Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento

Os casos de dengue em SP vêm se agravando a cada semana, eu por exemplo já ouvi casos de pessoas próximas a mim e você com certeza também já ouviu falar de um amigo, um parente ou um conhecido que tenha suspeitado ou confirmado a doença. Mas sobre os casos de Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento, como proceder para que isso não chegue até a sua casa?

Só em janeiro de 2016 foram notificados mais de 5 mil casos de dengue em São Paulo, para ser mais precisa foram 5.877 casos. Pela Secretaria Municipal de Saúde, comparado ao números registrados em janeiro de 2015 o aumenta de casos chega a 144%.

Nesse período, a zona leste da capital é que concentra a parte dos casos de dengue.

Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento

Dengue - Dicas, Sintomas e Tratamento

Apesar do aumento grande de casos de dengue, a prefeitura já tem posto em prática um plano de combate contra os focos de reprodução. Isso acontece com o plano de Bloqueio, os agentes municipais de saúde vistoriam todos os imóveis em um raio de 300 metros da residência de cada caso confirmado da doença.

Pois é, a doença não é brincadeira e são necessários alguns cuidados em casa para evitar os focos de Dengue, e mais cuidados ainda para quem suspeita ter a doença. Lembrando o mosquito transmissor da dengue é responsável também em transmitir a Chikunguya e o Zika Virus, então se você tomar as devidas precauções para evitar a dengue e os focos do mosquito dento de casa, você estará se protegendo das três doenças.

Veja agora o que preparamos para você a Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento, sendo a doença dividida em duas categorias: Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica

Sintomas da Dengue Clássica

– Febre Alta com início súbito


– Dor atrás dos olhos

-Dor de cabeça forte

-Perda de apetite e paladar

-Manchas e erupções na pele que podem ser parecidas com Sarampo, mais presentes no tórax e membros superiores

-Náuseas e Vômitos

-Forte cansaço, moleza e dor no corpo.

-Tonturas

-Dores nos ossos e articulações

Dengue - Dicas, Sintomas e Tratamento -3

Sintomas Dengue Hemorrágica

Os sintomas são exatamente os mesmos da dengue comum, havendo diferença quando cessa a febre, ai o sinal de alerta precisa ser maior.

-Dores abdominais fortes e persistentes

– Vômitos frequentes

-Pele pálida, úmida e fria.

-Sangramento pelo nariz, gengivas e boca.

-Manchas vermelhas na pele

-Agitação, confusão mental e Sonolência.

-Boca seca e sede excessiva

-Pulso fraco e rápido

-Dificuldade respiratória

-Perda de consciência

No caso da hemorrágica o caso se agrava com muita rapidez, podendo apresentar sinais de insuficiência circulatória e choque, caso o socorro não seja imediato a pessoa pode entrar em óbito em até 24 horas. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica entram em óbito. Portanto  a dengue, sintomas e tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

O paciente com a doença febril aguda causada por vírus pode apresentar todos os sintomas ou mesmo nenhum deles. É muito importante procurar um médico caso suspeite da doença, e mais importante ainda é não se automedicar, a Dengue em contato com determinadas substâncias pode se agravar, isso porque ela pode ser confundida com outras doenças como a febre amarela, leptospirose ou malária.

Dengue - Dicas, Sintomas e Tratamento -2

Vale ressaltar que é muito importante eliminar os focos de dengue em casa, qualquer tipo de recipiente que possa juntar água da chuva, ou mesmo pratinhos de plantas e até o potinho de água do seu animal de estimação podem se tornar um criadouro do mosquito, e não precisa ser só água limpa não. Se ao lado da sua casa ou próximo dela existir terrenos abandonados contate a Zoonose Controle de Pragas da sua cidade.

Veja mais sobre o caso no site: http://coracaoalerta.com.br/noticias/sintomas-menos-divulgados-da-dengue-podem-indicar-comprometimento-cardiaco/

Uma coisa bastante curiosa que encontrei navegando pela internet hoje e achei interessante compartilhar com vocês, veja o seguinte, nas plantas encontramos grandes aliadas para combater os insetos, quem sabe afugenta também o Aedes aegyptis, veja mais no Lar Natural.

Espero que tenham gostado do post sobre Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento, deixe nos comentários o que mais gostariam de ver em nosso blog.

1 1 Comentário on "Dengue – Dicas, Sintomas e Tratamento"

  1. Precisamos educar sempre sobre a dengue. A higiene é
    fundamental para manter o ambiente livre das pragas. Excelente artigo, informativo e com ótimas dicas, parabéns! dedetizacaorj.eco.br

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*