Poupatempo: conheça o portal mais prático de São Paulo

O Poupatempo foi um projeto criado para o Governo de São Paulo em 1996, na gestão do Mário Covas. No entanto, ele só vigorou em janeiro de 1997.

Apesar do idealizador do programa ser do PSDB, os fundamentos que o compuseram o fizeram apartidário, ou seja, neutro. Dito isso, injustiças ou privilégios não foram esperados.

Inicialmente, o plano era criar um programa que oferecesse resolutividade a procedimentos simples que, necessariamente, não precisariam ser lidados de maneira presencial, a fim de dissolver filas e tumulto.

Mas a coisa deu tão certo que, agora, o Estado é capaz de oferecer até 400 tipos de serviços diferentes, sem que você precise sair de casa ou ir muito longe.

Quais são as vantagens de usar o Poupatempo?

Se você já precisou perder um dia de trabalho ou de aula para “tirar” um identidade ou a CNH, deve ter se deparado com alguns problemas.

Perder horas numa fila do banco, da lotérica ou de qualquer lugar é bem frustrante e desanimador, mas, ainda frequente, por exemplo.

No entanto, a proposta do Poupatempo é a resolutividade dos seus problemas o mais rápido possível, como o próprio nome já diz.

Mas, calma. Não é porque as contas de luz e água foram usadas de exemplo que elas também vão poder ser pagas pelo portal.

Afinal, é um projeto criado pelo Governo para interação entre o cidadão brasileiro e o Governo. Dito isso, apenas burocracias relacionadas à ele podem ser consideradas e encontradas no portal do Poupatempo.

Como vantagens, podemos listar:

  • Comodidade: inicie processos, acompanhe o desenvolvimento deles e peça por segundas-vias sem sair de casa.
  • Diversidade: não sabe exatamente o que está procurando? O portal é categorizado. Clique aqui e dê uma olhada na lista de serviços, através da opção de “Guia de Informações”.
  • Confiável: São Paulo conquistou 99% de satisfação dos usuários por esse portal pela quarta vez consecutiva.

Mas, vale lembrar: apesar da comodidade, se houver necessidade de interação presencial, você será convidado a comparecer à unidade mais próxima.

Quais os serviços que ele me oferece?

Listar os mais de 400 serviços ofertados pelo portal é bem difícil. Mas, caso você queira ver a lista completa, clique em “Guia de Informações” na página inicial e depois em “Ver Lista Completa de Serviços”.

Dentre os serviços mais procurados e resolvidos mais rápido, é possível listar:

  • Abatimento de prestações com o FGTS;
  • Acordos (CDHU);
  • Alistamento militar;
  • Alvarás de construção/demolição/reforma/transporte;
  • Legalização para instalação de cercas elétricas;
  • Corte, poda, supressão, plantio ou retirada de árvores;
  • Auxílio funeral;
  • Auxílio natalidade;
  • Baixa de Veículo (DETRAN);
  • Bilhete Único;
  • Boletos de multas diversas;
  • Cadastramento de vagas de emprego;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão para estacionamento de vaga especial;
  • Caminhão pipa;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH definitiva);
  • Cartão Legal;
  • Certidão de: abastecimento, acessibilidade, área construída, CNH, cadastro, cemitério, rua e número, construção, débitos, lançamento para INSS, nada consta, quitação eleitoral, táxi, valor venal e etc.;
  • Documentos pessoais em geral;
  • IPTU, IPVA;
  • Água, esgoto, luz e etc.

Em relação ao último tópico, não necessariamente são gerados e pagos os boletos, mas, feitas reclamações e/ou solicitações de revisão nesses requisitos e por aí vai.

Como faço para usar o portal do Poupatempo?

Criando seu cadastro

O Poupatempo é um serviço bem específico que, obviamente, vai necessitar de informações pessoais e intransferíveis. Por isso, é importante criar um cadastro – e obrigatório – para usufruir dos benefícios.

Vamos começar entrando na página inicial. Clique no botão “Entrar ou Cadastre-se”.

Quando fizer isso, é comum que uma janelinha “pop-up” apareça e peça pelo seu login e senha. Mas, abaixo, tem um botãozinho de “Cadastre-se”. Clique ali.

A seguir, você vai ser redirecionada para um página de cadastro do seu CPF. Preencha as informações e clique em “avançar”.

Se não tiver CPF, você vai ser redirecionada para um página diferente que se resume no seguinte: se não tem o documento, não precisa fazer o cadastro, mas tentar resolver seu problema pelo chat no canto direito da tela. Quando ele pedir pelo CPF, é só dizer “não tenho”.

Mas, se seu caso é específico e você precisa muito do Poupatempo, o conselho é tirar o CPF.

Dando seguimento, a quem tem CPF, é só preencher e confirmar o campo do e-mail com o que você mais usa.

Marque a caixinha abaixo se quiser acompanhar o processo que quiser realizar e avance.

Confira todos os seus dados e os confirme! Caso haja divergência, não esqueça de voltar e corrigir.

Lembre de colocar só um número de telefone válido.

Em seguida, um e-mail de confirmação vai ser enviado pra você. É praticamente na hora, então vá na sua caixa de entrada e clique no link de redirecionamento.

De lá, você vai ser redirecionada para criar a sua senha. Ponha o que achar melhor e escreva na dica de senha algo fácil para se lembrar depois.

Pronto. Agora é só clicar em avançar, fazer seu login e escolher o procedimento desejado.

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