Resultados de Exames de Laboratórios – Veja como consultar Online

Dificilmente os exames complementares seriam abolidos da rotina de um diagnóstico preciso.

Desde os tempos antigos, buscamos ter certeza daquilo que nos aflige ou nos atinge.

Seja pelo sangue (o famoso exame de laboratório ou laboratorial) ou através de pequenas ações em um exame físico, sem a ajuda de qualquer exame, todo diagnóstico se torna especulatório e todo tratamento praticamente impossível.

Sejam pelas dúvidas causadas por doenças ou até sobre a inclusão de algum membro familiar devido a uma gestação inesperada, exames sempre nortearam a forma com que agimos frente a alguma coisa nova.

Nessa era moderna, eles já são feitos todos os dias de formas diferentes e em lugares diferentes para tornar o tratamento sempre mais preciso.

Entenda agora sua importância e como até você pode interpreta-los de maneira simples.


Veja aqui como ver o resultado de seu exame!!

https://cerpe.com.br/resultados-de-exames?utm_source=site&utm_medium=resultado-ex-heade

Saiba mais a respeito pelo Telefone ou whatsapp Conversar com +55 81 9143-1466 

Pra que servem os exames laboratoriais?

Se você já foi ao médico com um problema “diferente” do habitual e ele conseguiu te dar um diagnóstico e te tratar corretamente só fazendo algumas perguntas, parabéns.

Nessa situação, seu caso não era tão complicado e foi possível chegar a uma conclusão através do que chamamos de “anamnese”: perguntas ao paciente.

Mas, se em alguma outra situação sua saúde não estava tão boa e o mesmo médico pediu diversos outros exames, o problema pode ser maior.

Os exames de laboratório são solicitados sempre que há a presença de alguma dúvida.

Isso quer dizer que às vezes o seu problema se assemelha muito com situações mais graves e, para não diagnosticar errado e correr o risco da sua piora, os exames são pedidos.

Esses exames são confiáveis e podem ser utilizados como base para instituir melhoras na sua saúde, mas, é comum que algumas pessoas ainda duvidem.

O que faz exames laboratoriais serem confiáveis?

Antes de um exame ser “liberado” para servir como opção, ele passa por quatro indicadores de confiabilidade.

São eles: sensibilidade e especificidade, indicadores que descrevem a eficiência para diagnosticar e excluir uma doença; e precisão e exatidão, os responsáveis pelo “diagnóstico”.

Precisão e Exatidão

A precisão praticamente rege que o exame deve ser capaz de dar o mesmo resultado independente de quantas vezes ele for feito ou por quantas pessoas (conceito da reprodutibilidade).

Já a exatidão reflete na proximidade de um valor encontrado que entendemos como “verdadeiro” (diagnóstico).

Digamos que a precisão é avaliada pela introdução diária de controles internos e a exatidão pelos resultados do controle externo. Deu pra entender?

Talvez fique mais fácil se dizer que a precisão seja um método de análises repetidas numa mestra amostra que dê resultados semelhantes (corretos que se repetem).

E que a exatidão seja o conceito de valores exatamente iguais ou muito próximos do determinado “padrão-ouro”.

Sensibilidade e Especificidade

Por outro lado, é a sensibilidade é quem vai dizer se você tem a doença.

Se testes pra HIV possuem 99% de sensibilidade, por exemplo, todos testados com a doença praticamente as têm.

Mas, o 1% restante refere-se ao início da doença – não diagnosticada nas primeiras 6 semanas – que pode acabar num falso negativo.

Já a especificidade é um indicador que te diz se você não tem a doença. É por causa dele que alguns referem-se ao termo “falso positivo”, principalmente em testes de gravidez.

Quais são os principais exames solicitados?

Hemograma Completo

É aqui que os médicos analisam a quantidade de células no seu sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).

O seu resultado é comparado com valores de base – geralmente numa coluna à direita – e o resultado preliminar é se você tem células a mais ou a menos.

Embora pareça um exame simples, é por ele que é possível acompanhar doenças como anemia, leucemia e evolução de infecções, inflamações e problemas imunes ou de cicatrização.

HIV

Seja por teste rápido ou exame de sangue, quando positivo geralmente é solicitado um exame chamado de “anti-HIV” com maior sensibilidade para garantir o diagnóstico e iniciar o tratamento, levando em consideração os famosos “falsos positivos”.

Colesterol (VLDL, LDL e HDL)

Se seus resultados estiverem altos, cuidado.

Quando o LDL e o VLDL estão altos, o risco de ter gorduras dentro das artérias só esperando por uma chance pra fechar o fluxo é bem alto.

Se isso acontecer, derrames e infarto são o menor dos seus problemas.

Mas, tome nota: o mesmo pode acontecer se seu HDL estiver baixo. É ele quem controla a harmonia entre o bom e o ruim.

Triglicerídeos

Esse exame é importante para avaliar o risco de doenças cardiovasculares. Se os níveis estiverem muito altos, o mesmo pode acontecer com o acúmulo de VLDL e HDL.

Isso porque os triglicerídeos são gorduras acumuladas pela alimentação e reservas do organismo.

Glicemia

Se você tem suspeita de diabetes – onde o hálito cetônico é o que te incomoda mais, esse é um exame disponível para avaliar o nível de açúcar no sangue.

Mas, ele é incerto. O melhor ainda é o de hemoglobina glicada, o que deve ser em jejum e dá o diagnóstico definitivo nesse aspecto.

Se os níveis dos dois tipos estiverem baixos, é bom investigar a dieta e a possibilidade de um problema na tireóide.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Resultados de Exames de Laboratórios – Veja como consultar Online"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.