Simular Financiamento – Simulador de Financiamento Habitacional

A simulação do financiamento é muito importante antes da realização da contratação real de um empréstimo. Principalmente os financiamentos habitacionais que costumam envolver somas mais altas de dinheiro e parcelamentos que levam diversos anos.

Parcelamento e Parcelas

Como esses financiamentos lidam com montantes maiores, a simulação será importante para que o solicitante verifique o valor total com os juros. Você também poderá analisar se vale a pena contratar o financiamento naquela quantidade de parcelas ou se há possibilidades melhores.

Além disso, ao simular um financiamento você poderá analisar o valor das parcelas e se está de acordo com o seu orçamento mensal. Através de uma simulação também será possível analisar o valor da entrada necessário para adquirir o imóvel.

Neste artigo veremos tudo sobre as simulações de financiamento imobiliário e suas opções na Internet; ou nos sistemas dos bancos. Adiante abordaremos os seguintes tópicos:

  • Quando simular um financiamento imobiliário?
  • Onde realizar a simulação de financiamento imobiliário?
  • O que fazer com a simulação de um financiamento imobiliário?
  • Contratando o seu financiamento imobiliário.

Quando simular um financiamento imobiliário?

Sempre que você estiver querendo fazer a contratação de um empréstimo imobiliário, é ideal que você realize a simulação. Como um dos campos solicitados para simular o empréstimo será o do valor total do apartamento, primeiramente escolha o imóvel.

Por exemplo, se você resolveu visitar imóveis à venda e deseja comprar algum; faça a simulação pelo valor negociado. Portanto, é importante que você faça a escolha do imóvel antes de realizar a simulação.


O valor da casa ou apartamento que você escolher será cotado como o valor total do imóvel. Dependendo do sistema de financiamento, será solicitada um valor de entrada.

Portanto, insira o valor disponível para dar de entrada e calcule o montante que ficará faltando para fazer a aquisição. É importante que você também faça a cotação já com o valor da transferência da escritura do imóvel no Cartório. Geralmente essa certidão terá um valor com base em uma porcentagem do preço total que será declarado pela compra.

Você precisará da certidão de compra e venda

Essa certidão tem um custo, porém será importante ao fazer a negociação que você faça esse procedimento no Cartório. Essa precaução poderá evitar muita dor de cabeça posteriormente ao precisar da certidão para comprovar que você é proprietário(a) ou para realizar a venda do imóvel a um terceiro.

Onde realizar a simulação de financiamento imobiliário?

O local ideal para realização da simulação do financiamento imobiliário é através da instituição bancária onde você fará a solicitação. Lá você poderá analisar as opções de contrato e parcelamentos da própria instituição.

Vejamos adiante algumas das opções de financiamento e simulação em bancos que também têm parcerias com o Programa Minha Casa, Minha Vida.

simulação financiamento
A simulação do financiamento será uma etapa importante do processo para a aquisição de um imóvel financiado.

Simulação de financiamento imobiliário da Caixa

Os financiamentos da Caixa Econômica Federal são provavelmente os mais procurados do Brasil porque a instituição oferece ótimas condições de parcelamento. Além disso, através do Minha Casa, Minha Vida você conseguirá valores menores para a entrada e crédito de até 90% do valor total.

Para fazer a simulação da Caixa

Acesse o site do Simulador Habitacional Caixa Federal para realizar o processo. No site você precisará especificar se o financiamento será para pessoa física ou jurídica. Escolha, em seguida, em qual das categorias se enquadra seu imóvel, casa nova ou usada e apartamento; caso seja novo ou usado também.

Insira o valor aproximado do imóvel, bem como a cidade e o Estado Federativo. Clique no botão Próxima Etapa para passar as informações pessoais para a simulação de financiamento.

O sistema solicitará seu número de CPF, sua renda bruta mensal, número de celular para contato e data de nascimento. Insira nos formulários todas as informações obrigatórias e avance para a próxima etapa.

Selecione o link com a opção mais adequada ao seu perfil de relação com a Caixa. Em seguida, verifique os resultados para analisar suas opções de parcelamento e entrada.

Financiamento BB Crédito Imobiliário

Acesse o Simulador de Financiamento Imobiliário do BB e preencha as informações solicitadas. No formulário você precisará preencher:

  • Seu CPF.
  • Valor total do imóvel.
  • Cidade e bairro do imóvel escolhido.
  • Se a obra escolhida tem o selo de financiamento do Bando do Brasil ou não.
  • O formulário solicita resposta se você reside ou trabalha na região informada para aquisição do imóvel.
  • Além disso, se você já tem algum outro imóvel financiado ou de sua propriedade.
  • Renda bruta familiar e número de dependentes.
  • Também se houve concessão de outro benefício governamental ao seu CPF relacionada à aquisição de imóveis.

Verifique se sua análise pode ser aprovada e também o valor das prestações. O sistema fará uma verificação da sua renda e calculará o valor a ser concedido.

Simulador de financiamento Bradesco

No site da simulação de financiamento do Bradesco também será preciso fazer o preenchimento de cadastros e formulários. Isso será necessário para realizar também a simulação.

No site do Bradesco você terá a opção de simular através do valor de sua renda, do imóvel, do valor de prestação ou do prazo para pagamento. Além disso, você também poderá selecionar uma etapa para adicionar as despesas com cartório. É um simulador bastante completo que lhe permitirá uma análise a partir da prestação que você pode pagar em relação ao montante da dívida.

O banco oferece condições de até 30 anos para a quitação do financiamento. A taxa de juro anual é de 7,9%, permitindo o uso do FGTS para a realização do financiamento.

Há diversas outras opções de empréstimo imobiliário também a partir de financeiras e outros bancos. Será importante que você acesse o site oficial da instituição onde deseja realizar o financiamento e realize a simulação. Assim você evitará compartilhar seus dados pessoais em sites duvidosos para fazer simulações de financiamento.

Bancos e financiadoras

Normalmente os bancos oferecem taxas de juros com valores mais interessantes anualmente. Porém, há financiadoras que também fazem empréstimos imobiliários e que podem ter simuladores em seus sites. Você poderá usar para verificar as taxas de juros cobradas, bem como o valor das prestações.

O que fazer com a simulação de um financiamento imobiliário?

Independentemente da instituição em que você escolher tirar seu financiamento habitacional será ideal que você salve o arquivo do resultado. Verifique primeiramente a quantidade de parcelas e os juros, em seguida salve no computador e imprima.

Você poderá levar a simulação impressa ao gerente no momento de realizar a proposta no Banco. Também será necessário ir a uma reunião com o gerente para apresentar outros documentos comprobatórios de renda e de identidade para a solicitação do financiamento.

Mesmo para a liberação do seu saldo do FGTS para o financiamento será necessário que você faça a preparação dos documentos e que leve a simulação. Portanto é um documento importante para a aprovação do seu financiamento e a concretização de uma proposta perante o banco.

financiar apartamento
Será importante que você realize a simulação e escolha o local da moradia antes de ir até o banco solicitar a análise financeira.

Contratando o seu financiamento imobiliário

Junte toda a documentação necessária e vá até o banco conversar com o gerente. Nesse momento, o banco fará a análise de todos os documentos enviados e o trâmite para possibilitar a liberação do seu FGTS.

Normalmente os seguintes documentos serão exigidos para a etapa de análise financeira:

  • RG e CPF.
  • Comprovante de renda atualizado.
  • Sua última declaração do Imposto de Renda, carteira de trabalho e o extrato do FGTS (esses documentos serão importantes principalmente se quiser fazer o saque do FGTS para usar no financiamento.
  • Matrícula atualizada do imóvel.
  • Documentos pessoais do vendedor do imóvel.

Além disso, é ideal que você converse com o gerente que fará sua análise para verificar se há alguma outra documentação extra que seja pedida.

Em seguida o banco avaliará o imóvel que você deseja comprar para verificar o valor e as condições da habitação. Após terem verificado tudo, o crédito poderá ser liberado para assinatura do contrato.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre simulação de financiamento imobiliário e os processos necessários para concessão. Além disso demos dicas de alguns sites de instituições bancárias que contam com simuladores online para o empréstimo habitacional.

Você gostou das informações compartilhadas aqui? Não se esqueça de deixar o seu like, seguir o nosso trabalho e compartilhar com todos essas dicas imperdíveis.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Simular Financiamento – Simulador de Financiamento Habitacional"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.