Conhecer os melhores investimentos de renda fixa faz toda diferença para quem está começando a realizar aplicações financeiras no mercado e busca uma boa rentabilidade.
Isso porque, a renda fixa é uma modalidade de investimento que rende mais que a poupança, mas que tem toda a segurança que você precisa, com risco baixo.
Inclusive, uma característica bem marcante desse tipo de aplicação financeira é que no momento da contratação é possível prever o rendimento.
Logo, para te ajudar a escolher onde investir, separamos aqui alguns dos melhores investimentos de renda fixa. Confira!
Tesouro Direto
A primeira opção que surge na mente das pessoas quando se fala em renda fixa é o Tesouro Direto, pois ele é um investimento totalmente seguro. Afinal de contas, quem emite os papéis é o Tesouro Nacional.
Portanto, é como se você estivesse emprestando dinheiro para o governo, que usa os valores investidos para o pagamento das dívidas públicas.
Sendo assim, o risco é realmente baixo aqui, não é à toa que o governo é considerado o emissor mais seguro.
A negociação dos títulos é feita pelas corretoras, que funcionam como intermediadoras entre os papéis e os investidores, ou diretamente no site do Tesouro Direto.
Hoje a melhor opção é o Tesouro IPCA +, uma vez que a sua rentabilidade é sempre acima da inflação, com isso você não tem o risco de perder o seu poder de compra.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é um dos melhores investimentos da renda fixa hoje e funciona como um empréstimo que você realiza para os bancos em troca de rentabilidade.
Neste caso, as instituições financeiras usam o dinheiro aplicado no CDB pelos investidores para financiar os serviços que oferecem aos seus clientes.
Então, o que chama atenção neste investimento é que ele tem uma rentabilidade bastante atrativa, além de contar com a cobertura FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que dá um seguro de até R$ 250 mil para o valor aplicado.
Dessa maneira, é uma segurança a mais para situações de falências dos bancos ou qualquer outro problema que leve ao não pagamento do valor investido.
Dentre os CDBs disponíveis, o mais interessante é aquele com liquidez diária e que tenha no mínimo 100% de rentabilidade do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Em alguns bancos esse percentual pode ser acima de 110%.
LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Na categoria de melhores investimentos de renda fixa você ainda pode contar com LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
Estes títulos são emitidos por bancos privados e são utilizados para projetos no setor imobiliário e do agronegócio, por isso recebem esses nomes.
Um dos principais benefícios de investir em LCI e LCA é que são ativos isentos do Imposto de Renda para pessoa física. Logo, é uma taxa a menos a ser paga e mais rentabilidade líquida a se receber.
Além disso, assim como acontece com o CDB, as letras de crédito também contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
No entanto, é essencial que você se atente a liquidez neste investimento, pois algumas letras de crédito não permitem o resgate antecipado dos valores.
Dessa maneira, só é possível ter acesso ao dinheiro investido exatamente na data de vencimento, que varia de médio a longo prazo.
Debêntures
Finalizando a nossa lista de melhores investimentos de renda fixa, você tem ainda as debêntures, que são títulos de dívidas de empresas privadas.
Por isto, ao investir em uma debênture é como se você estivesse emprestando o seu dinheiro e pagando as dívidas daquela empresa ou instituição.
Com isto, você é remunerado com juros, que podem ser pós-fixados ou pré-fixados, ao final da data combinada.
Apesar de ser um investimento da renda fixa, esse é um tipo de ativo que tem um risco maior, já que as empresas que estão passando por dificuldades financeiras são as que mais oferecem debêntures.
Sem contar que elas não possuem a proteção do FGC, o que expõe ainda mais um risco de crédito e que muitos investidores preferem não correr.
No entanto, esse risco, por menor que seja, é interessante, pois faz com que as debêntures sejam um dos melhores investimentos da renda fixa em termos de rentabilidade.
Todavia, vale fazer uma avaliação precisa da empresa e da debênture antes de investir, exatamente para amenizar os possíveis riscos existentes.
Conclusão
Aqui você conferiu os melhores investimentos da renda fixa. Então, é só avaliar quais das opções melhor atende ao seu perfil de investidor e às suas necessidades no momento.
Para investidores com perfil disposto a correr maior risco, as debêntures são incríveis e trazem um maior retorno. Contudo, se o seu objetivo é investir com segurança e com risco baixo de perdas, as outras alternativas citadas acima são mais interessantes.
Veja mais artigos em mulherohomemdacasa.com.br.
Be the first to comment on "Melhores Investimentos de Renda Fixa – Veja os Principais"