Rastreamento de Objetos dos Correios

Esperar uma encomenda ou correspondência às vezes é um teste de paciência, não é mesmo? Afinal, pode ser que demore mais do que o tempo previsto e você fica na ansiedade para saber quando irá chegar. Para ajudar nesse quesito, existe o serviço de Rastreamento de Objetos dos Correios.
Entre tantas outras ferramentas, os Correios disponibilizam um sistema que permite ao usuário descobrir onde a sua encomenda está.
A boa notícia é que esse sistema vale para variados tipos de correspondências. Por exemplo:
  • Cartas registradas
  • Encomendas / Cartas por PAC
  • Encomendas / Cartas por Sedex
  • Encomendas nacionais
  • Encomendas internacionais

Vale dizer que para as cartas simples, aquelas que não possuem registro de rastreio (comprovante em papel com o número específico), não há como fazer essa pesquisa.

Então, a partir das cartas registradas você já poderá ter acesso a esse código de rastreio de objetos. Ele será emitido logo após você pagar a taxa para envio na agência dos Correios – o (a) atendente que irá lhe dar em mãos.

Não há dúvidas de que essa é uma facilidade e tanto para quem comprar e vende através dos Correios. Mas como será que esse sistema funciona? Abaixo vamos explicar o que você deve fazer para rastrear suas encomendas utilizando a internet.
Vamos lá?
Rastreamento de objetos dos Correios

Rastreamento de objetos dos Correios

Rastreamento de Objetos dos Correios

Como falamos, o rastreamento de objetos dos Correios é um benefício oferecido pela empresa para os usuários. Tanto aqueles que compram por meio do telefone / da internet quanto quem vende podem fazer a utilização desse código.

Rastreamento de objetos dos correios em compras pela internet

Atualmente as compras em lojas virtuais – também chamadas de e-commerces – se tornaram muito comuns. Há quem prefira fazer uma transação pela internet do que ir até ao estabelecimento.

Muitas vezes pode sair mais barato. Outras, pode ser que haja uma outra variedade de produtos, diferentes das lojas físicas, portanto, é provável que você encontre vantagens ao escolher a compra online.

Dessa forma, assim que você fecha a compra, quando se trata de objetos enviados pelos Correios – de pequeno e médio porte – a loja deve fornecer uma opção para você rastreá-los.

  • A saber, o código de rastreio não é emitido para comprar de móveis, veículos, enfim, objetos grandes.

Veja um exemplo:

Você comprou um DVD na loja virtual Americanas.com. Independente do tipo de pagamento: cartão de crédito, débito, pagseguro, paypal ou boleto bancário, sua compra será confirmada assim que for compensada pela empresa.

Ocorrendo essa confirmação, você normalmente recebe um e-mail avisando sobre isso e também com uma estimativa de quando o DVD comprado chegará no endereço informado em seu cadastro.

Algumas lojas apresentam um sistema próprio para mostrar o caminho que os Correios fará até chegar no endereço. Outras, logo após a confirmação já informam o código de rastreamento de objetos dos Correios.

Vale saber que toda loja que faz a entrega pelos Correios deve fornecer esse código quando solicitado, mesmo que ele não chegue por e-mail / sms.

Sua encomenda está demorando para chegar? Você quer ter certeza do prazo de entrega? Então tenha em mãos o código de rastreamento para incluir no sistema dos Correios.

Como funciona o sistema de rastreamento de objetos dos Correios

Este é o link para acessar o rastreamento de objetos dos Correios.

Nele, você poderá consultar a situação de sua encomenda postada nos Correios pela loja ou por alguma pessoa física.

O sistema dos Correios permite que o usuário pesquise até 50 códigos de rastreio, incluídos no campo indicado separados por ponto e vírgula. Por exemplo:

AT123987452BR; AA987654321BR ; …

Você também pode fazer essa pesquisa utilizando o seu número de CPF ou de CNPJ. No entanto, esse tipo de busca deve ser realizado somente para quem possui o login e senha no idCorreios. Você pode fazer esse cadastro no próprio site dos Correios.

Assim que você colocar todos os dígitos necessários no editor de texto, é só clicar em “buscar”.

Exemplo de rastreamento de objetos dos Correios

Exemplo de rastreamento de objetos dos Correios

Ah! Importante: você também pode verificar se o seu objeto está destinado a uma área com restrição de entrega domiciliar. Isso por que há locais que não permitem a chegada dos Correios, impedindo que o objeto seja entregue.

Outro fator a saber é se a sua encomenda será entregue no endereço ou ficará disponível para retirada em alguma agência próxima dos Correios.

Essa última opção geralmente é válida caso haja dificuldade para entrega no endereço ou a partir de uma combinação prévia com o vendedor.

Clique em buscar – os Correios vão lhe informar a situação da encomenda

Colocou o código de rastreio no editor, então é só clicar em “buscar”. A partir daí, você será direcionado para a descrição da situação do objeto postado.

O sistema dos Correios informa:

  • Data da entrega
  • O horário que foi feita a entrega
  • Cidade / Estado de entrega

Mostrará também se a entrega foi efetuada ou se houve uma tentativa não finalizada. Caso não seja sido possível entregar, o sistema continuará atualizando as informações até que o objeto seja devidamente entregue ou devolvido ao remetente.

Vale lembrar que os Correios fazem três tentativas de entrega no endereço informado. Dessa forma, quando se está esperando alguma encomenda, é sempre bom ter alguma pessoa maior de idade para receber o produto.

Agência dos Correios (Foto: Veja)

Agência dos Correios (Foto: Veja)

Código de rastreamento de objetos internacionais – Compras do exterior

Para compras feitas em sites do exterior, como Ebay, Amazon e AliExpress, por exemplo, os Correios disponibilizam um outro endereço. Vale também para Sedex de outros países provenientes de pessoas físicas.

Clique aqui para você rastrear objetos que vêm do exterior.

Rastreamento no caso de vendas pela internet

Além do código de rastreio de objetos ser necessário para quem compra por e-commerces, é também utilizado por quem vende através da web.

Se você vende por meio do Mercado Livre, OLX, Facebook, Instagram ou por sua própria loja virtual, pode postar a encomenda e obter o código de rastreio.

Essa é uma forma de você comprovar para seu cliente que o objeto foi devidamente postado e deixá-lo ciente de quando a compra dele chegará, se foi entregue, quantas tentativas foram feitas, etc.

Bom, esperamos que você tenha compreendido a importância do código de rastreamento dos Correios e que consiga utilizar o sistema. Até uma próxima!


2 Comentaram on "Rastreamento de Objetos dos Correios"

  1. Edlene Maria da Silva Lourenco | novembro 22, 2018 at 5:11 pm | Responder

    Boa tarde.comprei uma mercadoria e não chegou como faço

    • Valdenise Fernandes | novembro 25, 2018 at 6:35 pm | Responder

      Olá Edlene terá que ir numa agencia dos correios mais próxima e ver onde vc pode retirar, caso sua região seja área de risco!!

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.