Em primeiro lugar, fazer o agendamento título de eleitor é simples veja nos próximas parágrafos.
É sempre comum sentirmos que não temos voz quando se tratam das decisões tomadas por nossos governantes.
Portanto é nestes momentos que lembramos que o direito ao voto é a melhor maneira de mudarmos as coisas.
Portanto com nosso voto, teremos mais controle sobre as decisões tomadas por quem está no poder. Porque este direito também não foi fácil de ser conquistado.
A democracia é falha e frágil, mas com certeza ainda é a melhor maneira de garantirmos que sejamos ouvidos.
Portanto podemos garantir este direito tendo nosso título de eleitor em dia e cuidarmos para estar com nosso nome limpo na justiça eleitoral.
Sem este documento ou o atestado de quitação eleitoral, consequentemente você pode não ter como estudar em universidades ou muitas vezes não poderá fazer concurso, Além disso outros tantos direitos garantidos aos cidadãos brasileiros.
Enfim existe muita desinformação quando se trata do título de eleitor. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você.
Diante disso trouxemos até você, como agendar seu título e como estar em dia com a justiça eleitoral.
Certamente obtendo este documento, você garante que sua voz seja ouvida e participa da mudança na sua comunidade.
O QUE É E PARA QUE SERVE O TíTULO DE ELEITOR?
Em primeiro lugar o título de eleitor nada mais é do que um documento que comprova que você está inscrito na justiça eleitoral.
Neste registro, constam o nome do eleitor, a data de nascimento, a unidade federativa, o município, a zona e seções eleitorais onde o cidadão vota.
No documento também constam o número da inscrição eleitoral, a data de emissão, a assinatura do juiz eleitoral, a assinatura do eleitor ou a impressão digital de seu polegar, caso o eleitor seja analfabeto.
Assim este documento comprova que o cidadão pode tanto votar, quanto ser votado nas eleições municipais, estaduais e federais.
No Brasil, para tirar o título de eleitor, você deve ser nato ou naturalizado e ser maior de 16 anos. Mas o eleitor deve saber que o título é opcional para os jovens de 16 e 17 anos, para idosos acima de 70 anos e para os analfabetos.
Outro ponto importante é que os maiores de 18 anos ou cidadãos que não estão em dia com a justiça eleitoral possuem uma série de impedimentos.
Caso você deixe de votar ou não esteja com o título regularizado existem algumas coisas que você não poderá fazer.
O cidadão não irá conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade; trabalhar e receber em serviço público, autárquico ou paraestatal.
Se, caso você, não estiver em dia com a justiça eleitoral, consequentemente não terá como renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Cumprir com suas obrigações perante a justiça eleitoral garante que você tenha todos os seus direitos como cidadão garantido e evita problemas futuros.
Não durma no ponto. Portanto em primeiro lugar, você deverá fazer o Agendamento título de eleitor marque seu horário.
COMO FAZER O AGENDAMENTO TÍTULO DE ELEITOR
Saiba que obter seu título de eleitor ou regularizar sua situação com a justiça eleitoral é muito mais simples do que você imagina.
Para renovar seu título de eleitor você pode agendar seu atendimento igualmente no site do tribunal Regional Eleitoral do seu estado tanto quanto no site do Poupatempo (no caso de São Paulo), mais perto de você.
No site do TRE do seu estado, ao digitar o CEP residencial, o eleitor é direcionado ao cartório da área que abrange seu endereço. Ali é só agendar data e horário para comparecer no cartório mais próximo.
Mas caso prefira o Poupatempo, o procedimento é o mesmo. Basta ir ao site do Poupatempo mais perto de você e agendar.
Depois é só comparecer no dia e na hora marcados com os documentos necessários.
Nos tempos de Pandemia foi liberado o acesso para fazer todos os tramites para transferencia atualização de dados, pela internet, através do Formulário Título NET, mas somente até Maio/2020.
Para verificar o se o seu requerimento já foi visto e analisado, siga o link acima.
Você pode desmarcar caso não possa comparecer na data.
O não comparecimento sem aviso prévio pode gerar multa. Normalmente, a emissão do título de eleitor acontece poucos minutos após a solicitação.
Tanto a primeira quanto a segunda via do documento são gratuitas caso você esteja quite com a justiça eleitoral.
SAIBA QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A EMISSÃO DO TÍTULO
Agora que você já sabe como agendar e o que fazer para obter seu título, é importante que você compareça no dia do agendamento no cartório eleitoral mais próximo de você com os documentos certos.
Para emitir o título de eleitor, você irá precisar dos seguintes documentos:
- Cédula de identidade.
- Comprovante de quitação do serviço militar (no caso de cidadãos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos).
- Comprovante de residência (conta de luz, telefone, água etc.).
No caso de brasileiro naturalizado, os documentos são diferentes. Então para estas pessoas, os documentos são:
- Cédula de identidade – Nesta identidade deve conter o país onde nasceu, e o número da Portaria Ministerial que lhe confere a nacionalidade brasileira.
- Certificado de naturalização ou termo de opção constando a data de emissão.- Este documento pode ser digital.
- Comprovante de residência.
Tenha os documentos certos em mão e se dirija para o cartório eleitoral mais próximo. Garantir o seu direito ao voto é a melhor maneira de exercer sua cidadania.
Caso nao esteja com seu RG em dia poderá fazer o agendamento no poupatempo, veja aqui.
Veja aqui em nosso outro artigo como fazer o CPF.