Tabela INSS 2019 – Calendário de Pagamentos

É aposentado ou pensionista? Então com certeza você vai gostar de conhecer a tabela INSS 2019 e o calendário de pagamentos do benefícios.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia federal responsável por arrecadar a contribuição da população brasileira para a Previdência Social.

Sendo assim, aqueles que trabalham ativamente colaboram mensalmente com um valor determinado, ou por meio do regime CLT, a partir do registro em carteira, ou como autônomo, a partir dos carnês.

Essa contribuição dada todos os meses será armazenada e administrada pelo INSS. É esse órgão que você vai procurar quando quiser se aposentar por idade ou por tempo de serviço. Além disso, é o mesmo que vai ajudar em caso de auxílio-doença, aposentadoria por acidente de trabalho ou pensão por morte, por exemplo.
Previdência Social - Tabela de pagamentos

Previdência Social

  1. Confira abaixo todos os benefícios da Previdência Social:
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria especial
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão por morte
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
  • Salário-maternidade
  • Salário-família

Como se inscrever no INSS?

A saber, todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência Social.

Já quem trabalha por conta própria, ou seja, é autônomo, precisa se inscrever no órgão e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários por meio de carnês físicos. Você os preenche todos os meses, colocando o valor da contribuição, e paga em bancos ou nas Casas Lotéricas.

São segurados da Previdência Social:

  • empregados,
  • empregados domésticos
  • trabalhadores avulsos
  • contribuintes individuais
  • trabalhadores rurais

Vale lembrar que até mesmo quem não tem renda própria, como as donas de casa e os estudantes, também pode ser inscrito na Previdência Social. Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos. O trabalhador que se filia à Previdência Social é chamado de segurado.

Acesse a ficha de inscrição para conhecer todas as informações e os documentos necessários, bem como para efetivar seu pré-cadastro.

Previdência Social - Como se inscrever? Saiba aqui

Previdência Social – Como se inscrever? Saiba aqui

Já recebe pagamento pelo INSS?

Caso você já tenha entrado com a solicitação de aposentadoria / pensão e já receba o benefício (ou começará a receber nos próximos meses), deve ficar atento às datas referentes aos pagamentos.


Isso por que o órgão faz uma divisão entre os beneficiários a partir no número de contrato. O final de cada cadastro define a data de recebimento mensal do valor, que pode ser retirado nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Para ajudar os aposentados e pensionistas a saber quais são as datas corretas, foi lançada a Tabela INSS 2019, assim como ocorre todos os anos.

A partir dela, é possível haver uma organização maior tanto do beneficiário quanto da instituição. É uma maneira também de não ocorrer um abastamento de pessoas nas agências bancárias. Com a tabela, cada grupo vai retirar o dinheiro em um dia específico do mês.

Tabela INSS 2019

Tabela INSS 2019 – Calendário de Pagamentos

A Tabela INSS 2019 com o calendário de pagamentos, como falamos anteriormente, é ideal para aposentados e pensionistas que já recebem o benefício, mas não sabem ao certo as datas para ir na instituição bancária retirá-lo.

A saber, essa tabela muda todos os anos, afinal, a data para recebimento deve cair em dias úteis. Portanto, o beneficiário precisa ficara tento às mudanças que costumam ocorrer nos últimos meses do ano, já mostrando a nova tabela para o próximo ano vigente.

No caso da Tabela INSS 2019, informamos que ainda não há uma atualização oficial do próprio Instituto Nacional do Seguro Social.

Também não há uma previsão para que o órgão gere uma nova tabela, com as o calendário de pagamentos para cada mês do ano de 2019. Provavelmente, será divulgada no site oficial da instituição entre o fim de novembro e o início de janeiro.

Tabela INSS 2019

Como consultar a Tabela INSS 2019?

Para saber o dia correto do pagamento do benefício no INSS, seja pensão ou aposentadora, primeiramente deve-se saber o número do seu benefício. Ele é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O número utilizado para identificar a data na Tabela é o penúltimo, isto é, aquele que se encontra em vermelho.

Além disso, o beneficiário deve saber se recebe menos ou mais do que um salário mínimo, pois as datas são diferentes nesse caso.

Calendário para idosos, feriados e prazos

  • Os idosos com 65 anos de idade ou mais e as Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o calendário de pagamentos disposta na Tabela.
  • Em caso de feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício será realizado no dia útil seguinte.
  • O prazo para saque dos benefícios é de aproximadamente 60 dias ao da disponibilização do valor na conta. Caso o saque não seja feito dentro desta data, os valores serão devolvidos ao INSS.

Tabela INSS 2019 calendário de pagamentos

Importante – Reforma da Previdência

Um dos motivos para que a Tabela INSS 2019 não tenha sido divulgada no site oficial ainda é a dúvida se ocorrerá ou não a Reforma da Previdência Social. Essa questão tem sido levantada principalmente após as eleições, nas quais Jair Bolsonaro foi eleito o novo presidente do país.

Um dos maiores desafios do próximo presidente será a manutenção de um sistema previdenciário sustentável. Isso porque há um rombo que se aproxima dos 150 bilhões de reais para os cofres públicos.

Sendo assim, o novo presidente, juntamente com o corpo legislativo eleito, deverá estabelecer novos rumos para o benefício social.

Deve mudar, por exemplo, a idade mínima para contribuição de homens e mulheres, bem como o valor dos benefícios pagos a funcionários públicos, que são muito mais altos que os de trabalhados de empresas privadas ou autônomos.

Tabela INSS 2019

Envelhecimento – Segundo a proposta do governo, a Reforma da Previdência deve ser implementada com urgência a fim de garantir a estabilidade das próximas gerações. O perfil da sociedade brasileira está mudando rapidamente. Isto é, as pessoas vivendo mais e tendo menos filhos. Sendo assim, é necessário reavaliar o método de pagamento de pensões e aposentadorias para que todas as pessoas possam ser beneficiadas futuramente.

No site oficial do INSS você pode conhecer, de fato, o que muda com a reforma da Previdência.

Para ter como base: Tabela INSS do ano de 2018

Como se sabe, ainda não há a Tabela INSS 2019 atualizada. Porém, o portal da autarquia federal disponibiliza os dados oficiais do ano de 2018. Eles podem ser utilizados por você para ter uma ideia de como é feita essa divisão.

Como você pode ver abaixo, a tabela delimita as datas a partir do final de número de contrato da Previdência Social, como mostramos no tópico “como consultar”.


Tirou todas as suas dúvidas sobre a Tabela INSS 2019? Esperamos que sim! Qualquer dúvida que tiver, acesse o site oficial do INSS.

Se quiser, deixe um comentário abaixo que tentaremos lhe ajudar.

Até uma próxima!

Diga o que achou? Você será o primeiro! on "Tabela INSS 2019 – Calendário de Pagamentos"

Diga o que achou!

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.