Ícone do site Mulher o Homem da Casa

DIU Mirena: Método Anticoncepcional Alternativo

Hoje em dia quando falamos de contraceptivo as opções que mais vem a nossa memória é a camisinha e o anticoncepcional oral, que são os métodos mais fáceis e mais acessíveis financeiramente, mas será que o anticoncepcional é a melhor opção? Levando em conta a quantidade de hormônios liberados no corpo em apenas uma cartela, e todos os seus efeitos colaterais a curto, e principalmente a longo prazo, o remédio deveria ser pesquisado com mais cuidado, pois ele afeta diretamente o corpo da mulher e pode oferecer riscos até mesmos fatais. Por esse motivo, hoje nosso assunto é o DIU Mirena: Método Anticoncepcional Alternativo.

Riscos e Efeitos Colaterais do Anticoncepcional

Talvez você seja uma daquelas mulheres que toma um único anticoncepcional há muitos anos e sem pausa, mas você sabe os riscos que corre?
O contraceptivo oral foi lançado no mercado na década de 60, e desde então a maioria da população feminina tem optado por esse método para evitar uma gestação, ou mesmo por problemas como ovário policístico. Mas a realidade é que esse medicamento pode causar no nosso corpo reações e problemas irreparáveis, entre os mais graves a Trombose. O anticoncepcional interfere no sistema circulatório da mulher. O conjunto de hormônios aumenta a dilatação dos vasos, altera a sua forma normal, o que pode causar a coagulação do sangue, que pode em casos mais graves ocorrer até mesmo no cérebro, causando problemas irreversíveis como um AVC Acidente Vascular Cerebral. Na maioria dos casos a coagulação ocorre nas pernas, e a maioria das mulheres não possuem problemas graves, mas é sempre bom conversar com o seu médico para saber dos riscos individualmente e outros métodos contraceptivos, como o DIU Mirena: Método Anticoncepcional Alternativo.

DIU Mirena: Benefícios e Curiosidades

O DIU Mirena, ou DIU liberador de levonorgestrel é bem parecido com o DIU convencional de cobre, porém ele não tem a cobertura de cobre e tem duração de 5 anos. Ele possui um dispositivo de 52mg de hormônio levonorgestrol.

Este hormônio sintético libera doses pequenas no organismo ao longo dos cinco anos, e age direto na circulação sanguínea. A forma como esse contraceptivo alternativo funciona é muito semelhante aos outros convencionais, porém, possui menos efeitos colaterais e não oferece riscos como o anticoncepcional comum.

As vantagens dos DIU Mirena: Método Anticoncepcional Alternativo é que ele interrompe ou reduz o ciclo menstrual. Ele pode ser usado para normalizar e controlar a hemorragia menstrual grave.
Ele tem eficácia de 99%, dura cinco anos e pode ser retirado a qualquer momento e a fertilidade da mulher volta imediatamente, o que não acontece com o anticoncepcional comum.

As mulheres com endometriose tem bons motivos para preferir o DIU Mirena, ele diminui muitos as dores e as cólicas. Procure o seu médico ginecologista para tirar as suas dúvidas.

DIU Mirena: Método Anticoncepcional Alternativo

O valor DIU Mirena varia de R$800,00 a R$1.000,00, isso sem cobrar a aplicação, que varia de acordo com o seu médico, ou se o seu convênio cobra. O Mirena não é oferecido pelo SUS. Ele pode ser comprado em qualquer farmácia ou laboratório mediante receita médica.
Antes de ser colocado o DIU é necessário consultar o seu médico ginecologista para fazer os exames de rotina e quais outros que ele julgar necessário para aplicação do mesmo.

A implantação do método é rápida, sem dor e não requer o uso de anestesia ou sedação. Ela dura alguns minutos apenas e a maior parte das mulheres que o implantam costumam relatar que a sensação na hora do procedimento é que ele se parece com uma leve cólica menstrual, e essa sensação pode se estender pelo resto do primeiro dia.

Se ainda houverem dúvidas sobre o método, como funciona e os seus benefícios, consulte o seu médico, e nunca use medicamentos, mesmo o anticoncepcional convencional sem consultar um especialista.

Sair da versão mobile