Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer

Ultimamente, realizar o agendamento online de certos serviços – principalmente os ligados ao Governo de um modo geral – tem sido uma tendência.

Apesar das tentativas de não aglomeração em prol do isolamento social, parar indefinidamente com todos os serviços burocráticos acaba se tornando inviável a longo prazo.

Afinal, todos os dias alguém precisa fazer alguma coisa e muitas pessoas dependem exclusivamente de certos processos para dar continuidade às suas vidas.

Sendo assim, Estados e Prefeituras se viram obrigados a retomar suas atividades normalmente, mas, levando em consideração alguns cuidados.

Além do agendamento online, visando reduzir a disseminação da doença e circulação de pessoas no local, postos de álcool em gel foram instalados e o horário de funcionamento em todas as unidades foi reduzido.

A alternativa proposta pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), inclusive, foi também a marcação dos atendimentos presenciais e a solução apenas de casos voltados ao CadÚnico.

Por isso, que tal entender como esse processo pode impactar de maneira significativa mais a frente e aprender a realizar o agendamento online sem precisar deixar o conforto de casa?

Mas, afinal, o que é o CRAS?

O Centro de Referência da Assistência Social (ou só CRAS) é uma unidade governamental voltada apenas para serviços de assistência aos menos favorecidos em território brasileiro.

Aqui, são incluídos não só aqueles de baixa renda considerados em situação de pobreza ou extrema pobreza, mas, também grupos especiais como:

  • Gestantes;
  • Lactantes ou mulheres com menores no colo;
  • Idosos; e
  • Portadores de todo e qualquer tipo de deficiência (aqui também pessoas com condições especiais como o autismo, por exemplo).

A ideia desse sistema, inicialmente, era lidar com situações burocráticas voltadas aos necessitados.

Isto é: oferecer melhores condições para o convívio em sociedade com a autonomia do Governo Federal.

No entanto, com o fechamento das unidades, novas requisições para pessoas nesses grupos não foram atendidas e a necessidade levou todo um sistema difícil de se construir ao colapso.

Com isso, se viu necessário abrir as portas mais uma vez, mesmo que levando em consideração algumas etapas de cuidado.

Como ter acesso ao serviço?

Normalmente, para se ter acesso ao CRAS, basta comparecer às unidades presenciais, pegar uma senha e esperar pela sua vez, como em qualquer outro lugar ou banco.

No entanto, dada as condições atuais, o regime modificou-se para um perfil de agendamento e tem funcionado dessa maneira desde meados de março e abril.

Sendo assim, não há garantia que a marcação esteja prevista para o mais rápido possível, mesmo com tantas unidades espalhadas por toda São Paulo.

Por isso, é importante filtrar e procurar pelas unidades mais próximas e com menos procura.

Afinal, só em São Paulo, estima-se que pelo menos 1 milhão e 300 mil pessoas usufruam dos principais programa e benefícios ligados ao CRAS:

  • Programa Bolsa Família;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Benefício de Prestação Continuada (Lei Orgânica da Assistência Social);
  • Programa Renda Cidadã;
  • Ação Jovem;
  • Programa Leve Leite;
  • Passe Livre Estudantil;
  • ID Jovem e etc.

Sendo assim, a depender do problema a ser solucionado, toda e qualquer unidade se dispõe a marcar dia e horário de acordo com a disponibilidade do munícipe.

Também é possível selecionar, durante o agendamento, a unidade mais próxima ou a de preferência, o que facilita bastante as opções.

Na dúvida, que tal dar uma olhada na lista de todos os CRAS de São Paulo clicando aqui? Você pode se surpreender com o que pode encontrar por perto.

Como Fazer o Agendamento Online para o CRAS

CRAS Agendamento Online
Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

Até aqui, você já deve ter entendido para que serve o CRAS e o porquê de ele estar retomando suas atividades.

Como já deu para perceber, o retorno não foi algo abrupto e já está em andamento há algum tempo já que a demanda de pessoas é bem alta em São Paulo, tanto quanto a quantidade de CRAS disponíveis.

Sendo assim, que tal aprender agora como fazer seu agendamento online e relaxar um pouco mais a cabeça?

Para isso, a Prefeitura do Estado de São Paulo criou um portal específico que divide o agendamento em quatro etapas:

  • Identificação;
  • Escolha dos serviços;
  • Escolha das unidades mais próximas com data e horário; e
  • Confirmação.

Você consegue criar a solicitação e encerra-la em um prazo máximo de até 5 minutos, mas, vale lembrar que o serviço está disponível apenas para quem já é cadastrado no CadÚnico.

Quem ainda não é, deverá fazer uma solicitação de cadastro – também online – pelo Descomplica SP clicando aqui, onde deverá agendar um horário para concluir o processo.

Passo a Passo do Agendamento Online

Primeiramente, você deverá clicar aqui para ser redirecionado ao portal de agendamento oficial dos CRAS de São Paulo.

Feito isso, você se deparará com a seguinte página inicial:

Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

Aqui, será possível realizar seu agendamento clicando em até dois lugares diferentes (exemplificados pelas setas vermelhas) ou simplesmente consulta-los ou gerar uma segunda via de protocolo (seta preta).

Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

Ao clicar em “Agendar Atendimento”, o processo se inicia com a etapa de identificação, seguido de um aviso de que esse agendamento é válido apenas para residentes em São Paulo.

Serão solicitados CPF, nome completo, data de nascimento, seu melhor e-mail para contato e até telefone. Ao finalizar o preenchimento dos dados, clique em “Avançar”.

Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

A seguir, selecione o assunto, o serviço, a zona e o local em que planeja ser atendido.

Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

No botão “Inserir Serviço”, selecione a opção que mais se assemelha ao seu caso (você pode escolher mais de uma pelo mesmo botão, contanto que apareça no menu de “Serviços Selecionados”).

O sistema vai te mostrar o que você escolheu e dizer mais documentos serão necessários para concluir a sua solicitação no dia. Depois disso, clique em avançar.

Por fim, agora é hora de escolher dia e horário antes da confirmação.

Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer (Foto: Reprodução do CRAS-SP)

De acordo com suas escolhas anteriores, selecione agora o dia e finalize a requisição confirmando um horário disponível.

Caso não esteja satisfeito com os dias e queira tentar outra unidade, é possível voltar pro passo anterior clicando no botão “Voltar” ao lado do “Avançar” no rodapé.

Acertado tudo, basta clicar em “Confirmar” e pronto. Você acabou de concluir o agendamento online para o CRAS de SP.

Agora é só aguardar o dia marcado e comparecer com os documentos solicitados em mãos.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Agendamento no CRAS de SP Online – Como Fazer"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.