Inspirado no Programa Poupatempo, chegou o Descomplica SP, um portal da Prefeitura de São Paulo que oferece mais de 300 serviços municipais num só lugar.
Através dele, é possível emitir sua nova Carteira de Trabalho (CTPS), solicitar seu bilhete único ou até mesmo dar entrada no requerimento do Seguro Desemprego.
O portal online permite agendamentos e, ainda, oferta mais de 400 serviços pelo SP156, que também disponibiliza um aplicativo prático para o acesso.
É, literalmente, a prefeitura na palma das suas mãos. No entanto, o programa também disponibiliza polos presenciais para retirada de dúvidas, serviços especializados ou até mesmo apenas para os mais receosos em utilizar a rede para resolver seus problemas.
Atualmente, o programa conta com 7 polos presenciais distribuídos entre Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santa/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.
Porém, em razão da pandemia, o plano é que as unidades permaneçam fechadas até a finalização do decreto em 15 de junho de 2020.
Ainda assim, apesar de terem emitido nota oficial, estuda-se reabertura com novos protocolos contra a covid-19.
Segunda-feira (08/06), a Prefeitura de São Paulo reabriu as unidades do Campo Limpo, Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus do Descomplica SP.
No entanto, os serviços aos polos presenciais permanecem limitados.
Na unidade do Campo Limpo serão prestados serviços de órgãos e secretarias parceiras como cadastro único, seguro-desemprego e bilhete único, entre outros.
Já as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estarão abertas exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
Mas, por via de regra: quem quiser usufruir dos serviços nos polos presenciais deverá agendar, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade dos serviços prestados.
O que é o Descomplica SP?
O Descomplica SP nada mais é do que uma versão um pouco parecida com o Poupatempo.
O programa dispõe de polos presenciais e serviços online para se manter funcionando e, independente da escolha do tipo, são ofertados mais de 300 serviços em cada modalidade.
A ideia inicial é descentralizar os serviços da Prefeitura de São Paulo e tornar mais flexível o acesso à informação e resolução de problemas na Central.
Prova disso é o grande diferencial que traz os polos presenciais do Descomplica SP.
Durante o atendimento, o requerente senta-se ao lado do atendente e acompanha todo o processo feito no sistema.
Diferente do convencional, onde uma tela de computador fica entre os dois, a proposta aumenta o nível de confiança e também visa tirar dúvidas e conferir o que realmente está sendo feito.
O projeto-piloto foi lançado inicialmente em 2018, na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste.
Com aproximadamente 99% de aprovação do público, o projeto se expandiu e, hoje, já faz mais de 500 mil atendimentos na Capital com a mesma qualidade.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente.
Mas, infelizmente, o projeto ainda não é tão conhecido e suas facilidades precisam ser divulgadas o quanto antes a fim de não tumultuar a Prefeitura e trazer satisfação para os requerentes.
O Descomplica SP funciona da mesma forma que o Poupatempo?
Sim. Na verdade, o programa é sua versão Municipal. Isto é: oferta bem mais serviços e se integra melhor.
Ele oferece serviços de 12 secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população.
Ainda, ele dá acesso monitorado ou livre de computadores e oferta espaços para estudar, trabalhar ou se capacitar em polos presenciais.
Trata-se de um avanço do que se conhece por PoupaTempo e, de acordo com a Prefeitura, o projeto vai expandir ainda mais.
A quais tipos de serviço eu posso ter acesso?
Apesar de divulgar amplamente que são mais de 300 serviços, não seria tão justo evitar menciona-los, não é mesmo?
O foco do programa está nos serviços mais procurados pela população.
Sendo assim, é possível ter acesso – tanto pelo portal quanto pelos polos presenciais – a:
- Cadastro e Atualização do Banco de Dados do Cidadão;
- CadÚnico (Cadastro e atualização);
- Informações sobre o Bolsa Família e Renda Mínima (apenas consulta da situação do benefício, já que o cadastro é pelo CRAS);
- Carteira do Idoso;
- Denúncias, Elogios, Sugestões e Reclamações para a Controladoria Geral do Município;
- Serviços de Informação ao Cidadão ou Cidadã (SIC);
- Acionar o Conselho Tutelar;
- Atendimento Especializado para a Defesa dos seus Direitos;
- Apoio para buscar por desaparecidos;
- Bolsa Trabalho (inscrição em apoio e qualificação profissional);
- Denúncias Diversas (abuso infantil, racismo, violência contra a mulher, etc.);
- IPTU (2a via, consulta, alteração de cadastro e etc.);
- SenhaWeb para PF e PJ;
- Dívida ativa (consulta, emissão de guia, 2a via e etc.);
- Multas;
- Bilhete Único;
- Cartão de Estacionamento (do idoso, da gestante e da pessoa com deficiência);
- Achados e Perdidos (Táxi/Aplicativos);
- Sugestão de implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas;
- Cadastro de estabelecimentos para vistoria da Vigilância Sanitária;
- Alistamento no Serviço Militar;
- Certificados Diversos (reservista, isenção do serviço militar, notoriamente incapaz, etc.);
- Agendamento para atendimentos no Poupatempo (órgão parceiro);
- Solicitação do RG;
- Solicitação da CNH;
- Emissão de Atestado de antecedentes;
- Elaboração de currículo;
- Requerimento e Habilitação do Seguro Desemprego;
- Cancelamento do MEI;
- Emissão de documentos trabalhistas;
- Formalização e inscrição;
- Alteração dos dados cadastrais e etc.
Como faço pra ter acesso?
Felizmente, o Descomplica SP também não permite que protocolos burocráticos atrapalhem no serviço.
Ou seja, basta criar um cadastro ligado ao seu CPF e fazer todas as solicitações normalmente.
Para os polos presenciais, será necessário fazer um agendamento diretamente no site.
Já para os serviços online, o cadastro basta e ele pode ser feito diretamente no Portal SP156 ou pelo Botão “Cadastre-se” na página do Agendamento.
Mas, fique atento. Faça as solicitações primeiro pelo site do Descomplica SP para depois ser redirecionado para o Portal SP156.
Isso deve ser feito porque há uma parceria entre os dois portais, mas, se buscar solicitações individuais por lá, pode não achar o que precisa.
Por isso, dê preferência ao uso do portal Descomplica SP.
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