Simulador Rescisão Contrato Trabalho Gratuito

Através do simulador rescisão contrato trabalho é possível saber qual será o valor que será recebido após a dispensa do emprego, não importando de quem tenha sido a vontade da demissão, do empregado ou da empresa.

Os valores a serem recebidos são chamados de verbas rescisórias e estão previstos na Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT). Logo, é um direito de todo profissional ter.

No entanto, esse é um momento de muita insegurança e medo quanto ao futuro, já que ele passa a ser incerto em cenário de demissão.

Sem contar que nem todo trabalhador sabe fazer o cálculo, por isso surge o simulador rescisão contrato trabalho. Portanto, é sobre isso que falaremos aqui hoje.

O que é e como funciona a rescisão do contrato de trabalho?

A rescisão do contratado nada mais é que a formalização do término da relação de trabalho. Logo, é o encerramento de uma relação trabalhista e pode ser iniciativa pelo emprego ou pelo empregador.

Contudo, existe vários tipos de rescisão do contrato, mas aqui vamos falar das principais, que são elas:

  • Demissão sem justa causa – o empregador decide pela demissão do trabalhador e não há um motivo específico;
  • Demissão por justa causa – acontece quando o funcionário comete algum tipo de erro considerado grave no ambiente de trabalho, como furtos, assédio moral, embriaguez, dentre outros;
  • Pedido de demissão – quando o empregado resolve se desligar da empresa, mesmo que não seja a vontade dela;
  • Demissão consensual – há um acordo entre o trabalhador e a empresa quanto ao encerramento do vínculo;
  • Rescisão indireta – acontece quando o funcionário nota que a empresa cometeu algum erro grave e que lhe impede de dar continuidade ao contrato, como o não pagamento do salário, por exemplo.

Assim, para que a demissão e a rescisão do contrato aconteçam, é feito o chamado TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho), documento que traz uma série de informações, como:

  • Data de admissão;
  • Data da demissão;
  • Tipo de contrato;
  • Verbas rescisórias e outras.

Como é feito o cálculo da rescisão do contrato?

O cálculo da rescisão do contrato é um pouco complexo, pois ele considera o tipo de demissão, se foi por justa causa, sem justa causa, consensual e outra.

A partir daí, é feito um cálculo financeiro, onde são definidos os valores referentes ao tempo de trabalho, os descontos a serem feitos e os reembolsos.

No caso da demissão sem justa causa, por exemplo, onde a empresa decide pela rescisão do contrato, o cálculo é feito com o salário brutos, sem que haja descontos previdenciários.

Neste cálculo, ainda são adicionadas informações importantes, como:

  • Valor dos dias trabalhados no mês;
  • Proporcional do 13° salário;
  • Eventuais valores de férias a serem recebidos;
  • FGTS;
  • Adicionais extras, como insalubridade, hora extra e valores por trabalho noturno, por exemplo.

Como usar o simulador rescisão contrato trabalho?

Faz muita diferença entender como o cálculo é feito, assim você tem a garantia de estar recebendo aquilo que lhe é de direito. No entanto, esse cálculo manualmente não é tão fácil.

Por isso, o melhor é usar o simulador rescisão contrato trabalho e a premissa dele é bem simples. Veja como usar:

Abra aqui a calculadora também pode ser pela Catho

  • Você deve inserir o valor do seu salário bruto na calculadora;
  • Então, informe a data de admissão e da demissão;
  • Dando continuidade, informe o motivo que levou a rescisão do contrato;
  • Se houve aviso prévio e como ele aconteceu;
  • Informe o número de dependentes;
  • Por fim, informe se há férias vencidas ou não e é só clicar em “calcular”.

Ao seguir esse passo a passo, ao final da calculadora exibe qual é o valor que você tem a receber. Assim, pegue o documento que a empresa forneceu com os valores e faça um comparativo.

Qual prazo de pagamento da rescisão do contrato de trabalho?

De acordo com a reforma trabalhista, a empresa precisa quitar todos os valores pendentes referentes a rescisão dentro de um prazo de 10 dias após o contrato ter sido encerrado.

No entanto, se o empregado não cumprir o combinado, ele deverá fazer o pagamento de uma multa para o profissional que, em regra, deve ser de um salário mínimo integral.

Por isso, entender como usar o simulador rescisão do contrato trabalho e conhecer os seus direitos é a melhor forma de se respaldar diante de uma situação tão delicada como a demissão.

Conclusão

O simulador rescisão contrato trabalho é muito importante, pois ele gera os valores relativos ao tempo de trabalho, bem como os descontos legais e os reembolsos a serem efetivados.

Logo, fazer uso dele é uma maneira de diminuir os erros, já que muitas vezes a empresa fornece informações erradas, que mudam o cálculo, e acabam gerando prejuízo para o trabalhador.

Portanto, todo cuidado é pouco e com o simulador de rescisão contrato trabalho é possível ter mais tranquilidade e certeza quanto os valores legais a serem recebidos.

Já viu como tirar sua carteira de trabalho digital, veja aqui.

1 Comment on "Simulador Rescisão Contrato Trabalho Gratuito"

  1. Muito bom!!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.