim, agora a versão digital terá adaptações com inclusões para candidatos com deficiência. Provas superampliada e com contraste ( para candidatos com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade para cadeirantes. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Disciplinas e horários

21 de novembro

O candidato deverá realizar:

  • Sendo, 45 questões de linguagens;
  • E, 45 questões de ciências humanas;
  • E também a redação.

28 de novembro

A prova terá meia hora a menos:

  • Serão, 45 questões de matemática
  • e 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • A abertura dos portões será: 12h
  • E o Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30. Portanto não se atrasem
  • O Término das provas no 1º dia será as 19h
  • E o Término das provas no 2º dia será as 18h30

Regras de prevenção à Covid-19

No dia da aplicação da prova, será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. Seguindo as normas da OMS.

No edital, também vem estipulado o uso de álcool em gel na higienização das mãos.

Por fim se o estudante não seguir os protocolos de prevenção levará à eliminação do estudante.

Be the first to comment on "Data Enem 2021 – Saiba mais Aqui"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.