Estresse na Quarentena – Descubra os Sintomas

A quarentena por conta do novo coronavírus pegou todos de surpresa. Além disso, trouxe inúmeros problemas, como o aumento do estresse.

Afinal, ficar em casa por tanto tempo nunca foi tão desolador para as pessoas. Lá fora existe um vírus circulando, as escolas foram fechadas, o desemprego aumentou, entre outros fatores sociais.

Ademais, podemos citar o fato das famílias não estarem acostumadas a passar tanto tempo junto assim.

Desse modo, tudo ocasionou em um turbilhão de emoções de uma hora para outra.

Atrelar trabalho em casa, cuidados com o lar e filhos, convivência com familiares e todos os quesitos que citamos anteriormente, deixou todo mundo com mais estresse.

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Foto Freepik

Claro que ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos e adotar algum tipo de lazer é essencial para evitar o estresse. Mas em tempos de pandemia, tudo preciso se adaptar.

Selecionamos algumas sugestões simples de como acabar com o estresse durante a quarentena.

Dicas de como acabar com o estresse na quarentena

O estresse pode ter diversas causas. Nem sempre é algo que surge do nada. Ou seja, pode ter relação com algo que vem acontecendo recorrentemente.

Por exemplo cargas de trabalho muito pesadas e longas. Anos sem férias. Ou então acúmulo de tarefas. Problemas familiares também pode ajudar.

De modo geral, quando juntam inúmeros fatores o estresse costuma aparecer com mais intensidade.

Veja as dicas que selecionamos para você se cuidar melhor!

Faça alongamento

Pessoas estressadas acumulam muita tensão nos ombros (às vezes pode ser confundido com problemas de coluna). Dá aquela sensação de peso nos ombros que massagem alguma resolve.

A dica é fazer alongamentos em diversos períodos do dia. Faça pausas no trabalho para esticar os braços, relaxar os ombros, fazer movimentos leves para um lado e para o outro.

Menos estresse com meditação

Meditar é um excelente exercício para quem enfrenta o estresse na quarentena. De acordo com os especialistas, essa prática ajuda muito a acalmar e pode ser realizada por pessoas de todas as idades.

O ideal é fazer a meditação assim que começa o dia. Desse modo você se prepara para o que está por vir.

Porém, não há restrições e você pode fazer quando tiver um tempinho livre. Lembre-se somente de respirar fundo

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios ao menos três vezes por semana por trinta minutos é muito bom para o coração, pois aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, traz benefícios para a mente, garantindo que você libere as tensões do dia a dia.

Caso você esteja fazendo quarentena, ir à academia pode não ser uma opção. Então aproveite o que tem disponível casa, como garrafas d’água cheias.

Há inúmeros exercícios aeróbicos também que são feitos com o peso do próprio corpo.

Beba água para eliminar estresse

Quase ninguém sabe, mas a água é um santo remédio.

Quando estiver se sentindo no auge do estresse nesta quarentena, beba água. Ajuda você a focar a mente em outra coisa.

Mas durante o dia todo, de acordo com especialistas, o ideal é que cada pessoa beba pelo menos dois litros de água.

estresse na quarentena
Foto: Freepik

Passe tempo com quem ama

Essa, talvez, seja a dica mais importante para as pessoas que sofrem de estresse na quarentena.

Com uma rotina tão atribulada e tantos medos, há que se focar na qualidade do tempo com pessoas queridas.

Ou seja, esteja sempre com os seus filhos, seu companheiro ou sua companheira, em momentos leves.

Muitas vezes, em casa, as pessoas esquecem que há possibilidade de criar dinâmicas em família. Isto é, não precisa sair para passear para ter ideias criativas.

Faça algo que goste

Lembre-se que a vida não é só trabalho, estudo e obrigações. Para não sofrer com o estresse na quarentena, procure incluir em seu cronograma diário alguma atividade que lhe dê prazer.

Pode ser, por exemplo, assistir um filme, uma série ou novela. Pode ser fazer crochê, jogar um jogo ou então simplesmente ouvir música.

Há diversas atividades que podem ocorrer dentro de casa e que ajudam a deixar o coração mais calmo e a mente mais leve.

Essas foram as dicas de como acabar com o estresse, esperamos que ajudem a melhorar a sua rotina durante a quarentena.

Tente passar essas ideias para seus familiares, pois é importante que todos de casa estejam em sintonia nesse momento tão difícil!

Leia também – Transtorno de Ansiedade – Como Identificar e Buscar Ajuda.

2 Comentaram on "Estresse na Quarentena – Descubra os Sintomas"

  1. Legal, gostei muito… Estou passando pelo um longo período de estresse, comecei a fazer yoga e ate La me estresei.
    Sinto-me muito chata vou guarda bem estas dicas para ver se eu melhoro.
    Peguei ate uma gastrite nervosa por causa do estresse

  2. Ameeii essas dicas ….
    Até livro de dicas pra relaxar comprei …Porque estudo o dia inteiro ainda tenho ensaios pro desfile de 7 de setemboro é muitas coisas…E eu me estresso muito rapido !!Com tudo e com todos !!!

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