Como você imagina a casa de seus sonhos? Já sabe como será a estrutura dela, os tipos de pisos, de portas? E as janelas, você já se decidiu qual vai escolher? Parece uma tarefa fácil, mas não é tão simples assim definir o estilo no momento da construção de um lar e os modelos de janelas para sua casa.
Saiba que essa decisão vai ajudar muito na composição do projeto arquitetônico da casa. Além do design é muito importante prestar atenção qual iluminação e ventilação ela é capaz de trazer para os cômodos.
Antes de definir qual será o modelo e em quais locais as janelas serão colocadas, é necessário uma análise de insolação. Para isso conte com a ajuda de um profissional que poderá dizer qual é a melhor opção para cada canto da casa. Ele com certeza sabe onde colocar uma janela.
Modelos de Janelas para Casa – 35 Fotos para você se inspirar
Existem inúmeros modelos de janelas para casa disponíveis no mercado. Cada um apresenta vantagens para cada ambiente, e você deve ficar atento a isto para não correr o risco de colocar uma janela num local inadequado.
Conheça alguns dos modelos de janelas mais requisitados nas construções:
- Janela de Abrir: modelo super clássico. Quando aberta ventila 100% o ambiente, ela permite grades quando as folhas abrem para dentro e permite cortinas quando abertas para fora.
- Janela Veneziana: é a principal escolha para os quartos. Muito boas para proteger da chuva e do vento.
- Janela de Correr: para quem deseja bastante ventilação essa é uma ótima opção. Elas deslizam para os lados e podem ser acompanhadas de grades ou não.
- Janela Guilhotina: é comum encontrarmos este tipo de janela em casas do campo ou construções antigas nas cidades. Possuem duas folhas com abertura no sentido vertical.
- Requadro fixo: Não possui abertura e geralmente é escolhida para proporcionar uma maior vista do lado de fora e iluminar bem. Ele também pode ser modulado com outros tipos de janelas caso queira uma abertura.
- Janela Sanfonada: é conhecida também por janela “camarão”. Elas são dobradas como se fossem um leque e se dobram umas sobre as outras. É um modelo bem elegante.
- Janela pivotante: esse modelo é movimentado pela rotação de um eixo vertical ou horizontal e suas placas abrem para o lado de fora. Uma das vantagens é que são fáceis de limpar e deixam bastante vento entrar.
- Janela projetante: ela é feita de placas que se movem para dentro ou pra o lado de fora devido ao eixo horizontal fixo na parte superior. Você consegue deixá-la aberta mesmo em dias de chuva.
Para te inspirar, separamos 35 tipos de janelas de todos os modelos, dá só uma olhadinha: