Como ser motorista UBER

Você certamente já ouviu falar da UBER. Pode até ser que já tenha feito alguma corrida por meio desse aplicativo. Afinal, trata-se da empresa de mobilidade mais influente e conhecida no Brasil e no mundo. Mas, você sabe como ser motorista UBER?

Se você está a procura de uma renda extra ou está desempregado e, além disso, gosta de dirigir, pode considerar se tornar um condutor parceiro da UBER.

Uber no Brasil

A saber, esta tem sido a saída para muitos motoristas profissionais e até mesmo aqueles que atuavam em outros segmentos. Um dos motivos para isso foi o desemprego, que cresceu exacerbadamente logo após o início da crise financeira que abalou o Brasil, entre 2013 e 2014.

A partir daí, a população passou a buscar meios para empreender e garantir o sustento da família até se estabilizar novamente. Foi quando a UBER chegou no país, em 2016.

Vale dizer que a startup criadora do app já era conhecidíssima, bem como muito utilizada nos Estados Unidos, por exemplo. E ao desembarcar em solo brasileiro, ganhou notoriedade.

Como ser motorista UBER

Uber x Taxis

Quando o Brasil recebeu o app UBER foi um verdadeiro alvoroço. Muita gente adorou a novidade, bem como muitos viram com certa insegurança.

No entanto, a maior polêmica se criou quando o trabalho dos taxistas começou a ser afetado. Como os valores da UBER são mais atrativos, o modelo de chamada é mais moderno e tecnológico, chamou a atenção do público.

Com isso, a UBER se tornou uma grande rede, que passa confiança tanto para os motoristas que querem se cadastrar quanto para os passageiros.

A seguir você poderá então conhecer mais sobre as vantagens, regras e dicas para se tornar um motorista UBER. Acompanhe!

Como ser um motorista UBER?

O modelo de negócio da UBER é extremamente atual. Por isso pode parecer estranho a princípio. Porém, você verá que é bem mais fácil do que ser contratado por uma empresa como CLT.

A saber, a priori você deve se entusiasmar por conta da liberdade que a UBER dá para seus motoristas. Podemos dizer que é possível ser dono de sua própria agenda ao trabalhar para a rede de aplicativos. Ou seja, você poderá escolher o melhor horário para fazer as corridas.

Contudo, é preciso lembrar que, apesar de ser uma boa alternativa de atividade profissional atualmente, ele exige determinados requisitos. Do mesmo modo tem regras quanto aos carros que serão utilizados.

Conheça tudo isso nos próximos tópicos!

Como ser motorista UBER

Requisitos para ser UBER

Como falamos anteriormente, há certas exigências para quem deseja ser motorista UBER. Confira quais são:

  • Não ter antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Não ter processos da Justiça em aberto;
  • Ter um celular smartphone;
  • Ser aprovado em um teste psicológico;
  • Possuir um dos veículos listados no site da Uber;
  • Possuir seguro deste mesmo carro.

Carteira de Habilitação

Bom, para ser um motorista UBER profissional, assim como para dirigir qualquer veículo, até mesmo para passeio, você precisará ter uma Carteira de Habilitação válida no território nacional.

A saber, a sua CNH precisa ser da categoria B ou demais superiores. Isto é, você deve estar com a autorização para dirigir a partir de veículos de passeio.

Além disso, a CNH deve apresentar a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada. A sua não tem? Não se preocupe, isso é possível ser modificado.

Primeiramente você deve acionar o Detran (o posto de sua cidade). Logo após, a instituição vai exigir que você passe por um exame psicotécnico para depois emitirem uma nova CNH com esta observação. Vale lembrar que para fazer essa alteração é cobrada uma taxa, que varia conforme a cidade que você morar.

A partir desta lista, então, você já pode saber se você está possui os primeiros requisitos. Ao fazer seu cadastro, você deve enviar os documentos solicitados através do site oficial. Assim que essa parte estiver ok, você pode começar a prestar atenção nas demais imposições.

Como ser motorista UBER

Como deve ser o carro UBER

Outra exigência que você deve conhecer caso queira ser um motorista UBER é quanto ao veículo que irá utilizar.

Por se tratar de um aplicativo de mobilidade urbana, voltado para a condução de passageiros e prezando pela boa qualidade dos serviços, a UBER delimitou características dos carros que serão credenciados.

Antes de mais nada, você deve saber que há três categorias principais na UBER. Cada uma delas tem suas normas. Confira abaixo!

UBER X

A categoria mais visada e que também é mais utilizada pelos usuários é a UBER X.

Para ser um parceiro da categoria X você precisa ter um carro com as seguintes características:

  • Em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • A partir do ano 2008;
  • Ter ar condicionado;
  • Acomodar o motorista + 4 passageiros;
  • Ter cor branca ou cores escuras;
  • Não ter adesivos ou sinistros.

UBER Black

Esta é considerada a primeira categoria de luxo da Uber. Tem outras regras para o motorista seguir, sobretudo com o carro que será utilizado.

Quer ser um parceiro Uber Black? Então conheça os requisitos de seu carro:

  • Ter ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • A priori, a partir do ano 2012
  • Acomodar o motorista e 4 ou + passageiros;
  • Ter bancos de couro;
  • Ser um veículo SEDAN ou SUV;
  • Ser da cor preta.

UBER Select

Esta é uma categoria mais recente, que está inserida entre a Uber X e a Uber Black. De acordo com a própria empresa, ela oferece uma variedade de carros mais confortáveis e novos do que o X, por exemplo. Porém, com menos exigências que o Black.

Neste link você pode conhecer a lista de veículos aceitos. A saber, varia conforme a cidade.

  • Além disso, é preciso contratar um seguro que estejam de acidentes pessoais dentro dos termos da Uber.

Como ser motorista UBER

Recaptulando… Comece a dirigir agora

Segundo o site oficial da Uber, há um passo a passo bem simples para você seguir se quiser ser um motorista UBER.

1 – Cadastre-se e envie sua CNH

A Uber precisa, a princípio, de uma foto de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com aquela observação que falamos “Exerce atividade remunerada – EAR”.

A saber, não é aceito a Permissão Para Dirigir (PPD), aquela carteira de habilitação provisória. Somente a CNH permanente.

2 – Verificação de segurança

A UBER utiliza as informações da sua CNH para verificar sua elegibilidade para ser um motorista da plataforma.

Nessa etapa você não precisa fazer nada, em poucos dias você é avisado sobre qual é o status da sua verificação de segurança.

3 – Envie o CRLV e baixe o aplicativo

Quando você for aprovado, deve enviar uma foto de seu CRLV e ficar online no aplicativo da UBER (baixe em seu smartphone).

É bacana dizer que, caso não tenha um veículo próprio, a Uber lhe dá a chance de trabalhar com um carro alugado. Você pode alugar com desconto em uma das locadoras parceiras. Conheça aqui sobre os veículos alugados.

4 – Documentação especifica da cidade de São Paulo

Os motoristas da cidade de São Paulo devem ter um CONDUAPP. Para isso, você pode optar por enviar seu CONDUAPP ou CONDUTAX já existentes. Ou então mandar seu certificado de conclusão de um curso aprovado pela prefeitura de SP do CONDUAPP. Ou ainda realizar o curso gratuito oferecido pela Uber.

Entenda mais sobre o CONDUAPP e a documentação exigida.


O passo a passo não é tão difícil assim, não é mesmo? Agora então siga as instruções que demos neste post e faça o seu cadastro agora.

Continue acompanhando nossos artigos, até uma próxima!


Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Como ser motorista UBER"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.