RG Digital – Veja Como Solicitar o Seu

A Carteira de Identidade. Agora também na versão RG Digital, certamente é um dos documentos mais utilizados por todos os cidadãos em qualquer idade. Pois possui as principais informações e a foto, fundamentais para a identificação.

Sendo assim, é extremamente importante manter o documento em bom estado de conservação e em local seguro. Portanto, se houver algum imprevisto e ser necessário emitir uma segunda via. Ainda assim, é possível requerer pelo ser próprio celular, baixando o aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil de São Paulo. E Também em totens de autoatendimento do Poupatempo. Distribuídos em diversas localidades do Estado.

RG Digital

A princípio, o pedido online da segunda via da Carteira de Identidade pode ser feito por qualquer pessoa acima de 16 anos. Então se você já possua um RG anterior emitido no Estado de São Paulo. Certamente, apenas, após agosto de 2014. O documento já conta com um QR Code. Que é a garantia de que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Sobretudo, é bom destacar que o RG não tem prazo de validade definido por lei. Mas embora algumas instituições solicitem o documento atual, como medida de segurança, para prevenir falcatruas.

RG Digital – Veja Como Solicitar o Seu

RG Digital
Foto Reproduçao: Blog do iphone

Sobretudo, se for ao Poupatempo, há totens pelo estabelecimentos. Contudo, o próprio cidadão realiza a validação biométrica e o pagamento da taxa de emissão. Ou seja, pode ser feito em cartão de débito bancário, durante a solicitação do documento. Nesse caso, o novo RG será enviado pelos Correios ao endereço do solicitante. No Estado de São Paulo, e mediante pagamento da postagem.

“Os equipamentos de autoatendimento estão disponíveis. Em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP. Por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para obter informações e endereços. É só acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção ‘Locais de Atendimento’.”

Portanto no aplicativo da Polícia Civil, a autenticação é feita pelo celular. Então o cidadão recebe as indicações para pagamento de taxa em seu e-mail de cadastro. Nesse caso, a retirada do documento ocorre após cinco dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a sua solicitação online.

RG Digital – Veja Como Solicitar o Seu – Passo a Passo

O app RG Digital SP está disponível para ser feito o download gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (IOS). Então, com essa tecnologia de reconhecimento facial, ele permite ainda que a identidade virtual seja baixada e armazenada no aparelho celular. Siga as etapas abaixo:

1. Baixe o aplicativo RG Digital SP no Android ou no iPhone (iOS). No primeiro acesso, dê a permissão para o envio de notificações e toque em “Adicionar RG”;

2. Agora, insira o número do RG, e inclusive o dígito identificador. E toque em “Solicitar”. Agora, siga sequência, e aceite os termos de uso e a política de privacidade do aplicativo;

3. Clique em “Iniciar reconhecimento” para realizar a verificação biométrica. Siga as orientações do app quanto à aproximação e ao distanciamento facial da câmera. Escolha um local com iluminação apropriada para facilitar o reconhecimento;

4. Depois de enviar os dados da face. Crie uma senha numérica de quatro dígitos e repita o processo no campo abaixo. Certamente, é possível também habilitar o leitor de impressão digital para evitar digitar a senha nos próximos acessos;

5. Por fim, toque em visualizar RG para ter acesso ao documento adicionado no celular. O documento também poderá ser acessado a partir da tela inicial, na opção “Minha carteira”.

Primeira Via do RG

No caso da primeira via do RG. O cidadão precisa comparecer presencialmente em um posto de atendimento. Para conferência da documentação original. Como a Certidão de Nascimento ou Casamento, e realizar a primeira coleta das impressões digitais, foto e assinatura. Para isso, antes é necessário agendar nas plataformas digitais do Poupatempo.

Devido a pandemia. Estão trabalhando com a capacidade de atendimento reduzida seguindo as normas da OMS. Então, estão pedindo que os cidadãos avaliem a necessidade de se deslocarem aos postos neste momento. Para que possam priorizar quem tem urgência na solicitação de serviços públicos. Lembrando que pelo portal e aplicativo, o Poupatempo já oferece os atendimentos mais solicitados no programa.

Outros serviços on-line

Certamente, desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo de São Paulo investiu em tecnologias. Para facilitar e manter os atendimentos ao cidadão. Além disso, atualmente, a plataforma do Poupatempo oferece mais de 130 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Existem varias opções oferecidas nas plataformas digitais. Como, renovação, segunda via e CNH definitiva, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisa de débitos e restrições de veículos, transferência, Licenciamento (CRLV-e), consulta de IPVA, serviços eleitorais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho. Veja também serviços do DETRAN no poupa tempo.

Como solicitar a renovação do RG

1.Antes de tudo, abra o app, escolha a opção “Segunda via do RG” e insira o número do documento, incluindo o dígito verificador;

2. Além disso, informe um e-mail de contato. Em seguida, escolha o local de retirada do RG. Certifique-se do endereço antes de confirmar, já que, após a solicitação, não será possível alterar o posto de retirada escolhido;

3. Logo, toque em “Iniciar reconhecimento” para fazer a verificação biométrica e siga as instruções do aplicativo;

4. Por fim, feito o cadastro da face, o aplicativo exibirá uma tela de confirmação com os dados do solicitante e o local de retirada do documento. Enfim, o usuário também receberá um e-mail com as instruções para emitir a guia para pagamento (DARE) da taxa de segunda via do RG, que tem preço de R$ 41,42.

Be the first to comment on "RG Digital – Veja Como Solicitar o Seu"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.