As comidas para diabéticos devem ser ausentes ou ter baixos níveis de açúcar. Afinal, a pessoa não pode ter elevadas quantidades de glicoses circulando pelo sangue.
Os chamados diabéticos são acometidos pela Diabetes Mellitus, doença que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue, ou seja, sofrem com hiperglicemia.
Tipos de diabetes
Em alguns casos, o descompasso da glicose do sangue ocorre por conta de defeitos na secreção, que não é processada da forma correta. Quando é isso, segundo especialistas, a pessoa é diagnosticada com “diabetes tipo 2”.
Consegue-se controlar o diabetes tipo 2 com o uso de medicamentos específicos, alimentação balanceada e uma rotina saudável de modo geral.
Já o paciente com “diabetes tipo 1” apresenta um quadro diferente. Trata-se de uma doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

O tratamento para diabetes tipo 1 é a aplicação de insulina intravenosa diariamente para repor o que o corpo não tem condições de fazer sozinho. Além disso, é preciso evitar ingerir açúcar, assim como os que têm diabetes tipo 2.
Também podemos citar os casos de diabetes gestacional, que ocorre em mulheres grávidas, mas que pode não perdurar após o parto se ela se cuidar. Bem como de pré-diabetes, quando o grau de açúcar no sangue está alto, mas não a ponto de causar diabetes tipo 2, de fato.
Ou seja, em qualquer tipo é preciso investir em comidas para diabéticos como forma de controlar a doença e prevenir consequências de variados níveis.
Dieta com comidas para diabéticos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há 12 milhões de diabéticos no Brasil.
Como é uma doença crônica, não é possível curá-la, mas sim tratá-la. Sendo assim, ao ser diagnosticado com o tipo 1 ou tipo 2 é preciso adotar um novo estilo de vida, prestando atenção principalmente na alimentação.
A dieta com comidas para diabéticos deve ser determinada por um especialista, podendo ser um nutricionista ou endocrinologista.

O mais comum é que esse cardápio apresente os seguintes itens:
Legumes e verduras
Aposte em grande variedade de legumes e verduras para as refeições de todos os dias. Ambas as classes de alimentos dão um show no quesito nutrientes, oferecendo boa quantidade de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Grãos integrais
Os grãos contribuem no controle dos níveis de glicemia dos diabéticos. Podemos citar, por exemplo, a quinoa, chia, linhaça, entre outros, para você incluir na dieta junto a saladas, sucos e receitas variadas.
Lembrado que também vão ajudar você a ter menos fome entre uma refeição e outra, pois garantem muita saciedade.
Gorduras boas
Uma dieta totalmente sem gordura não é benéfica à saúde. Porém, é preciso saber escolher os alimentos com as conhecidas “gorduras boas”. Podemos citar, por exemplo, os peixes de águas profundas, como o salmão e atum. Além de oleaginosas, abacate, óleo de coco.

Batata doce
É um tubérculo com baixo teor glicêmico, diferente da batata inglesa (branca). Quando absorvida pelo organismo, seu carboidrato se dissipa lentamente.
Maçã
Uma das frutas mais recomendadas para controlar a diabetes é a mação. Tal fruta concentra em sua casca boas doses de pectina, fibra super importante deixar os níveis de glicemia bem “calminhos”.
Leguminosas
Feijão (carioca, preto e demais variações), lentilha, grão-de-bico, entre outras leguminosas, são essenciais para controlar os níveis de glicose no sangue. Além do ferro, oferece ao organismo fibras, proteínas e antioxidantes.
Canela
Segundo especialistas, a canela é uma aliada dos diabéticos, pois aumenta a sensibilidade à insulina. Outra boa notícia é que essa especiaria pode ajudar a combater o colesterol ruim (LDL), que muitas vezes surge juntamente com a diabetes. Use-a em bolos, panquecas, no café, com frutas…

Aveia
Não poderíamos deixar de citar a aveia nessa lista de comidas para diabéticos. É riquíssima em fibras, inclusive na beta-glucana, responsável por aumentar a sensibilidade à insulina, evitando assim os picos de açúcar no sangue. Pode usar a aveia em sucos, vitaminas, saladas de frutas, bolos, tortas, etc.
Onde encontrar comidas para diabéticos?
Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre o melhor local para encontrar comidas para diabéticos. Afinal, não é em todo mercado que existem produtos sem açúcar e que são voltados para o controle da doença.
É um fato que tem crescido essa seção em grandes supermercados, como o Carrefour ou Extra, por exemplo. Na internet também há uma infinidade de opções.
Bom, tudo depende de uma boa procura. Mas para lhe ajudar nesse sentido, resolvemos fazer uma listinha com marcas conhecidas por serem especializadas nesse tipo de produto. Dê uma olhadinha:
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas sobre comidas para diabéticos, lojas e informações. Volte mais vezes para conferir outras novidades, até uma próxima!
Leave a comment