Minas Gerais está se popularizando e ficando conhecido pelo Ti, mas, falta mão de obra.
Belo Horizonte também, mas, remediam a situação oferecendo as 5 mil vagas pros cursos.
Esses cursos são da DIO, uma empresa independente que, com a ajuda da divulgação estadual, ofertou cursos básicos para deixar o trabalho menos especializado.
A iniciativa partiu da start-up Digital Innovation One (DIO) que, em campanha, resolveu disponibilizar vagas para cursos gratuitos nos cinco principais polos tecnológicos do Brasil.
Isso quer dizer que, na verdade, não são 5 mil vagas, mas, 25 mil distribuídas em Porto Alegre, Florianópolis, Campinas e Recife, além de Belo Horizonte.
Ainda, para quem não puder contemplar a oportunidade nessas regiões, a DIO oferece cursos de capacitação online e gratuito para quem já entende um pouco do assunto.
A proposta da novidade é criar um ambiente especializado o suficiente para cativar empresas no exterior a investirem no Brasil.
Por isso, antes de engajar em algum curso especializado, por que não dar uma chance pra oportunidade bem na sua frente?
Conheça a DIO e suas Vagas para Cursos Gratuitos
A Digital Innovation One (DIO) é uma startup consignada que surgiu em 2018 e veio ganhando mais popularidade entre o fim de 2019 e início de 2020.
Isso se deve não só pela área de TI, onde ela recebe destaque, mas também por causa das suas ações nada convencionais.
Ano passado, a empresa passou a disponibilizar cursos de capacitação onlines e gratuitos em formato de video-aula e oferecer certificados a quem os concluísse.
Essa atitude não só chamou alunos de diversas áreas e interesses como também capacitou profissionais na área, o que chamou muito a atenção de investidores.
Sendo assim, a plataforma da DIO se abriu e passou a funcionar como uma espécie de quadro de vagas de emprego.
Algumas empresas parceiras se conectam à ela para conseguir novos funcionários de acordo com o desempenho em determinados cursos, por exemplo.
Em relação aos cursos oferecidos, a DIO é consciente. Levando em consideração que a área de TI tem mais curiosos que profissionais, os cursos vão desde o nível “leigo” ao profissional.
Pela DIO, é possível aprender um pouco de:
- Javascript;
- HTML;
- Reactjs;
- Banco de Dados;
- Git;
- Phyton;
- BlockChain; e
- Inteligência Artificial.
Em geral, cada módulo tem duração média entre 2 e 10 horas e, ao fim de cada etapa, são realizados testes.
Se concluídos todos até o final, um certificado com validade em território nacional é gerado automaticamente e o seu curso é registrado no seu perfil.
Por fim, vale lembrar que esses cursos não se destinam apenas àqueles que começam agora, mas, também à profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos ou mudar o foco da carreira.
DIO x Vagas de Emprego – Como funciona?
A DIO conecta alunos com os melhores desempenhos à empresas de pequeno, médio ou grande porte que desejam ampliar seu quadro de funcionários.
Isso acontece por meio de uma seleção guiada pela Inteligência Artificial aplicada no site. Então: quanto mais você se esforçar, maior a chance de terminar o curso com algum emprego na área.
Ainda, o site tenta te estimular a conseguir um emprego o mais rápido possível: quando vagas aparecem, o site oferta e indica cursos para que você seja capaz de aceitar o pedido do cliente.
Esse é um outro motivo do porquê a startup se tornou famosa em tão pouco tempo: uma em cada cinco pessoas da plataforma consegue ser contratada.
O ensino especializado da DIO te prepara também para atender a demanda de financiadores estrangeiros e empresas localizadas em outros países.
Participando desses cursos você não só se especializa como também tem a chance de participar do primeiro projeto de Open Education brasileiro: isto é, da disseminação de informações por instituições privadas sem fins lucrativos visando especializar mão de obra e conecta-la a outra empresas.
Ainda, durante o curso ou até depois dele, você tem a oportunidade de participar de desafios e ganhar ainda mais destaque em meio aos outros estudantes, melhorando suas chances de ser chamado.
Mas, lembre-se: não é generosidade, mas, um investimento a longo prazo, segundo o CEO.
Como faço pra me inscrever?
Se inscrever não é difícil e muito menos trabalhoso se você quiser alcançar esse tipo de oportunidade.
Primeiramente, você pode começar designando na página inicial do site seu nome completo, e-mail, senha e número de telefone.
Depois disso, o próximo passo é selecionar até 5 tecnologias em que você tenha interesse. Caso surja alguma dúvida, você pode clicar em “não sei”.
No próximo passo, você seleciona até 2 habilidades que você conheça ou domine. Caso não tenha nenhuma, não tem problema. As mais fáceis seriam HTML e PHP. Você pode começar por aqui.
E, por último, a pergunta final é se você tem experiência em criar softwares ou não. Se a resposta for sim, especifique o quanto. Se não, basta clicar em “sem experiência” e “finalizar cadastro e entrar”.
Pronto. Agora é só concluir o seu perfil com informações relevantes ou ir direto para a sessão de cursos.
Ao longo do tempo, inclusive, algumas empresas podem visitar o seu perfil. Nesse caso, você sempre receberá um aviso e um convite para se especializar em mais alguma área.