Como Conseguir um Visto?

Como conseguir um visto? Se você está se perguntando isso é porque tem planejado uma viagem para algum país do exterior.

A saber, o visto pode ser solicitado por diversos países, seja para passar alguns dias, a trabalho ou em férias, trabalhar, estudar ou morar fixamente. Para os Estados Unidos, por exemplo, há a necessidade do visto americano até mesmo para fazer voos que fazem escala por lá.

Se você quer informações seguras a respeito desse assunto, fique com a gente. Nesse artigo vamos responder dúvidas recorrentes para que você possa fazer sua viagem / mudança sem ter dores de cabeça. Vamos lá?

Como tirar um visto de forma eficiente?

Como tirar um visto de forma eficiente?

Como Conseguir um Visto?

Muita gente busca informações sobre como conseguir um visto, afinal, é um dos documentos mais importantes para entrar em diversos países sem se preocupar com as leis locais.

No entanto, sabe-se que não é um processo muito simples, há várias etapas, o que pode assustar um pouco o interessado em viajar e/ou morar em outro país.

Conheça os principais tópicos.

Primeiramente, é bacana compreender o que é, de fato, um visto

Bom, o visto nada mais é do que um documento exigido por alguns países (há aqueles que não fazem essa exigência). Sua expedição é importante, de acordo com a lei de cada nação, pois significa a permissão à pessoa ára entrar no território por um certo período e para diversas finalidades.

De modo geral, os vistos emitidos pelos consulados dos países no Brasil são anexados no passaporte de quem irá viajar.

A falta do visto em um país que o exige pode incorrer em deportação

O visto surge como um documento essencial para a permanência legal de uma pessoa em um país que o exige.


Dessa forma, é importantíssimo entender que, caso você entre, por exemplo, nos Estados Unidos ou em Portugal, sem o visto devidamente válido as autoridades do país em questão podem pedir a sua deportação para o Brasil.

Isto é, você se torna automaticamente um imigrante ilegal. Geralmente, quando ocorre a deportação, é destacada uma proibição de entrada naquele país para sempre ou, pelo menos, por um período.

Muitos países do mundo exigem que o visitante tire um visto

Muitos países do mundo exigem que o visitante tenha visto junto ao passaporte

Visto para os Estados Unidos

O visto para os Estados Unidos é o mais procurado, tendo em vista que o país norte-americano é um destino que oferece inúmeros atrativos. Desde lazer, como os parques da Disney até educação, por conta das melhores universidades do mundo.

No ano de 2012 entrou em vigor o novo sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos. Essa mudança era esperada pelos brasileiros, pois muito se falava em um processo mais rápido e econômico. Para quem mora nas capitais realmente a transformação foi excelente. Mas quem reside no interior precisa viajar para as capitais para resolveu todos os trâmites.

Veja o passo a passo para conseguir um visto nos EUA:

1 – Preencha o formulário DS-160

Primeiramente, você deve preencher o formulário DS-160 através do seguinte site https://ceac.state.gov/genniv/.

Todas as informações solicitadas devem ser preenchidas em inglês, tomando o cuidado para não colocar dados antigos, desatualizados nem errados. A saber, caso haja inconsistência nesse preenchimento, você pode ter que refazer tudo.

2 – Pague a taxa

Logo após preencher o formulário você deve pagar a taxa referente ao tipo de visto solicitado.

Por exemplo: para vistos de visitantes que não exigem petição a taxa de solicitação (MRV) é de US$ 160 – nesta página você pode conferir os demais tipos e respectivos valores.

A boa notícia é que você pode pagar essa taxa de diversas maneiras:

  • Cartão de crédito pelo site ou telefone
  • Em dinheiro nas agências Citibank
  • Boleto bancário
Anote todas as etapas para tirar um visto norte-americano

Anote todas as etapas para tirar um visto norte-americano

3 – Agende sua entrevista

Depois da confirmação do pagamento taxa (demora aproximadamente 2 dias úteis), você deve agendar as entrevistas.

Para isso, você deve ter em mãos o número denominado “nosso número” que está no boleto do DS-160, bem como o recibo de pagamento da taxa MRV. Faça esse agendamento por meio do site http://brazil.usvisa-info.com.

Primeiro, você precisa se cadastrar com seus dados e também escolher a forma de entrega do passaporte.

Lá terá uma agenda de disponibilidade para ocorrer a entrevista, que vai variar de acordo com o local que você escolher. Primeiro você marca entrevista no consulado e logo após a data para coletar foto e impressões digitais nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).

Essa é a ordem de agendamento, porém, a coleta de dados será realizada antes da entrevista – você verá a seguir.

4 – Colete dados em um CASV

De acordo com a data que você agendar, é preciso comparecer a um CASV. Lá você coletará dados biométricos (impressões digitais, bem como foto). Não se esqueça de levar seu passaporte.

Atenção: pessoas com mais de 66 anos e menores de 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Para continuar nesse processo para conseguir um visto americano, quem se enquadra nessas faixas etárias precisa entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

5 – Vá à entrevista

A entrevista ocorre na embaixada ou em algum dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, a hora de agendar você saberá ao certo onde será a sua.

Você deve apresentar seu passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

A saber, essa é a etapa para conseguir um visto que mais gera dúvidas e temor nos interessados. Uma dica para você se dar bem nesse passo é responder as questões com calma e verdadeiramente. Você deve responder aquilo que incluiu no formulário, caso contrário, vão atestar inconsistência.

6 – Entrega do visto norte-americano

Atualmente, 96% dos pedidos por vistos de brasileiros são atendidos após essas etapas, caso não ocorram problemas.

Saiba quais países exigem o visto

Saiba quais países exigem o visto

Países que exigem Visto de brasileiros

Além dos Estados Unidos, outros países também exigem o visto de visitantes brasileiros, seja para lazer, trabalho ou estudos. Confira a lista completa de acordo com cada continente.

  • América do Norte

Canadá (além dos EUA)

  • América Central

Antígua e Barbuda, Belize, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Haiti, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas.

  • América do Sul

O ingresso é permitido em qualquer país com documento de identidade civil.

  • Europa

Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia, Chipre, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Malta, Moldávia, Romênia, Sérvia e Montenegro e Ucrânia exigem visto para ficar por mais de 90 dias.

  • África

Quase todos os países da África exigem o visto. Os que não pedem são: África do Sul, Namíbia, Tunísia, Marrocos.

  • Ásia

Na Ásia o visto é muito pedido também. Os países que não exigem são os seguintes: a Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Israel, Malásia, Macau, Tailândia, Turquia.

  • Oceania

Todos os países exigem o visto, com exceção da Nova Zelândia. Neste o visto é para permanência de mais de 90 dias.

E então, o que achou de nosso post sobre como tirar um visto? Esperamos que tenha gostado das dicas, do passo a passo e que consiga obter todos os documentos necessários para viajar. Até uma próxima!

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como Conseguir um Visto?"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*