Como consultar saldo no Cartão Cidadão – Veja o passo a passo

Você sabe como consultar saldo no Cartão Cidadão? Vamos te mostrar o passo a passo!

De certo você já ouviu falar do Cartão Cidadão, um cartão magnético oferecido pela Caixa Econômica Federal e que visa facilitar o recebimento dos benefícios. Além do nome do beneficiário, contém também dados como o PIS e é utilizado por todos os cidadãos inscritos em benefícios sociais.

Além do nome do beneficiário, contém também dados como o PIS e é utilizado por todos os cidadãos inscritos em benefícios sociais.

O Cartão Cidadão tem validade em todo território nacional. Com ele você pode consultar informações sobre saldo ou extrato do FGTS, saldo de cotas ou rendimentos do PIS entre outras funcionalidades.

No texto anterior sobre Cartão Cidadão falamos sobre: Quem tem direito ao cartão cidadão. Mas e como consultar saldo no Cartão Cidadão, você sabe?

De acordo com o site da Caixa Econômica Federal alguns serviços não necessitam a utilização do Cartão Cidadão e podem ser realizados diretamente via site, por exemplo:

  • Realizar consultas do rendimento
  • Saldo de cotas do PIS;
  • Extrato ou saldo do FGTS;
  • Abono Salarial
  • Seguro-Desemprego
Cartão Cidadão
Cartão Cidadão

Dito isso então vamos descobrir como consultar saldo no Cartão Cidadão?

Como consultar saldo no Cartão Cidadão

Antes de acessar a página de Serviços Sociais Caixa para consultar o saldo é importante que você tenha em mãos o número do seu NIS (PIS/PASEP). Além disso é preciso ter a senha de acesso para internet.

Não se preocupe se ainda não cadastrou a senha, aos acessar a página terá um campo chamado (Cadastrar Senha).

Feito isso preencha os campos com o número do NIS.

  • Insira a senha
  • Selecione a opção (Não sou um robô)
  • Confira o saldo do seu Cartão Cidadão.
  • Importante lembrar que a consulta é gratuita e você pode acessar sempre que desejar.

Consultar saldo por telefone

Além da facilidade de acesso via internet, a Caixa Econômica Federal possui um canal exclusivo para os beneficiários que procuram informações sobre Cartão Cidadão.

O Chat Caixa é exclusivo para cancelamentos, solicitações, reclamações e elogios. Assim como via internet, o serviço não tem cobrança de taxa e possui uma série de informações úteis para o cidadão.

O número é 0800-726-0207 e através desse número você consegue outras informações sobre FGTS, PIS, Bolsa Família e até resultado de loterias, assim como, de outros programas sociais e do Cartão Cidadão. O atendimento via telefone funciona de segunda a sexta, das 08h às 18h e sábado até meio-dia.

Cartão Cidadão quem tem direito

Como obter seu Cartão Cidadão

Você ainda não tem o Cartão Cidadão, mas possui algum benefício trabalhista ou social para receber?

Então solicite através do telefone 0800-726-0207 ou se preferir procure uma Agência da Caixa Econômica Federal mais próxima.

Para agilizar o atendimento é importante que tenha fácil o número do NIS e um dos seguintes documentos.

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira de Habilitação (Modelo novo)
  • CTPS (Carteira de Trabalho)
  • Certidão Civil (Nascimento ou Casamento)

Ah! Outros documentos podem ser solicitados caso o apresentado não seja considerado suficiente para identificação do cliente.

Na questão da comprovação de endereço considere um documento que contenha principalmente o CEP.

Logo após cadastro, o cartão será enviado para sua residência no endereço cadastrado e o prazo médio para chegada do cartão é de 15 dias úteis.

Como desbloquear seu Cartão Cidadão

É simples!

Ligue no atendimento da Caixa Econômica Federal no 0800-726-0207 e escolha a opção Desbloqueio do Cartão Cidadão e então responda algumas perguntas do atendente.

Isso é necessário para que realmente é você que está solicitando o desbloqueio.

Logo após confirmação dos dados, seu cartão será desbloqueado e assim você poderá usar normalmente no dia seguinte.

Leve um documento com foto para sacar o PIS
Tenha em mãos documento com foto para fazer o Cartão Cidadão (Foto: Reprodução / Veja)

Como criar senha para seu Cartão Cidadão

Entenda. Desbloqueio do cartão não é criação de senha. Depois que estiver com o cartão em mãos e com a senha você pode ter acesso ao pagamento em casas lotéricas, caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento e nas agências da CAIXA em todo território nacional.

Importante

A saber, a senha não pode ser cadastrada por telefone. Sendo assim, é necessário comparecer em uma lotérica, correspondente Caixa ou agência.

Senha do cartão pela internet

Você pode solicitar a senha do Cartão Cidadão na Internet sem precisar comparecer ao banco ou casa lotérica. A saber, a senha virtual e senha do cartão físico são senhas diferentes.

O cadastro da senha virtual pode ser realizado por você e para isso só precisa ter o cartão em mãos, a senha do cartão, o número do NIS.

De preferência, faça esse processo em um computador de sua confiança.

Encontrou problemas?

Apesar de toda facilidade, às vezes o atendimento via 0800 não é suficiente para atender nossas demandas.

Caso isso aconteça com você dirija-se até uma agência mais próxima de sua residência. Para facilitar o atendimento, não esqueça o RG ou outro documento com foto, comprovante de residência, bem como o número do seu NIS.

Cartão Cidadão Caixa

Perdeu? Saiba como tirar a segunda via do cartão cidadão

Em caso de perda do cartão você pode solicitar a segunda via do documento.

Esse pedido pode ser realizado por telefone através do número 0800-726-0207, bem como nas agências da Caixa Econômica Federal por todo território nacional.

Seja presencial ou via telefone é necessário ter em mãos os documentos do titular cadastrado como RG e número do CPF.

Para finalizar… recapitulando!

Esperamos ter ajudado esclarecer como consultar saldo no Cartão Cidadão, bem como outras dúvidas! Vamos só recapitular algumas informações.

  • Cartão Cidadão é um direito do trabalhador que atua de maneira formal no país. Ou seja, que trabalhe com carteira assinada e seu uso facilita nos recebimento dos benefícios.
  • Você pode pedir seu Cartão Cidadão através do telefone 0800-726-0207, bem como em qualquer agência da CAIXA.
  • Você tem direito ao Abono Salarial ou saque das cotas do PIS? Então pode solicitar seu Cartão Cidadão.
  • Sempre que precisar ir até uma agência ou usar o contato telefônico (0800) tenha em mãos o número NIS e documento, por exemplo o RG.
  • NIS – Número de Identificação Social é quando o cidadão começa fazer parte de um Programa Social (Bolsa Família, FGTS), inicia a vida como trabalhador no setor público ou privado, torna-se contribuinte do INSS, bem como emite sua carteira de trabalho.
  • PIS foi criado pelo Governo Federal e significa Programa de Integração Social. Muitos chamam de 14º salário. A saber, esse benefício é pago uma vez por ano pelo CAIXA-PIS.

Por fim: é essencial saber q NIS e NIS são nomenclaturas diferentes para o mesmo número social.

NIT – Número de Identificação do Trabalhador. O NIT equivale ao PIS/PASEP e recolhe o valor para o INSS, é o NIT que garante ao usuário acesso aos benefícios como Aposentadoria, Salário Família e Pensão, Maternidade.

Bom, descobriu como consultar saldo no Cartão Cidadão? Qualquer dúvida que tiver, não exite em mandar uma pergunta na sessão de comentários. Até uma próxima!


Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como consultar saldo no Cartão Cidadão – Veja o passo a passo"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.