Agora, se tratando de como transferir documentos de veículos online, certamente, muitas pessoas acham que irão conseguir fazer todo o processo pela internet. Mas na prática, não funciona assim. O documento de transferência digital na verdade é o CRLV (Registro de Veículo) eletrônico, agora chamado de CRLV-e.
Desde o inicio do ano, que a emissão do documento não é mais feita de forma física no papel moeda (aquele papel verde), mas sim de maneira eletrônica, assim como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que pode também ser acessada pelo aplicativo “Minha Carteira Digital”.
Sendo assim, para quem comprou o seu veículo antes de 2021, não mudou nada. Então, Quando o dono do veículo for vende-lo, ele precisará preencher o verso do documento de registro e a assinatura para autorização para transferência de propriedade (conhecido como DUT). Depois de feito isso, ele deverá reconhecer firma em cartório e ir ao Detran para realizar a transferência do veiculo para o outro dono.
Portanto, no caso se você ainda tem o CRV impresso, consegue realizar a Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e). Será necessário, que antes do cadastro, você tenha preenchido os documentos, que precisa ter a assinatura do vendedor e comprador com reconhecimento de firma ao Detran.
Transferir Documentos de Veículos Online
Para isso, você deve realizar o agendamento no site do Detran, no campo “Retirada/Entrega de documentos-CRV”. Caso o dono do veiculo tente fazer a transferência digital sem entregar o CRV físico, constará um bloqueio administrativo.
Sobretudo, é bom lembrar que, para ser feita a transferência, o veículo não pode constar nenhuma dívida ou pendência e a taxa do serviço de transferência também deve estar devidamente paga.
O valor da transferência de veículo em São Paulo envolve o pagamento das taxas estaduais, de R$ 197,89, caso o licenciamento do ano em curso já tenha sido feito, ou R$ 285,27, se ainda não tiver sido feito. Outro procedimento muito importante é a comunicação de venda pelo antigo proprietário.
Para poder realizar o pagamento das taxas de Transferência. Você terá que se dirigir a um dos banco conveniados com o Banco do Brasil. Não se esqueça de levar o seu documento como o CPF/CNPJ e o número de RENAVAM do veiculo para pagar a taxas. Veja se é necessário realizar o pagamento do Licenciamento no ato na transferência.
Portanto, alguns bancos permitem o procedimento por caixa eletrônico ou, ainda, pelo internet banking, por meio do acesso online do correntista.
O que é CRLV-e?
A princípio, é o conjunto de dois documentos: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico. Então, quando você ter acesso o aplicativo “Minha Carteira Digital”, além de visualizar os dois documentos, também será possível acessar o comprovante de transferência de propriedade para veículos registrados este ano.
Ou seja, uma das maiores vantagens práticas do CRLV-e é que, com o documento digital em mãos, não será preciso mais carregar a versão física. Assim também, o proprietário pode ainda compartilhar o seu CRLV-e com até cinco pessoas.
Sobretudo, as pessoas mais prevenidas podem ter uma versão física do documento impressa em papel sulfite A4. Assim, se o condutor for parado, o guarda pode escanear QR Code na folha e ter acesso ao documento.
A emissão pode ser realizada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e o passo a passo é simples:
1- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e IOS);
2- Em seguida, informe o código de segurança do CRV e do Renavam;
3- Adicione seus veículos;
4- Baixe o CRLV-e.
Em casos nos quais o CRV não tenha o código de segurança. Então, o proprietário deve entrar em contato com o Detran de seu município.
Como fazer a transferência digital do documento do veículo – Passo a passo
*Lembrando que este processo vale para os moradores do Estado de São Paulo, pois o Poupatempo não oferece serviços em outros Estados.
- Baixe o aplicativo “Poupatempo Digital”;
- Clique em ‘Serviços’;
- Escolha a opção ‘Veículos’;
- Selecione a aba de ‘Registros e Transferência;
- Escolha a opção ‘Transferência de veículo’;
- Clique em ATPV-e Autorização de transferência de propriedade de veículo;
- Se o carro já estiver cadastrado é só selecioná-lo. Caso contrário, clique na opção ‘Adicione seu veículo’;
- Preencha os campos com número da placa e número do Renavam;
- Preencha todos os dados solicitados do veículo na aba que aparecerá em sequência;
- Informe os dados do vendedor;
- Informe os dados do comprador;
- Confira as informações e confirme;
- Pronto! Agora é só imprimir o PDF gerado;
- Assine o documento;
- Reconheça firma em cartório (do comprador e vendedor).
Por fim, outra dúvida bem comum na hora de transferir documentos de veículos online é saber se é preciso, ou não, de se fazer a chamada vistoria veicular. Quanto a isso, a regra é a obrigatoriedade dessa vistoria.
O objetivo desse processo é avaliar as condições do veículo, além de identificar possível fraudes e adulterações em identificações, como no número de chassi e motor. Em muitos estados, essa vistoria é feita rapidamente, podendo ser agendada via internet, e tem um custo a ser pago no dia da vistoria. Isso vale mesmo se a transferência for online.