Para quem procura informações sobre o IPVA 2021, como consultar o valor que você deve pagar no ano que vem?
Bom, essa dúvida ocorre frequentemente entre aqueles que possuem veículos. A saber, todos os carros, assim como as motocicletas, os caminhões, etc., precisam arcar com esse imposto.
Para quem não sabe, a sigla IPVA significa Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Ele deve ser pago todos os anos pelos proprietários ou possuidores de veículos.
Saiba mais sobre o IPVA
Saiba que calcula-se o valor do IPVA baseando-se no valor do próprio veículo, através do preço que vale o automóvel a partir do registro na tabela FIPE. Importante dizer que a sua quitação entra como um requisito para o licenciamento.
Além disso, o IPVA consiste em um imposto estadual. Em outras palavras, o Governo do Estado, assim como do Distrito Federal que tem a responsabilidade de recolhê-lo. Ademais, ele não se aplica a embarcações e aeronaves, ficando restrito apenas a veículos automotores.
Cada governo estadual determina a alíquota do IPVA, variando entre 2% e 4%. Faz-se a base de cálculo do imposto sobre o valor venal do veículo.
O IPVA, a saber, nasceu para ficar no lugar do extinto TRU – Taxa Rodoviária Única, criado em 1969. Desse modo, em 1985, em São Paulo, criou-se o IPVA, gerando muitas críticas na época. Afinal, os contribuintes alegavam um suposto aumento.
Como consultar IPVA 2021
Bom, como o IPVA consiste em um imposto estadual, o contribuinte deverá entrar na página da Secretaria da Fazenda do Estado. Ou então pode acessar o site do Detran do Estado no qual a placa do carro possui registro.
Logo após, o usuário deve consultar o valor que deverá pagar do imposto devido.
Veja alguns exemplos de páginas para acessar agora mesmo:
- Consulta de IPVA em São Paulo
- Consultas de IPVA no Rio de Janeiro
- Consulta de IPVA na Bahia
- Consulta IPVA em Minas Gerais
Entretanto, fique ligado nas dicas que daremos a seguir, todas de extrema importância para evitar problemas e poder rodar com o seu veículo sem muitas preocupações.
Como pagar o IPVA
A priori, para pagar o IPVA 2021, você deverá informar o número do RENAVAM que consta no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.
Depois, deve dirigir-se a agências de bancos conveniados com o Governo do seu Estado e informar no guichê do caixa o número do RENAVAM do seu carro.
Caso prefira, poderá pagar o imposto através do internet banking, assim como das casas lotéricas. Importante frisar ainda que o vencimento do IPVA varia de acordo com o final da placa do veículo.
Isso quer dizer que cada número final da placa terá uma data de vencimento. Por isso, fique ligado nas datas fornecidas pelo Detran e Secretaria da Fazenda do seu Estado.
Do mesmo modo, o contribuinte poderá parcelar o IPVA de acordo com as condições de pagamento disponibilizadas pelo Estado. Além disso, em alguns casos, o cidadão terá a opção de parcelar através do cartão de crédito.
Lembrando que o IPVA é redirecionado, isto é, 20% da arrecadação do IPVA é destinada para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação.
O restante do valor é repartido metade para o Estado e a outra parte para o munícipio no qual o veículo encontra-se registrado. A parcela destinada ao Estado será utilizada em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
IPVA 2021 – Isenção e Dispensa
Algumas pessoas têm direito à isenção ao Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA.
E com isso, elas devem solicitar a isenção também através do site da Secretaria da Fazenda ou Detran do seu Estado. Veja algumas situações que é possível pedir a isenção ou dispensa:
- Pessoa com deficiência
- Taxista
- Furto ou roubo
- Estelionato
IPVA 2021 – O que acontece se não pagar?
Se você não pagar o IPVA poderá acumular alguns problemas, um deles é que ficará mais caro para o seu bolso. Contudo, você pode dirigir com ele atrasado, mas só até o licenciamento, que acontece todos os anos de acordo com a placa do automóvel.
Após esse período o IPVA deve ser pago, ou então o próximo licenciamento será bloqueado e o carro retido. Além disso, o atraso irá gerar multa e juros cobrados de acordo com as porcentagens de cada Estado.
Para quitar o IPVA atrasado você deverá entrar na página do Detran ou Secretária do seu Estado e solicitar a emissão de uma nova guia.
Para agilizar o atendimento, tenha sempre em mãos os dados do veículo como a placa do carro e o número do RENAVAM.
Saiba que o pagamento poderá ser realizado de forma online. Mas se preferir imprima o boleto e dirija-se até um banco conveniado ou uma casa lotérica para quitar as parcelas atrasadas, deixando seu veículo em dia e livre de qualquer retenção.
E então, gostou de conhecer mais sobre como consultar o IPVA 2021? Esperamos que sim!
Não deixe de ler também outro artigo que pode lhe ajudar: IPVA: entenda o que é e aprenda a realizar a consulta