O poupatempo é uma plataforma muito utilizada pelos cidadãos da grande São Paulo e adjacências no estado.
A razão disso é até redundante: poupar tempo.
A plataforma que surgiu em 1997 e se popularizou em meados de 2000, já ajudou milhares de brasileiros no decorrer de sua história.
De um jeito bem prático e simples, problemas do dia a dia são solucionados.
Consequentemente cada vez mais o atendimento presencial perde sua força.
De fato o objetivo sempre foi esse: não lotar mais do que o suficiente as unidades presenciais.
Afinal, ninguém gosta de filas e muito menos de esperar.
Conheça o PoupaTempo
O Poupatempo é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.
A ideia é diminuir ainda mais o fluxo de pessoas nas unidades presenciais.
Dado o grande número de residentes no Estado, era bem o esperado, principalmente no início.
Protocolos burocráticos foram simplificados e a demora bastante reduzida.
Mas, apesar da facilidade, alguns processos ainda requerem atendimento presencial.
Por isso, é importante se informar a respeito do seu problema, antes de apelar pro online.
Como funciona?
O Poupatempo surgiu da união de diversos órgãos governamentais.
Objetivo é só um: desafogar unidades e flexibilizar o atendimento.
Sendo assim, vale a pena dar uma olhadinha no site antes de sair de casa.
Seus serviços não se resumem ao Detran ou ao Cartório.
Eles estendem-se também à área de Educação, Procon, Trabalho e Emprego, por exemplo.
Não só o site fica disponível, mas, também um aplicativo disponível para Android e iOS.
Mas, fique atento: alguns problemas podem ser resolvidos na mesma hora, outros não.
Para estes, em segundo plano, é necessário realizar um agendamento.
Nesse caso, ele poderá ser feito pelo site oficial online ou por uma página específica para esse fim.
Por isso, que tal ligar primeiro ou gastar um tempinho online?
A quais serviços é possível ter acesso?
De modo geral, o Poupatempo disponibiliza mais de 90 serviços diferentes de autoresolutividade.
Ou seja: por solicitação online, serviços que podem ser resolvidos no mesmo dia.
No entanto, alguns serviços não disponibilizam essa facilidade.
É aí que entra o atendimento presencial.
Para esses casos, é necessário agendar um dia e horário e levar toda a documentação requisitada.
Segundo as unidades, os serviços mais requisitados são:
- Carteira de Identidade (RG) – IIRDG;
- Solicitações para início do processo e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva;
- Primeira Habilitação;
- Licenciamento Anual de Veículo (CRLV);
- Atestado de Antecedentes Criminais de São Paulo (AAC) – IIRGD;
- Seguro desemprego na capital e em outros municípios do Estado de São Paulo; e
- Carteira de Trabalho e Previdência Social em São Paulo e outros municípios (CTPS);
Dá pra ver que grande maioria está relacionada ao Detran.
Entretanto, serviços diversos ligados ao Instituto de Identificação e Ministério do Trabalho também são frequentemente requisitados.
E não é só isso.
Outros serviços são tópicos interessantes e também podem ser resolvidos por lá, ligados à:
- Educação;
- Documentos Pessoais;
- Moradia;
- Água, esgoto e luz;
- Obras;
- Direitos do cidadão; e
- Saúde e Vigilância Sanitária;
Na dúvida, é só dar uma olhada na lista completa de serviços clicando aqui.
O Poupatempo distribui os serviços em grandes categorias, facilitando o acesso.
Mas, se você quiser, também pode conferir a lista geral por ordem alfabética clicando aqui.
Quais serviços estão disponíveis no Detran e no Poupatempo? Tem diferença?
No Detran, 21 categorias podem ser consultadas e requisitadas na plataforma online.
Mas, normalmente, elas partem de uma divisão em 3 grandes categorias:
Habilitação
- Agendamento;
- Renovação da CNH;
- Primeira Habilitação e ACC;
- Certidões e autenticidade da CNH;
- Pontos na CNH;
- CNH definitiva e segunda via;
- Consulta e atualização de cadastro;
- Direção no exterior;
- Suspensão e cassação de habilitação;
- Acompanhamento de serviços; e
- Solicitações para estacionamento em vagas especiais.
Veículos
- Documentos diversos;
- Pesquisas e certidões;
- Transferência de veículo;
- Mudança de endereço;
- Registro de 0km;
- Compra e venda;
- Certidões de veículo financiado ou quitado; e
- Certidões de veículo danificado ou recuperado;
Infrações
- Liberação de documento;
- Liberação de veículo;
- Defesas;
- Consulta de Multas; ou
- Solicitações de segunda via.
Dentro de cada aba, um serviço diferente fica disponível e uma nova lista aparece.
Apesar de muitos serviços serem concluídos pelo site, outros não têm essa facilidade.
Nesse caso, a plataforma pede que seja feita a solicitação.
Logo depois, fica pendando realizar um agendamento presencial, também online.
Para facilitar, não só o site fica disponível, mas, um aplicativo também (Android – iOS).
Pelo Poupatempo, o número de categorias sobe para 33, de acordo com uma parceria firmada com o órgão.
No total, são 6 solicitações diferentes na aba “Habilitação” e 27 na aba “Veículos”.
Alguns serviços no Poupatempo não estão disponíveis no site do Detran, então fica a dica da comparação.
Mas, em geral, grande parte pode se resolver online.
Como solicitar
Para ter acesso aos serviços, é necessário criar um login.
Esse login é o que vai te permitir acompanhar o processo e te identificar no Detran.
Direto pelo site do Detran, é só clicar no serviço desejado.
Uma janela vai se abrir e pedir login e senha, mas, logo ao lado existe uma função de “cadastre-se”, com seu CPF.
Concluído o processo, é só selecionar o serviço de novo e seguir os passos do site.
Pelo Poupatempo, o processo já é diferente.
Apesar de rápido e eficiente, também se faz necessário um cadastro.
Clique em “Meu Acesso”, depois em “Cadastre-se” no botão cinza da janela que vai se abrir.
Siga o passo a posso, confirme o e-mail e faça toda a solicitação pelo site.
Mas, se o objetivo mudar para um agendamento, não se preocupe.
É possível fazer o mesmo depois de criado o cadastro, mas, caso não tenha feito – por qualquer que seja o motivo – há outra alternativa.
Pelo AgendaSP, também é possível agendar uma consulta presencial online.
Para isso, você deverá seguir três passos:
- Cadastrar uma conta de e-mail válida;
- Clicar no link de confirmação e continuar o cadastro; e
- Escolher local, dia e horário para o atendimento.
Apesar de ser bem fácil, pode ficar complicado ao faltar atenção.
Se a AgendaSP for a escolha, não esqueça de conferir os serviços que ela disponibiliza.
Eles estarão em lista logo abaixo, depois de clicar no link.
Boa sorte!
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