Como fazer RG? Passo a Passo

O primeiro documento emitido para o cidadão brasileiro é a Certidão de Nascimento. Entretanto, o que é considerado mais importante na identificação civil é o RG (Registro Geral), popularmente chamado de Carteira de Identidade. Neste artigo vamos mostrar como fazer RG – Passo a Passo. Que tal então conhecer?

Válido em todo território nacional, o RG pode ser tirado por brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado brasileiro. Além disso, ele é exigido em grande parte das atividades do dia a dia e para acesso aos serviços públicos.

A Secretaria de Segurança Pública de cada Estado é a responsável para emissão do documento. Sendo assim, é necessário procurar o prédio da Delegacia de Polícia Civil da sua cidade ou então da cidade mais próxima.

Em algumas regiões, a saber, o documento pode ser tirado em postos de atendimento como Poupatempo, Vapt Vupt, CIC (Centro de Integração da Cidadania), entre outros. Verifique essas opções em sua região.

Em relação à idade mínima, o documento RG pode ser tirado até para criança recém-nascida.

Como fazer RG
Quer emitir o RG? Então fique por dentro de nosso artigo?

Como fazer o RG – Passo a Passo

A princípio, você deve ficar por dentro dos documentos que são exigidos para tirar o RG.

Documentos necessários

  • Certidão de Nascimento original e 01 cópia simples. (Caso não possua a original, pode levar uma cópia autenticada). Documento obrigatório para solteiros.
  • Certidão de Casamento original e 01 cópia simples. (Caso não possua a original, pode levar uma cópia autenticada). A saber, este documento é obrigatório para:

-homens e mulheres casados ou viúvas que tenham alterado o sobrenome

-homens e mulheres que estejam legalmente divorciados com as averbações

-para quem é casado no exterior com casamento legalizado no Brasil.

  • 02 fotos originais 3×4 (para documento), colorida ou preto e branco.

Atenção: Em alguns Estados as fotos são tiradas na hora do atendimento.

  • CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. (Opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja inserido no RG).
Como fazer RG
Quer tirar RG de seu filho? Então veja o próximo tópico!

Como fazer o RG para menores de 16 anos – Passo a Passo

Para quem tem menos de 16 anos, é necessário comparecer ao posto de identificação com os documentos solicitados para tirar o RG.

A saber, a criança ou o adolescente deve estar acompanhado do responsável legal (pai ou a mãe, o tutor, guardião, bem como acompanhante autorizado pelo juízo da Infância e Juventude).

O responsável legal deve estar de posse do documento de identificação original.

Quanto custa para fazer o RG?

Essa é uma dúvida bem comum.

Salvo alguns Estados brasileiros onde a primeira via não tem custo, alguns podem cobrar uma taxa para emitir o documento.

Vai solicitar a 1ª via? Então não existe cobrança de taxa. Entretanto, há a possibilidade de receber o documento em casa. Optando por essa comodidade, é cobrado um valor de R$ 9,09.

Caso opte por receber o RG do bebê/criança em casa deve informar no momento que estiver sendo atendido.

Para emitir a 2ª via há um valor cobrado. De acordo com informações do site oficial do Poupatempo a taxa atualmente está em R$39,80 no caso de: perda, extravio, alteração de dados, bem como mau estado.

Agora se você foi roubado, poderá fazer um Boletim de Ocorrência no site da Polícia Federal. Dessa forma, apresentando o B.O no Poupatempo poderá assim obter a gratuidade.

Será gratuita também a emissão da 2ª via do RG para pessoas desempregadas há mais de um ano e que fizerem declaração de baixa renda.

No primeiro caso você pode apresentar sua Carteira de Trabalho para comprovar o desemprego. No segundo, a maioria dos Poupatempo oferecem um formulário para preencher, alegando baixa renda.

Como fazer RG
Foi furtado, roubado ou quer atualizar seu RG? Então veja o tópico abaixo!

Segunda via do RG – Passo a Passo

A saber, a segunda via da Carteira de Identidade (RG) pode ser solicitada em determinados casos. Por exemplo:

  • Alteração do nome civil após casamento, separação ou divórcio;
  • Atualização de foto;
  • Documento danificado;
  • Extravio ou perda;
  • Furto ou Roubo.

Os documentos para segunda via são os seguintes:

  • 1 fotografia 3×4 colorida ou preto e branco, de frente, bem como recente;
  • RG original (não é obrigatório e não será retida).
  • Certidão de Nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis, assim como em bom estado de conservação.
  • Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). O original, bem como a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação. Obrigatório para mulheres casadas e viúvas. Averbada, para divorciadas ou separadas consensualmente.
Como fazer RG

O que fazer em caso de roubo ou extravio do RG?

Em caso de perda ou roubo, a saber, você deve comparecer na delegacia de polícia mais próxima e então registrar um boletim de ocorrência.

Entretanto, caso o documento tenha sido furtado, de acordo com os especialistas, pode-se registrar um boletim eletrônico da ocorrência via Delegacia Eletrônica.

Não deixe de registrar o ocorrido. Afinal, é muito importante para exercer sua cidadania, bem como pode evitar que outras pessoas façam dívidas ou cometam outro tipo de crime em seu nome.

Como tirar o RG do bebê e da criança?

Como citamos anteriormente, cada Estado tem sua forma de agendamento.

Em São Paulo, por exemplo, o cidadão precisa agendar a ida ao Poupatempo. O agendamento pode ser realizado via Aplicativo SP Serviços que está disponível nas plataformas Android, bem como iOS, diretamente no site ou agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo)

Diferente de outros casos, nesta situação, a foto do RG do bebê ou criança será tirada na unidade do Poupatempo e necessita seguir algumas regras. Por exemplo:

  • Procure não vestir a criança ou bebê com roupas claras.
  • Adereços de cabeça são permitidos desde que, não impeçam a visualização dos cabelos e rosto.
  • Caso a criança seja deficiente visual é permitido o uso de óculos escuros; mediante apresentação do Laudo Médico.
  • Turbante, lenço, touca, boina, véu estão liberados em caso de tratamento médico ou de cunho religioso. Mediante apresentação do laudo e ou comprovante da Entidade Religiosa.
    Documentos necessários
  • O protocolo de agendamento no Poupatempo (no caso para São Paulo). Geralmente o protocolo é enviado via SMS ou e-mail.
  • Documento da mãe original e cópia
  • Número de Inscrição no CPF (se tiver)
  • Certidão de Casamento original e cópia simples (Em casa dos responsáveis serem casados).
Como fazer RG

RG para viajar pelo Mercosul

Sabia que você pode viajar pelos países do Mercosul apenas com RG (Carteira de identidade)? É isso mesmo!

Esqueça o passaporte e visto! A saber, para viajar pelos países do Mercosul você precisa apenas do RG (Carteira de identidade). Somente com o RG você pode entrar nos seguintes países do Mercosul:

  • Argentina
  • Brasil
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Venezuela

Assim como nos países associados:

  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Peru

Entretanto, isso só é possível conforme for o estado de seu RG. Caso ele esteja em perfeita conservação, bem como com uma foto atualizada e a data de expedição dentro dos últimos dez anos você não terá problemas!

A saber, essa facilidade existe de 2008 e foi criada com objetivo de favorecer a integração regional entre os países.

Amigo leitor, esperamos ter esclarecido algumas dúvidas de como fazer RG – Passo a Passo, assim como outros tópicos sobre a carteira de identidade.

Caso tenha alguma dúvida, pode deixá-la na parte destinada aos comentários. Até uma próxima!


Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como fazer RG? Passo a Passo"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.