Carteira para Bitcoin e Outras Criptomoedas: Entenda Sobre Moedas Virtuais

Você sabia que existe carteira para bitcoin e outras criptomoedas? Pois é! Bem como usamos uma carteira física para armazenar nosso dinheiro também físico, podemos apostar em um modelo virtual para guardar nossas moedas online.

A funcionalidade da carteira para bitcoin é básica. Ela pode ser usada por qualquer usuário que invista nesse recurso e que deseja garantir um lugar viável para por uma certa quantia.

O valor armazenado nesta carteira online poderá ser retirado quando o dono bem entender. Do mesmo modo, estará à disposição para transações financeiras de praxe, como transferências, mas nesse caso entre carteiras de criptomoedas. Essas ações são realizadas a partir da rede Blockchain.

Se você se interessa pelo assunto, já é um usuário de moedas virtuais ou deseja saber mais, continue neste artigo. Vamos lhe explicar como funcionam e quais são as carteiras de bitcoins mais recomendadas segundo os especialistas.

Carteira para Bitcoin e Outras Criptomoedas: Entenda Sobre Moedas Virtuais

As moedas virtuais estão na moda atualmente. Mas não é por menos, afinal, desde que foram criadas em 2009 pelo programador japonês Satoshi Nakamoto, vem mostrando potencial de crescimento.

Para se ter uma ideia de sua popularidade, o início do ano de 2018 o Brasil registrou mais de 1,4 milhões de cadastros nas casas de câmbio de bitcoin do país.

carteira para bitcoin

Carteiras para bitcoins e outras criptomoedas permitem transações

Mas apesar de estar em alta, a Bolsa de Valores ainda não enxerga a criptomoeda com bons olhos. A entidade sugere que esse recurso gera o risco de uma bolha, bem como de pirâmide financeira.

Portanto, vale a pena pesquisar bastante e se assegurar de que está investindo nos lugares certos e utilizando as melhores ferramentas. A saber também, deve-se ficar por dentro das principais particularidades dessa modalidade que é desconhecida de muita gente.

Vamos abordar alguns tópicos relacionados às carteira de bitcoins para que você entenda melhor.

Como funciona a carteira para bitcoin

Primeiramente, é preciso saber como é o mecanismo de uma carteira para bitcoin. Se ela é digital, afinal, onde devemos hospedá-las de forma segura? Quais são as recomendações?


A saber, as carteiras para bitcoins são hospedadas nos servidores da empresa responsável. Elas podem ser totalmente online ou instaladas no desktop, bem como no telefone celular.

De uma forma ou de outra será preciso fazer o registro com dados pessoais, criar um usuário e uma senha. Assim que isso for feito será gerado um endereço de Bitcoin para fazer a transação que desejar. Vale lembrar que você pode criar mais endereços sempre que precisar, uma vez que para cada ação será preciso obter um novo para ter mais segurança.

Esse endereço gerado pode ser compartilhado com um amigo ou uma empresa, por exemplo, para receber ou realizar pagamentos. Fazendo uma transação, esse endereço em questão será descartado, e na próxima que você for fazer, será gerado outro.

Importante saber que uma carteira de bitcoin é composta por duas “chaves”. Uma é a chave pública, que ajudará as outras pessoas a lhe enviarem bitcoins. A outra é a chave privada, a qual você usará para enviar bitcoins a outras pessoas.

Combinando a chave pública e a chave privada a transação de criptomoedas torna-se possível.

Como as carteiras calculam os bitcoins

A rede bitcoin deposita sua confiança na chamada cadeia de blocos, que é uma espécie de livro de registro de contabilidade público, bem como compartilhado. Dessa forma, todas as transações que você fizer utilizando a carteira para bitcoin serão incluídas nessa tal cadeia.

A partir dela sua carteira vai calcular o saldo que você tem disponível, além de fazer uma verificação prévia de suas criptomoedas antes de realizar transações diversas. Ou seja, vão analisar se elas são realmente propriedade de quem está gastando.

A saber, a cadeia de blocos é considerada íntegra, além de ser organizada em ordem cronológica. Todas as informações mantidas nela são protegidas por criptografia.

Saiba tudo sobre carteiras para bitcoins

Saiba tudo sobre carteiras para bitcoins

Transações com sua carteira de bitcoin

Como falamos antes, você pode realizar transações a partir de sua carteira para bitcoin. A principal e mais realizada é a transferência de valores entre carteiras.

Essas carteiras mantêm um dado secreto chamado chave privada ou semente, utilizado para assinar as transações. Essa chave privada fornece uma prova aritmética para provar que é o dono da carteira que está realizando a transferência.

A assinatura gerada pela chave privada evita também que a transação seja acessada por terceiros após finalizada. O mais comum é que as transações possam ser confirmadas pela rede nos primeiros 10 minutos. Essa formação é feita através do processo chamado mineração.

A importância da mineração

Para quem não sabe, a mineração é um sistema que tem o objetivo de confirmar as transações e encaminhá-las para o block chain. Esse processo é importante, pois protege a neutralidade da rede e permite a conexão harmônica entre os computadores que participam das transações de criptomoedas.

As transações são checadas quando incluídas em um bloco e verificadas pela rede por meio de regras criptográficas. Esse conjunto de normas previne que blocos antigos sejam modificados, evitando a invalidação dos blocos posteriores.

Outra característica da mineração é que nela é criado um mecanismo tal qual uma loteria. Isso dificulta a criação de novos blocos pelas mesmas pessoas, evitando a adulteração das próprias transações.

Escolha um tipo de carteira para bitcoins e outras criptomoedas

Escolha um tipo de carteira para bitcoins e outras criptomoedas

Tipos de carteira para Bitcoin

Quer conhecer os tipos de carteira para bitcoin ou está em dúvida sobre qual escolher? Selecionamos os mais utilizados e os elencamos abaixo para você saber mais. Confira:

Carteiras Móveis (para Celular e Tablet)

As carteiras móveis oferecem uma grande comodidade, afinal, elas podem ser carregadas para qualquer lugar. Lembrando que você deve guardar nelas somente o dinheiro que irá transacionar, não é uma boa fazer dela um cofre.

Exemplo de carteira para bitcoin móvel:

MyCellium – é uma boa carteira móvel para bitcoins, considerada a mais segura dessa modalidade no mundo todo. Para deixá-la mais eficiente, é bacana efetuar o backup periodicamente.

Carteiras de Desktop

Essas carteiras podem ser usadas em computadores com Windows, Linux, Mac ou a algum outro sistema operacional.

Vale lembrar que as carteiras desktop são classificadas como Hot Wallets, que são conectadas à internet e por isso podem ser mais inseguras, afinal, correm risco de invasão por hackers. Mas ao mesmo tempo têm a vantagem das criptomoedas estarem sempre à mão para transferências.

Exemplo de carteira para bitcoin desktop:

Bitcoin Core – essa é a carteira para bitcoin original e completa. Portanto, é a mais recomendada para quem procura segurança, privacidade e estabilidade. Você deve baixá-la em seu computador para utilizá-la, lembrando que pode requisitar bastante memória e espaço no HD.

Carteiras Hardware

São os modelos mais caros. Mas há um motivo especial para isso: são as carteiras mais recomendadas pelos especialistas por serem de alta segurança. Como o nome sugere, é um dispositivo físico, bem como um pen drive.

Diferente das carteiras online / móveis, a carteira hardware é ótima para quem precisa armazenar bastante dinheiro com determinada frequência. De acordo com os usuários experientes, ela une praticidades das carteiras online à segurança das offline.

Exemplo de carteira para bitcoin hardware:

Trezor – essa carteira proporciona um alto nível de segurança e ainda oferece muita utilidade para o dia a dia. Esse modelo é capaz de assinar transações quando é conectado a um aparelho online.

Modelos de carteiras para bitcoins hardware

Modelos de carteiras para bitcoins hardware

Carteiras Online

Como o próprio nome propõe, essa é uma carteira totalmente online, que pode ser acessada e gerenciada sem baixar nenhum programa no computador ou smartphone. A carteira online é a mais versátil pois pode ser acessada de vários dispositivos.

Segundo especialistas, elas não são recomendadas para armazenar uma grande quantidade de dinheiro. Tome cuidado também com o navegador, bem como o dispositivo que irá utilizar.

Exemplo de carteira para bitcoin online:

Xapo – é uma boa carteira online para usar no dia-a-dia, uma vez que você pode até ter um cartão de débito da marca para comprar nos milhões de estabelecimentos comerciais cadastrados, bem como sacar em caixas eletrônicos. Além disso, ela tem a segurança de um cofre de armazenamento cold storage.

Carteiras em Papel

Chamadas também de PaperWallet, as carteiras de papel são bastante populares. Trata-se de um documento que contém as cópias das chaves que compõem sua carteira. Geralmente, há QR codes para que você consiga adicionar as chaves no app de seu celular e realizar a transação necessária.

Exemplo de carteira para bitcoin de papel:

Bitadress.org – após criar sua carteira online, você também poderá imprimir a versão em papel.


O que achou de nosso post sobre carteira para bitcoin? Uma dica: acesse o site bitcoin.org, na aba “resources” há o diretório “wallets”, onde você encontra diversas carteiras digitais para download.

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Carteira para Bitcoin e Outras Criptomoedas: Entenda Sobre Moedas Virtuais"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*