IPVA 2021 – Como consultar

Para quem procura informações sobre o IPVA 2021, como consultar o valor que você deve pagar no ano que vem?

Bom, essa dúvida ocorre frequentemente entre aqueles que possuem veículos. A saber, todos os carros, assim como as motocicletas, os caminhões, etc., precisam arcar com esse imposto.

Para quem não sabe, a sigla IPVA significa Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Ele deve ser pago todos os anos pelos proprietários ou possuidores de veículos.

Saiba mais sobre o IPVA

Saiba que calcula-se o valor do IPVA baseando-se no valor do próprio veículo, através do preço que vale o automóvel a partir do registro na tabela FIPE. Importante dizer que a sua quitação entra como um requisito para o licenciamento.

Além disso, o IPVA consiste em um imposto estadual. Em outras palavras, o Governo do Estado, assim como do Distrito Federal que tem a responsabilidade de recolhê-lo. Ademais, ele não se aplica a embarcações e aeronaves, ficando restrito apenas a veículos automotores.

Cada governo estadual determina a alíquota do IPVA, variando entre 2% e 4%. Faz-se a base de cálculo do imposto sobre o valor venal do veículo.

O IPVA, a saber, nasceu para ficar no lugar do extinto TRU – Taxa Rodoviária Única, criado em 1969. Desse modo, em 1985, em São Paulo, criou-se o IPVA, gerando muitas críticas na época. Afinal, os contribuintes alegavam um suposto aumento.

ipva 2021
Foto: Freepik

Como consultar IPVA 2021

Bom, como o IPVA consiste em um imposto estadual, o contribuinte deverá entrar na página da Secretaria da Fazenda do Estado. Ou então pode acessar o site do Detran do Estado no qual a placa do carro possui registro.

Logo após, o usuário deve consultar o valor que deverá pagar do imposto devido.

Veja alguns exemplos de páginas para acessar agora mesmo:

Entretanto, fique ligado nas dicas que daremos a seguir, todas de extrema importância para evitar problemas e poder rodar com o seu veículo sem muitas preocupações.

Como pagar o IPVA

A priori, para pagar o IPVA 2021, você deverá informar o número do RENAVAM que consta no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Depois, deve dirigir-se a agências de bancos conveniados com o Governo do seu Estado e informar no guichê do caixa o número do RENAVAM do seu carro.

Caso prefira, poderá pagar o imposto através do internet banking, assim como das casas lotéricas. Importante frisar ainda que o vencimento do IPVA varia de acordo com o final da placa do veículo.

Isso quer dizer que cada número final da placa terá uma data de vencimento. Por isso, fique ligado nas datas fornecidas pelo Detran e Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Do mesmo modo, o contribuinte poderá parcelar o IPVA de acordo com as condições de pagamento disponibilizadas pelo Estado. Além disso, em alguns casos, o cidadão terá a opção de parcelar através do cartão de crédito.

Lembrando que o IPVA é redirecionado, isto é, 20% da arrecadação do IPVA é destinada para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação.

O restante do valor é repartido metade para o Estado e a outra parte para o munícipio no qual o veículo encontra-se registrado. A parcela destinada ao Estado será utilizada em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

como consultar IPVA 2021
Foto: TV Jaguar

IPVA 2021 – Isenção e Dispensa

Algumas pessoas têm direito à isenção ao Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA.

E com isso, elas devem solicitar a isenção também através do site da Secretaria da Fazenda ou Detran do seu Estado. Veja algumas situações que é possível pedir a isenção ou dispensa:

  1. Pessoa com deficiência
  2. Taxista
  3. Furto ou roubo
  4. Estelionato

IPVA 2021 – O que acontece se não pagar?

Se você não pagar o IPVA poderá acumular alguns problemas, um deles é que ficará mais caro para o seu bolso. Contudo, você pode dirigir com ele atrasado, mas só até o licenciamento, que acontece todos os anos de acordo com a placa do automóvel.

Após esse período o IPVA deve ser pago, ou então o próximo licenciamento será bloqueado e o carro retido. Além disso, o atraso irá gerar multa e juros cobrados de acordo com as porcentagens de cada Estado.

Para quitar o IPVA atrasado você deverá entrar na página do Detran ou Secretária do seu Estado e solicitar a emissão de uma nova guia.

Para agilizar o atendimento, tenha sempre em mãos os dados do veículo como a placa do carro e o número do RENAVAM.

Saiba que o pagamento poderá ser realizado de forma online. Mas se preferir imprima o boleto e dirija-se até um banco conveniado ou uma casa lotérica para quitar as parcelas atrasadas, deixando seu veículo em dia e livre de qualquer retenção.

E então, gostou de conhecer mais sobre como consultar o IPVA 2021? Esperamos que sim!

Não deixe de ler também outro artigo que pode lhe ajudar: IPVA: entenda o que é e aprenda a realizar a consulta

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "IPVA 2021 – Como consultar"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.