Aos estudantes que vão começar as aulas presenciais, em qualquer instituição de ensino, publicas ou particular podem pedir ou renovar o Bilhete Estudante 2021.
A SPTrans vai começar a liberar em fevereiro cotas grátis e meia-tarifa, para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior e Educação de Jovens e Adultos, de todas as escolas, tanto na rede pública quanto na rede particular.
Com isso, a Instituição de Ensino deverá enviar os dados dos alunos que terão aulas presenciais em 2021.
No entanto, para conseguir a cota, o aluno deve entrar em contato e, informar à unidade escolar que deseja utilizar o Bilhete único estudantil, aguardar o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela instituição de ensino e pagar a taxa de sete tarifas vigentes (R$ 30,80).
Esse boleto é feito para o estudante no site da SPTrans, para realizar pagamento na rede bancária ou em lotéricas. O cartão irá ser entregue para a unidade de ensino em 20 dias após ser pago.
Para resumir, não precisa imprimir o boleto, basta ter o número do código de barras e fazer o pagamento. Outra forma, é o pagamento pelos aplicativos Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).
Bilhete Estudante 2021 – Meia Tarifa – Bilhete em casa
Os estudantes que vão voltar às aulas presenciais também podem pedir o Bilhete Único com a opção de receber o cartão em casa.
A SPTrans, em parceria com União Nacional dos Estudantes e com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, disponibiliza esse serviço sem precisar sair de casa.
Basta entrar no site da SPTrans, preencher o cadastro com os dados (identidade e foto), cadastrar o endereço que quer receber o cartão e realizar o pagamento no valor de dez tarifas (R$ 44,00) e o custo do envio. Além disso o valor pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito.
É importante que o estudante use uma foto recente para manter os dados atualizados. O bilhete estará disponível em até 5 dias úteis depois da confirmação do pagamento e dos dados.
Como funciona – Bilhete Estudante 2021
O Bilhete único é um cartão que acumula valores para ser usado em passagens de ônibus, CPTM E METRÔ, com ele você tem o direito a realizar mais de uma viagem em um certo limite de tempo, pagando apenas uma tarifa.
Sendo assim, o usuário só precisa pagar o valor de uma passagem, pra estar utilizando os meios de transporte público na cidade de São Paulo. E um dos meios mais vantajosos é o Bilhete único Estudantil.
Limites
Ter acesso ao transporte público, o estudante precisa ter o novo modelo do bilhete único e pagar a taxa anual de validação. As cotas gratuitas são cedidas pela SPTrans, conforme for as aulas dos estudantes com um limite de 48 viagens por mês
O estudante pode realizar ate 4 embarques utilizando o passe livre. Então o estudante, pode usar mais de 1 meio de transporte publico pra chegar a instituição de ensino sem precisar pagar a mais por isso
Ônibus o limite e de 192 embarques, no caso de trens e metrô, o numero máximo de passagens gratuitas por mês e 48
Quem tem direito a gratuidade
- Estudantes da rede publica, que estão cursando o ensino fundamental ou médio
- Os de universidade publicas, desde que comprovem renda familiar de ate um salario mínimo e meio
- Instituições particulares beneficiados pelo PROUNI, FIES
- beneficiados por programas do governo
Em São Paulo, o bilhete gratuito é única garantia para estudantes de baixa renda. E para ter direito ao benefício, além dos requisitos ditos acima, o aluno precisa ter renda familiar menor do que 1,5 salário mínimo nacional por pessoa.
Quando avaliar a renda, a soma tem que ser feita de todos os membros da família, incluindo salários, vencimentos, benefícios e pensões que sejam usados para arcar com despesas de moradia, alimentação, educação, saúde, transporte, vestuário, lazer etc.
Ter o bilhete grátis por baixa renda, tem que pagar pagar o boleto de ativação, e então marcar uma entrevista do CadÚnico na cidade que o aluno mora. O procedimento é necessário para validar as informações prontas.
Depois, o estudante deve acessar seu cadastro do bilhete único, e informar o número NIS. Por fim, é preciso esperar por 45 dias para que o Sistema CadÚnico valide . Enquanto isso, o estudante pode utilizar o benefício da meia-tarifa.
Quem tem direito a meia tarifa?
Certamente, os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede particular de ensino.
Além disso, os cursos tem que ser liberado, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.
Como funciona meia tarifa estudantil
Aos estudantes que tenham renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, é liberado o benefício de meia passagem, portanto, o estudante não paga o valor total da passagem ao recarregar o cartão.
Em suma, para ter direito a esse benefício, basta fazer o cadastro na SPtrans, assim como no caso do passe livre, por exemplo.