O assunto é: tratamento para queda de cabelo. Você tem passado por esse problema? Então acompanhe o artigo para saber como se cuidar!
Os cabelos têm um processo natural: crescem, fenecem e caem; portanto os especialistas consideram normal a queda diária de 30 a 90 fios, principalmente quando é notada a reposição dos fios perdidos.
Em geral, a queda de cabelo consiste em um processo comum do organismo provocado pela falta de vitaminas, sais minerais, proteínas, uso excessivo de boné, além de fatores emocionais como, ansiedade, estresse, preocupação ou qualquer tipo de desgaste mental.
O nosso organismo necessita de um mineral: o silício, que é encontrado em maior escala na pele, cartilagens, ossos, tecido nervoso, couro cabeludo.
Em suma, esse mineral pode ser encontrado em alimentos, como por exemplo:
- morango
- castanha do Pará
- chicória
- aveia
- alface
- couve flor, etc.
A saber, a falta desse mineral pode causar a queda de cabelos e as temíveis rugas, rachaduras da pele, enfraquecimento das unhas, assim como hipersensibilidade nervosa.
De acordo com alguns especialistas, o uso de shampoo à base de proteínas, que em tese seriam absorvidas pela raiz dos cabelos, na verdade é um mito.
Apenas os aminoácidos são absorvidos para fazerem parte da estrutura de uma célula. Nesse sentido, o uso de cremes, condicionadores, assim como outros produtos também não fazem efeito se não acompanhados de uma boa alimentação.
Dessa maneira, o segredo para ter cabelos bonitos e saudáveis esta na alimentação, pois é nela que encontramos todos os nutrientes e vitaminas que o corpo necessita.
O que fazer antes fazer o tratamento para queda de cabelo
Como se trata de um problema que afeta muitas pessoas e que é muito recorrente, surgem todos os anos novidades sobre tratamentos para queda de cabelo.
Há, por exemplo, desde medicamentos a ideias de receitinhas caseiras. Ou seja, você pode apostar naquilo que você acreditar ser o melhor para você.
Contudo, é sempre importante procurar um médico para entender as causas para seu cabelo estar caindo. Afinal, há muitas hipóteses para isso.
Para se ter uma ideia, até mesmo o estresse pode ocasionar nesse problema. E como é algo silencioso, não dá para descobrir sem a consulta a um especialista. Assim como quando o que está provocando é a falta de vitaminas.
Portanto, antes de conhecer ideias de tratamento para queda de cabelos, se consulte com um clínico geral ou então dermatologista de sua confiança.
Dicas de tratamento para queda de cabelo
A queda dos fios pode acontecer por inúmeros motivos. Desse modo, o médico pode orientar diversos tipos de tratamento para queda de cabelos.
Listaremos a seguir para te ajudar algumas das opções mais confiáveis, assim como convencionais. Acompanhe.
Evitar determinados medicamentos
Alguns remédios possuem em sua composição substâncias que podem causar a queda de cabelo.
Na própria bula do medicamento pode haver a especificação de que um dos efeitos colaterais é a queda dos fios. Portanto, antes de se assustar e pensar que o motivo é qualquer outro, dê uma olhada nas bulas dos remédios que você toma.
Além disso, certamente o médico também perguntará quais os medicamentos administrados por você. Então ele falará se há a necessidade de suspensão ou não.
Dieta com alimentos certos
A alimentação balanceada sempre traz benefícios à saúde. Contudo, para proporcionar um tratamento para queda de cabelos com a ajuda da dieta, deve-se escolher os alimentos certos.
Isso por que há ingredientes determinados que contêm os elementos que ajudam a dar força e resistência aos cabelos. Desse modo, você deverá incluí-los na rotina alimentar para evitar esse problema.
A saber, os principais são ricos em zinco, betacaroteno, ferro, assim como ômega-3.
Entre os alimentos que beneficiam os cabelos podemos citar, por exemplo:
Ricos em ferro
Coma, por exemplo:
- Mariscos
- Ostras
- Fígado de frango e vaca
- Atum
- Sardinha
- Ovos
- Semente de abóbora
- Cacau
- Damasco
- Tofu
- Uva passa
- Nozes
- Espinafre
- Grão de bico
- Feijão branco
- Feijão preto
- Lentilha
- Amendoim
- Abóbora cozida
- Aveia
Bom, esses são 20 alimentos que contêm boas quantidades de ferro em sua composição.
Ricos em zinco
Não deixe de comer, por exemplo:
- Camarão
- Carne vermelha
- Frutas oleaginosas em geral
- Chocolate amargo
- Feijão
- Grão de bico
- Gema do ovo
- Sementes de linhaça
- Pescados
- Leite integral
Converse com seu médico ou nutricionista para saber outros alimentos ricos em zinco para incluir na dieta.
Ricos em betacaroteno
Esses alimentos costumam ter a cor alaranjada, mas há outras opções. Por exemplo:
- Cenoura
- Mamão
- Abóbora
- Manga
- Beterraba
- Espinafre
- Damasco
- Rúcula
- Batata doce
- Laranja
- Pimentões
- Melão
Ricos em ômega-3
Você melhora o aspecto de seu cabelo incluindo na dieta, por exemplo:
- Salmão
- Sardinha
- Nozes
- Semente de chia
- Atum
- Arenque
- Cavala
- Truta
Os peixes que contêm ômega-3, de modo geral, são de águas profundas.
Tratamento para queda de cabelos natural
Também dá para você investir em métodos caseiros como uma forma de prevenir problemas. Entretanto, lembre-se de sempre informar a seu médico sobre essa alternativa.
A saber, tratamentos naturais não entram no escopo da alopatia, ou seja, não são considerados medicamentos com comprovação científica. Desse modo, aparecem apenas como opções adicionais, à escolha de cada um.
Podemos citar, por exemplo, a aplicação dos seguintes ingredientes:
- Óleos essenciais, sobretudo de hortelã e alecrim
- Óleo de coco
- Gel da planta babosa
- Um ovo inteiro com óleo de coco
- Chá verde no borrifador
- Abacate
Essas são algumas ideias caseiras para você experimentar. A partir daí, entretanto, converse com seu médico para descobrir as causas de seu problema.
Além disso, veja com ele qual o melhor tratamento para queda de cabelos de acordo com o seu caso.
E então, gostou de saber mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Como Hidratar o Cabelo com Babosa: Receitas com Babosa.
Mas alguns casos a queda de cabelo pode ser causada por estresse e preocupação. Por isso é sempre importante cuidar da saúde do corpo e da mente. E uma das técnicas mais usadas para amenizar estresse e ansiedade é a técnica de meditação. Acesso o link e veja como fazer meditação guiada em casa.
Leave a comment