Creatina ajuda as Mulheres na Menopausa

Vamos começar dizendo o que é a creatina ela é um composto químico encontrado de forma natural em nosso corpo, principalmente nos músculos.

A creatina é um dos suplementos esportivos mais estudados e populares no mundo do fitness e do esporte. Inclusive a muito se houve falar dela.

Fonte de energia importante para atividades de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso e exercícios explosivos.

A creatina é amplamente utilizada como suplemento esportivo devido a seus efeitos potenciais no rendimento atlético.

Além é claro dos benefícios que já conhecemos para quem faz bastante exercícios agora está sendo amplamente divulgado que mulheres já na fase da menopausa, quando há uma diminuição nos músculos, podem se beneficiar com a cretina.

Massa Muscular na Menopausa

A perda de massa muscular nas mulheres durante a menopausa deve-se a uma série de fatores hormonais e também relacionados ao envelhecimento. Um dos motivos é devido aos baixos níveis de estrogênio.

Durante a menopausa, os ovários deixam de produzir estrogênio, um hormônio que desempenha um papel importante na regulação da massa muscular.

A diminuição dos níveis de estrogênio pode contribuir para a perda de massa muscular.

Mas muitas mulheres que se encontram na menopausa, ainda não sabem o quanto a creatina pode ajudar, pois ela ajuda na recuperação dos músculos dando mais força a eles.

Creatina ajuda nas dores musculares?

A creatina em si não é um analgésico ou um medicamento diretamente relacionado ao problema das dores musculares.

No entanto, a creatina pode influenciar indiretamente nas dores musculares das seguintes maneiras:

Melhora do desempenho muscular:

A creatina é conhecida por aumentar a força e a potência muscular, permitindo um treino mais intenso.

Um treinamento mais eficaz pode ajudar a prevenir lesões e diminuir a probabilidade de dor muscular causada pelo exercício.

Pois a Creatina ajuda na Recuperação Muscular, assim entendemos que melhoram as dores.

Além de que sendo um suplemento que pode fornecer vários benefícios relacionados ao desempenho físico e à saúde.

A seguir, são detalhados alguns dos benefícios mais comuns da creatina:

  1. Melhor desempenho atlético: A creatina é conhecida por sua capacidade de aumentar a energia disponível para os músculos durante atividades físicas de alta intensidade e curta duração. Isso pode levar melhorias no desempenho em atividades como levantamento de peso, sprints e exercícios explosivos.
  2. Aumento da força e da potência muscular: A suplementação com creatina demonstrou aumentar a força e a potência muscular, o que pode permitir treinamentos mais intensos e eficazes.
  3. Aumento da massa muscular: A creatina pode ajudar a aumentar a retenção de água nas células musculares, o que pode dar como resultado um aumento temporal no tamanho dos músculos. Você pode contribuir para o desenvolvimento de massa muscular magra em um longo espaço.

Recuperação muscular

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
  1. Recuperação muscular: A creatina pode ajudar a reduzir a fadiga muscular e acelerar a recuperação após o exercício, o que permite treinar com maior frequência.
  2. Benefícios cognitivos: Alguns estudos sugerem que a creatina pode ter efeitos positivos na função cerebral e na cognição, embora seja necessária mais investigação nesta área.
  3. Melhoria da saúde muscular em doenças neuromusculares: Enfim a creatina foi demonstrada como benéfica em pessoas com doenças neuromusculares como distrofia muscular e esclerose lateral amiotrófica (ELA) para melhorar a função muscular.

Além disso pode também auxiliar na manutenção da densidade mineral óssea, ajudando a reduzir o risco de osteoporose, uma preocupação comum em mulheres na fase adulta.

Inclusive sem dúvidas é importante salientar que os benefícios da creatina podem variar de pessoa para pessoa e sua eficácia depende em grande medida de fatores individuais como a genética, a dieta, o tipo de exercício e a dose adequada.

Portanto se você está pensando em tomar creatina como suplemento, pode ser aconselhável falar com um profissional de saúde ou um treinador para garantir que seja apropriado para seus objetivos e necessidades específicas.

Além do que é sempre importante seguir as recomendações de dosagem e manter-se bem hidratado ao tomar creatina.

Lembrando também da importância da hidratação, mesmo que não esteja tomando creatina, a água é de suma importância.

Ainda falando sobre saúde certamente um assunto tão importante. Veja mais em nossa seção de categoria SAÚDE.

Be the first to comment on "Creatina ajuda as Mulheres na Menopausa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.