Ícone do site Mulher o Homem da Casa

Como fazer CPF? Passo a Passo

Assim como o RG, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento obrigatório para o cidadão brasileiro maior de 16 anos. Mas, caso você ainda não o tenha, não se preocupe! Vamos explicar como fazer CPF – Passo a Passo.

Este documento é constituído de 11 dígitos e assim que o cadastro é realizado, o número é definitivo. Em caso de perda e haja necessidade da segunda via, o número permanece o mesmo.

A saber, o CPF é um documento emitido pela Receita Federal que gerencia esse banco de dados com informações cadastrais dos contribuintes. Até 2011, a Receita Federal emitia um cartão.

Mas desde então, apenas um papel é entregue ao cidadão e, além disso, o número consta também no RG de cada pessoa.

Foto: Secretaria da receita Federal, Secretaria Segurança Publica

Como fazer CPF – Passo a Passo

Existem algumas opções para você fazer o CPF.

Você pode acessar o site oficial da Receita Federal ou então comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal, assim como do Banco do Brasil.

Para fazer CPF – Via Internet

No site da Receita Federal você consegue tirar seu CPF através deste link oficial.

Logo após você deve seguir estes passos:

1 – Preencha o formulário com as informações solicitadas, assim como seu atual endereço.

2 – Confira se as informações estão corretas e, enfim, clique em enviar.
Importante: Para maiores de 18 anos é obrigatório ter o número do título de eleitor.

3 – Entenda, de acordo com o site da Receita Federal, o número de inscrição no CPF é gerado ao final da conclusão de atendimento.

4 – Em tempos de pandemia veja aqui os serviços disponíveis.

Para ter acesso ao andamento de sua solicitação, bem como conseguir imprimir o comprovante de inscrição, você precisará preencher os seguintes campos:

Veja imagens para entender melhor essa parte:


Como fazer o CPF de forma presencial – Passo a Passo

Quem optar por um atendimento presencial tem as seguintes opções: Agências dos Correios, Caixa Econômica Federal, bem como Banco do Brasil.

Lembrando que o atendimento é feito no horário comercial e de segunda à sexta-feira com determinados documentos de acordo com cada grupo.

1 – Para maiores de 18 anos

2 – Para menores com 16 ou 17 anos

3 – Para menores de 16 anos (Tutelados, curatelados e outras pessoas sujeitas à guarda judicial)

Quando a inscrição for solicitada mediante procurador do interessado:

Os documentos necessários devem ser originais ou cópias autenticadas

Quanto custa para fazer CPF?

No caso de optar por realizar a inscrição através do site da Receita Federal, o serviço é gratuito. Entretanto, o cadastro realizado via Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, bem como agência dos Correios, é realizado mediante uma taxa máxima de R$ 7,00.

Além disso, há a possibilidade do serviço gratuito por meio de entidades públicas conveniadas com a Receita Federal de seu Estado. Veja detalhes neste link.

Importante:

Apesar de ser um documento obrigatório, a saber, o CPF não é válido como documento de identificação. Isso porque, não contém assinatura, bem como alguma foto.

Para ter validade é necessário estar acompanhado de outro documento de identificação, por exemplo:

Além disso, o CPF é necessário para abertura de conta em banco, crediário em lojas, cadastro em sites, inscrição em concursos, entre outros.

Situação cadastral de seu CPF

Consulte sua Situação Cadastral!

Quando realizar a pesquisa de Situação Cadastral, a saber, você pode encontrar termos. Entenda:

Regular: não existem pendências no cadastro do contribuinte.
Pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.
Suspensa: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
Cancelada: o CPF foi cancelado por encontrar variedades, onde a decisão administrativa ou judicial, achou ser necessário.
Titular falecido: quando for incluído o ano de óbito
Nula: quando é constatado falsificação na inscrição e o CPF foi dado como nulo.

Aplicativo Pessoa Física

Caso possua aparelho celular com sistema Android e iOS você pode baixar o aplicativo APP Pessoa Física e ter acessos diversos serviços. Por exemplo:

Para facilitar, tenha o CPF no RG

A saber, com o fim do cartão do CPF, existe a possibilidade de inclusão do número do CPF no RG. Para isso, compareça então em qualquer posto de atendimento ao cidadão mais próximo de sua casa e solicite a inclusão no ato da emissão de sua carteira de identidade.

Além do CPF, você pode solicitar que o número do PIS conste também em seu RG. Como todos são de validade nacional, o serviço facilita sua vida.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Caso tenha alguma dúvida, pode nos deixar abaixo na parte destinada aos comentários. Até uma próxima!

Sair da versão mobile